quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Coronavírus: Pernambuco prorroga por mais 30 dias proibição de som em praias, bares e restaurantes

Praia de Boa Viagem, no Recife - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Pernambuco prorrogou até 15 de março a proibição do uso de som, ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, boates e demais locais que possam provocar aglomeração de pessoas. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Estado.

A medida começou a ser adotada em 15 de janeiro, quando o governo anunciou a decisão baseada no aumento do número de casos graves da Covid-19 em Pernambuco. De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Estado contabiliza 274.809 casos confirmados da doença e 10.577 mortes.

A princípio, a proibição, seria de 30 dias e válida até 15 de fevereiro e foi prorrogada por mais 30 com a publicação desta quinta-feira.

"O funcionamento e atendimento ao público em restaurantes, lanchonetes, bares e similares, localizados no Estado de Pernambuco, devem observar o disposto neste Decreto e as determinações constantes em Portarias da Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Econômico", diz trecho do decreto estadual nº 50.258

Covid-19: Mulheres que pretendem engravidar devem tomar a vacina?

© iStock
De acordo com a publicação Harvard Health Publishing, da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, caso pretenda engravidar em breve deverá tomar a vacina da Covid-19 o mais rapidamente possível, de modo a garantir que você, a sua gravidez e bebé estão protegidos do novo coronavírus.

Os especialistas creem igualmente que a vacina não afeta a atual e futura fertilidade da mulher.

Entretanto, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) e a Sociedade de Medicina Materno-Fetal concordam que as novas vacinas demRNAcontra aCovid-19 devem ser oferecidas a grávidas e lactantes elegíveis para vacinação.

Magnata fundador da revista 'Hustler' Larry Flynt morreu aos 78 anos

© Lusa
O magnata da pornografia e fundador da revista 'Hustler' Larry Flynt, também autoproclamado defensor da liberdade de expressão, morreu na quarta-feira aos 78 anos, em Los Angeles, depois de uma parada cardíaca.

A informação foi divulgada por vários órgãos de comunicação social norte-americanos, incluindo o The Washington Post, que cita o irmão Jimmy Flynt como fonte da informação. Larry Flynt morreu devido a uma parada cardíaca.

Flynt, que estava numa cadeira de rodas - banhada a ouro - desde uma tentativa de homicídio em 1978, e sempre foi uma figura controversa. Precisamente em 2013, na altura em que o Joseph Paul Franklin, que baleou o milionário na coluna, ia ser executado, no Missouri, o magnata apelou para que não tal não acontecesse.

"Tenho todos os motivos para ficar feliz com isto, mas não estou", disse, em outubro desse ano, ao The Hollywood Reporter, um mês antes da execução de Franklin.

Vacinados contra covid devem manter cuidados e podem contaminar outros, diz OMS

© Getty Images
Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira que, no atual contexto de grande circulação da covid-19 em muitos países, mesmo os vacinados contra o vírus devem manter os cuidados recomendados, como uso de máscaras e distanciamento social. Diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Biológicos da OMS, Kate O'Brien, lembrou que nenhuma das vacinas disponíveis é 100% eficaz.

Além disso, ela comentou durante entrevista coletiva virtual que os vacinados podem desenvolver apenas casos leves da doença, mas ainda assim contaminar outras pessoas. "Não sabemos o quanto as vacinas protegem da infecção contra a covid-19", apontou.

O'Brien advertiu que, quanto mais o vírus circular, maior o risco de surgirem cepas resistentes a alguma vacina. Já a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan recomendou que os profissionais de saúde sejam vacinados "na primeira oportunidade", sem ficar esperando opções mais eficazes adiante.

Banco do Brasil reafirma reestruturação e diz que 88 agências não funcionaram devido a greve

© Pilar Olivares/Reuters
Em meio à greve de 24 horas convocada por seus funcionários para esta quarta-feira, 10, o Banco do Brasil afirmou em nota que "as medidas de reorganização preparam a empresa para um ambiente de maior competitividade no setor financeiro". Em janeiro, a instituição havia anunciado os planos de encerrar as atividades de 112 agências no primeiro semestre e o corte de 5 mil colaboradores por meio de programas de demissão voluntária.

"Os sindicatos foram prontamente informados sobre as mudanças e o Banco do Brasil apresentou às entidades sindicais todas as razões e as medidas adotadas relativas à reorganização institucional", diz nota da instituição. O banco afirmou que 88 das mais de 5 mil agências não funcionaram hoje.

Blog Petrolândia em Foco e grupo Barreirense de Coração, parabenizam o barreirense Tom Calleb, pela a passagem do seu aniversário. Parabéns!

 Aniversariante do dia!
Tom Calleb aniversariante

Hoje o dia especial será para o jovem cantor e barreirense Tom Calleb, que festeja mais um aniversário e recebe felicitações e homenagens pela a passagem desta data comemorativa ao seu aniversário.
Parabéns Tom, que Deus abençoe e ilumine todos os seus caminhos, lhe presenteando com muita saúde, paz e sucesso em sua vida, Parabéns e feliz aniversário. Abraços!

Blog Petrolândia em Foco
Equipe de Liderança do grupo Barreirense de Coração
Foto: Lucinéa

Petrolândia-PE: Na sombra do cajueiro

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!

Na sombra do cajueiro
Me sentei pra descansar
Fiquei ali tão feliz
Mas tinha que me afastar
Um lugar aconchegante,
Onde chega a todo instante,
Pessoas pra passear.

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier