sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Coronavírus: Boletim desta sexta (13/11): Com mais 830 casos e 11 mortes, Pernambuco totaliza 8.805 óbitos pela Covid-19

Assis Ramalho
Com a confirmação de mais 830 casos e de 11 óbitos de pessoas com o novo coronavírus nesta sexta-feira (13), Pernambuco passou a ter 169.710 diagnosticados e 8.805 mortes pela Covid-19. Também foram contabilizadas, até esta sexta, 151.016 pessoas que se curaram da doença. O registro de casos começou a ser feito em 12 de março.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 28 dos 830 casos confirmados nesta sexta (13) foram de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outros 802 pacientes tiveram quadro clínico classificado como leve. Dessa forma, o estado passou a ter 27.491 casos graves e 142.219 casos leves da doença.

Os 11 óbitos, segundo a SES, ocorreram entre os dias 29 de abril e a quarta (11). Outros dados epidemiológicos devem ser divulgados ainda nesta sexta pelo governo do estado.

Via Blog de Assis Ramalho/Por G1 PE

Pernambuco reativa 77 leitos dedicados a casos da Covid-19 no Estado

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (12), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou a reabertura de 77 leitos dedicados aos casos da Covid-19 com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). O gestor salientou que ainda não se pode falar de segunda onda no Estado, visto que os patamares de casos e mortes pela Covid-19 ainda estão em uma flutuação considerada comum. Houve um aumento de demanda por leitos, mas, de acordo com o secretário, o início de novembro registra dados menores que o início de outubro, mês que registrou os menores níveis da doença após abril em Pernambuco. 

Os leitos reativados já estão disponíveis no Hospital Maria Vitória, no Bairro de Areias e no Hospital Evangelico, no bairro da Torre. São 40 leitos de UTI e 37 de enfermaria, no total. Com essas novas vagas, o estado passa a ter 1.690 leitos Srag, sendo 822 de UTI e 868 de enfermaria. 

De acordo com Longo, novos 30 leitos dedicados a casos da Covid-19 serão reativados nos próximos dias. Das 30 vagas, serão 20 de UTI e 10 de enfermaria, no Hospital de Referência à Covid-19 – Boa Viagem (antigo Alfa)
A necessidade de mais leitos foi registrada tanto na rede particular quanto na rede pública de Pernambuco. "Nas últimas semanas, tivemos uma mobilização na nossa Central de Regulação de Leitos e um movimento para cima na taxa de ocupação, que no caso de leitos de terapia intensiva alcançou a taxa de 80%, em especial aqui na Região Metropolitana do Recife, também uma maior pressão nos leitos de enfermaria", informou o gestor.

Saúde: Dia Mundial do Diabetes: como a reeducação alimentar ajuda na prevenção

© iStock

O dia 14 deste mês foi instituído como o dia mundial para conscientizar a população sobre o Diabetes – que já atinge 13 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. A reeducação alimentar é uma forte aliada na prevenção e no tratamento da doença, independentemente do tipo de diabetes – tipo 1, tipo 2 ou gestacional. Por isso, o WW Vigilantes do Peso separou algumas dicas de como implementar novas rotinas alimentares.

"Parece óbvio, mas para os diabéticos, existem cuidados que vão além do corte no consumo de açúcar. A rotina saudável implica em uma mudança de mentalidade e reconhece que novos hábitos alimentares trarão benefícios a curto, médio e longo prazo", explica o Nutricionista do WW Vigilantes do Peso, Matheus Motta.

Como iniciar a reeducação alimentar

Para começar o processo, é importante criar um planejamento e manter o controle sobre o que se consome e quando, para não ficar sem comer por longos períodos. O planejamento requer a distribuição das refeições ao longo do dia, incluindo alimentos ricos em fibra, que ajudam na sensação de saciedade.

No caso dos diabéticos, o ideal é priorizar alimentos que ajudam no controle do peso e, consequentemente, nos efeitos da doença. Frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e laticínios desnatados são alguns exemplos. É importante também dar preferência a alimentos assados, grelhados ou cozidos ao invés de frituras.

O que evitar

É bom evitar alimentos ultraprocessados, já que a maioria conta com quantidades muito grandes de sódio, açúcares, gorduras realçadores de sabor, corantes e conservantes – todos nocivos à saúde. Esse tipo de alimento é pobre em nutrientes e possui grande potencial inflamatório, ou seja, são a porta de entrada para doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e cardiopatias.

Tenha cuidado redobrado

Para garantir o equilíbrio na alimentação é importante desenvolver o hábito de checar o rótulos dos alimentos. Em alguns casos, alerta o Nutricionista, marcas utilizam termos e alegações de propriedades funcionais que confundem o consumidor. “Em alguns produtos utilizam-se ingredientes que são, basicamente, ‘açúcar disfarçado’, como sacarose, maltodextrina, frutose, dextrose, xarope de milho, entre outros. Por isso, procure produtos com uma lista de ingredientes menor e que você consiga identificar o que são”, recomenda.

Amanhecer com Poesias; com o Poeta Tony Xavier

Foi numa casinha assim
Que comecei minha vida
Sem conforto, sem beleza
Uma porta de saída,
Não tive tudo que eu quis,
Mas eu sempre fui feliz,
Chorei naquela partida!

Era tudo diferente
Mas tinha felicidade
Lá não havia conforto
Era longe da cidade
Se alguém ficava aflito,
A internet era um grito,
Era assim a realidade

Agradeço ao meu  pai;
Que muito me ensinou 
Lembro minha mãe querida
Que muito me educou
Era assim a realidade,
A maior simplicidade,
Mas comigo isso ficou

Hoje em tempos diferentes
Tive que me adaptar
Mas tenho sempre o cuidado
De a todos respeitar.
Foi essa a grande lição,
Ser feliz na educação,
Que os meus Pais puderam dar

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Poeta Tony Xavier

Uma excelente sexta-feira pra todos, com as bênçãos de Deus. Bom dia