sexta-feira, 26 de março de 2021

Política: Lula acusa Bolsonaro por "maior genocídio" da história do Brasil

© Lusa
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva defende que o atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro, deve "pedir desculpa" pela sua gestão da pandemia de covid-19, que classificou como "o maior genocídio" da história brasileira.

"Na terça-feira, 3.158 pessoas morreram de covid-19 no Brasil, o maior genocídio da nossa história. A nossa atenção não deve incidir sobre as eleições do próximo ano, mas sobre o combate ao vírus e a vacinação da população. Temos de salvar o Brasil da covid-19", disse Lula numa entrevista ao semanário alemão Der Spiegel.

O Brasil registrou quinta-feira pela primeira vez mais de 100.000 novos casos de covid-19 em 24 horas, numa altura em que o país soma já mais de 300.000 mortes devido à pandemia.

PF põe Operação Camarote contra vacinação ilegal de empresários em Minas

© Shutterstock
Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, 26, a Operação Camarote para apurar a suposta administração irregular de vacinas contra a covid-19 que teria ocorrido na garagem da Viação Saritur, empresa de transporte localizada em Belo Horizonte. Agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão na capital mineira. As ordens foram expedidas pela 35ª Vara Federal Criminal de BH.

A PF suspeita de importação irregular de vacinas contra a covid-19 e sua receptação. A corporação mira nos supostos crimes de: contrabando, caso a importação seja anterior à lei que autorizou a importação de vacinas por empresas, com obrigação de doação das doses ao SUS; descaminho, caso a lei citada já estivesse em vigor; ou "falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais", caso a suposta importação tenha acontecido antes do registro da vacina na Anvisa. Já sobre aqueles que teriam recebido a vacina recai a suspeita de crime de receptação.

Seis vídeos obtidos pela reportagem do Estadão mostram pessoas sendo vacinadas na noite de terça-feira, 23. As imagens foram gravadas por vizinhos do local, que denunciaram um esquema clandestino de imunização contra a covid-19 pela viação Saritur.

Quatro cemitérios de São Paulo passam a realizar sepultamentos até as 22h

© Getty Images
Quatro cemitérios públicos da cidade de São Paulo passaram a realizar sepultamentos até as 22 horas a partir da noite desta quinta-feira, 25. A decisão da Prefeitura visa a "otimizar o serviço de sepultamento diário, a fim de amenizar o sofrimento dos familiares e garantir dignidade no momento do sepultamento", explicou a gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB).

Os sepultamentos noturnos são realizados nas unidades da Vila Formosa, na zona leste, São Luiz, na zona sul, Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, e São Pedro, zona leste. Outros 18 cemitérios públicos seguem realizando sepultamento até as 18 horas.

A Prefeitura de São Paulo disse ter contratado 50 novos sepultadores, que iniciarão o trabalho de auxílio nas unidades em que o tempo de sepultamento será estendido. O Estado de São Paulo passa pelo seu pior momento na crise da covid-19 e tem média de 475 óbitos em decorrência da doença por dia. Na cidade de São Paulo, a média está em 150 vítimas diárias.
Tel. 87 9 9604 2071
Até o dia 15 de março, o número de enterros estava na casa dos 200. A partir do dia 16, superou os 300, atingindo o maior número diário no dia 21. No sábado passado, o recorde de enterros desde o início da pandemia já tinha sido alcançado, com 372 enterros.

Aniversariante do dia: a barreirense Patrícia Jaques, recebe felicitações e homenagens pela a passagem do seu aniversário

Aniversariante do dia!
Patrícia Jaques

Hoje o dia é dedicado somente para ela, que nesta data está comemorando mais um ano de vida e a comunidade Barreirense e petrolandense enviam suas felicitações pra esta pessoa super carismática e especial.

Parabéns Patrícia, que Deus abençoe e lhe proteja grandemente neste e em todos os dias de sua vida, com muita paz, saúde, felicidades e vida longa. São as felicitações e homenagens da equipe de liderança do grupo Barreirenses de Coração e blog Petrolândia em Foco. Feliz aniversário!!! 

Blog Petrolândia em Foco 
Equipe de Liderança  
Foto: Lucinea

Ex-assessores de Bolsonaro sacaram 90% de salários pagos por Flávio e Carlos

© Rafael Carvalho/Governo de Transição/Divulgação
Seis ex-assessores do presidente Jair Bolsonaro quando ele era deputado federal sacaram 90% do dinheiro que receberam quando estavam nos gabinetes dos filhos dele. O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos) são investigados pelo Ministério Público do Rio. O primeiro, com outras dezesseis pessoas, já foi até denunciado à Justiça do Rio por peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e apropriação indébita.

A informação sobre os saques foi publicada nesta quinta-feira, 15, pelo portal UOL a partir de dados da quebra de sigilo bancário e fiscal autorizada na investigação contra Flávio. Como a família sempre teve o hábito de trocar funcionários entre si, a medida cautelar gerou informações sobre os gabinetes de Carlos e Jair.

Saudade dos velhos amigos: Poeta Tony Xavier

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!
Poeta Tony Xavier

Desci as margens do lago
Pra matar minha saudade
Das conversas dos amigos
Da nossa velha amizade
Mas não vi nossa ruinha,
Muito menos a feirinha,
Ali chorei de saudades.

Fiquei ali pensativo
Não encontrei solução
Com saudade do meu povo
Só eu e a solidão,
Voltei pra casa ferido,
Com o coração partido,
Foi grande a decepção!

Blog Petrolândia em Foco
Foto: Tony Xavier