domingo, 15 de abril de 2018

'Veado não pode fazer urologia', diz professor a aluno de Medicina

© Divulgação

Gustavo Henrique Amorim, de 25 anos, estudante do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), denunciou práticas de homofobia vividas em sala de aula. Segundo o relato compartilhado nas redes sociais, ao longo do curso ele teria sido tratado de forma preconceituosa até por parte dos professores: "seja menos afeminado" ou "veado não pode fazer urologia" foram frases ouvidas pelo estudante ao longo do curso.

"Foi durante uma aula que o professor falou que 'viado' não poder ser urologista. Todo mundo sabe que eu sou gay e, a partir do momento que ele fala isso, ele tira o meu profissionalismo. É muito humilhante" , disse o estudante, em declaração reproduzida pelo jornal Extra. O desabafo chegou a ser compartilhado mais de 9 mil vezes até a manhã deste sábado (15).

A repercussão provocou medidas do diretor da faculdade de Medicina da UFRJ. Roberto Medronho encaminhou o texto de Gustavo Amorim aos funcionários, professores e estudantes do curso, acompanhado por uma nota de repúdio às manifestações homofóbicas. Um canal de denúncias anônimas também foi aberto pelo diretor. "Vamos abrir um inquérito para apurar e eventualmente punir os culpados", anunciou.


O estudante de Medicina já havia defendido, durante reuniões junto à diretoria da faculdade de Medicina, que fosse criada uma disciplina específica para o cuidado de LGBTs. Amorim justificou a medida como necessária por conta da falta de conhecimento especializado sobre questões relativas aos transexuais, como efeitos de tratamento hormonal e cirúrgico. 

A proposta teria sido bem recebida pela diretoria e pode virar disciplina eletiva já no semestre seguinte, segundo destaca o Extra.
Por; Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário