sexta-feira, 8 de maio de 2015

Paraíba quer urgência para o Nordeste



O pronunciamento mais contundente no encontro dos governadores do Nordeste, hoje, em Natal, partiu do paraibano Ricardo Coutinho (PSB). Ele lamentou que há mais de 40 dias do último encontro com a presidente Dilma não tenha sido liberado sequer os recursos emergenciais para o combate à seca.

Coutinho relatou que em seu Estado só 21% dos reservatórios do semiárido têm água hoje. Lembrou que a situação de Pernambuco é muito mais grave, estando com apenas 16% das duas reservas hídricas. "Em meu Estado, uma cidade do porte de Campina Grande está em racionamento", disse, acrescentando que mais 24 cidades estão em colapso de água e o Governo não libera sequer dinheiro emergencial para o pagamento de carros pipas.


Por: Blog do Magno Martins
BLOG DE TONY XAVIER

Homens armados invadem e roubam agência do Santander em Maceió


Polícia foi acionada para a ocorrência (Foto: Micaelle Morais/G1)Oito homens armados invadiram e roubaram uma das agências do Santander, na Rua do Sol, no centro de Maceió, na manhã desta sexta-feira (8). Um dos suspeitos de integrar o grupo criminoso foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

O roubo aconteceu por volta de 8h, quando o expediente de atendimento ainda não havia começado. De acordo com a Polícia Militar, testemunhas contaram que oito homens armados invadiram o local e renderam o vigilante, que teve a arma roubada, e uma funcionária.

A funcionária estava chegando à agência para traballhar quando foi rendida. Os criminosos a obrigaram a abrir o cofre e colocar o dinheiro em um malote.
O grupo ainda roubou pertences de clientes que estavam na área de autoatendimento e fugiu com todo o material.

“Fomos informados do roubo por um cliente e prendemos um suspeito com duas armas, uma delas é a que foi roubada do vigilante", informou o cabo J. Carlos, do Batalhão Escolar.

Ainda segundo a polícia, o suspeito preso fugiu na direção contrária aos demais criminosos, por isso só ele acabou preso. O restante do grupo, segundo testemunhas relataram aos policiais, fugiram em um veículo modelo Celta que dava apoio à ação.

Suspeito foi preso quando tentava fugir da agência bancária (Foto: Micaelle Morais/G1)Os suspeitos ainda não foram identificados pela polícia. Agentes da Seção Especial de Roubo a Banco (Serb) da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) também foram acionados para investigar o caso.
Devido à ação, o atendimento ao cliente foi suspenso na agência nesta sexta. Apenas os terminais de autoatendimento continuam funcionando.


Por: G1 AL
Fotos: Micaelle Morais/G1
BLOG DE TONY XAVIER



Policia identifica presos suspeitos de escavar túnel para roubo em Natal



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte identificou os seis homens detidos pela Polícia Militar no último domingo (3) e confirmou, que foi a partir da prisão deste grupo, que foi descoberto nesta quarta-feira (6) o plano para o roubo ao cofre da empresa de transporte de valores Brinks, na Zona Oeste de Natal. Com 50 metros de extensão, sistema de iluminação e ventilação, um túnel foi aberto a partir da residência para dar acesso aos criminosos ao interior do cofre. A polícia ainda espera fazer novas prisões.

A assessoria de comunicação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmou ao G1 que quatro dos suspeitos presos são paulistas: Sérgio Barbosa Lúcio, de 35 anos, Adilson Gomes da Silva, de 41, Francisco Paulo Batista Costa, 38, e Roberto Rocha Guimarães, de 31 anos. Os outros são Leonardo Alves de Souza, também de 31 anos, que nasceu no Ceará, e Pedro dos Santos, de 50, natural de Sergipe.

O grupo foi detido pelo Batalhão de Choque da PM no domingo (3) após uma denúncia anônima. A pessoa que ligou contou que os homens integravam uma quadrilha que estava realizando assaltos a caixas eletrônicos. A polícia foi à residência, localizada na rua Conselheiro Tristão, no bairro da Redinha, e encontrou dentro do imóvel diversos materiais que são usados para furar chapas de aço, cabos de fibras óticas, mais de R$ 2 mil em dinheiro e uniformes de empresas. Os seis foram levados para a delegacia e um Fiat modelo Doblò apreendido.



Por: Blog do Arthur Santos
BLOG DE TONY XAVIER

Quatro suspeitos de assaltos morrem após confronto com PMs em Feira de Santana


Quatro homens suspeitos de praticar assaltos em bairros de Feira de Santana morreram, na manhã desta quinta-feira (7), durante um confronto com policiais militares. De acordo com a polícia, o suposto confronto ocorreu em localidades diferentes durante ação de combate a assaltos.
 
Conforme informações do site Acorda Cidade, o primeiro auto de resistência, segundo a polícia, ocorreu na Via Principal D, no conjunto Viveiros, quando David Silva Lima reagiu à abordagem de policiais do Esquadrão Asa Branca e tentaram fugir iniciando uma troca de tiros. Segundo a polícia, durante o tiroteio ele foi alvejado e não resistiu.
 
Ainda conforme o site, Ramon da Silva Pereira, 20 Anos, conhecido como “Cardeal”, e um adolescente de 17 anos, morreram durante tiroteio com policiais do Peto 67, no bairro Liberdade. Já o quarto suspeito, Gilberto Santos Ramon, 32 anos, morreu após confronto no Alto do Rosário, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, próximo ao Residencial Aeroporto. Ele ainda foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas não resistiu.

Ainda na manhã desta quinta-feira a polícia prendeu Darlan da Silva Conceição, 19 anos, que reside no conjunto Feira VII. Com os suspeitos os policiais apreenderam duas armas, além de celulares, relógios e outros objetos.O tenente Costa Neto informou, em entrevista ao Acorda Cidade, que policiais em motocicleta estavam realizando ronda no Liberdade quando homens efetuaram disparos contra um deles.
 
“Estávamos em operação na área do bairro Liberdade e logo depois de os indivíduos terem efetuado os disparos, assumimos o serviço e realizamos uma operação para tentar localizá-los. Quando chegamos eles fugiram da guarnição e foram para uma residência. Chegando lá trocaram tiros com a guarnição e dois deles foram atingidos e morreram. Todos estavam sendo procurados pela polícia. Cardeal é um dos que têm maior envolvimento com tráfico de drogas, roubos e homicídios na região do Feira VII e Panorama”, disse o tenente.
 
O policial Costa Neto informou ainda que Darlan da Silva Conceição estava na mesma residência. Ele estava sendo procurado pela prática de roubo e tráfico de drogas. Vinha sendo corriqueiras as atividades dele naquela área.
A ação do bairro Liberdade foi realizada por policiais da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento em bairros da região Sul da cidade, como Tomba, e conjuntos Parque Panorama, Fraternidade, Liberdade, Viveiros, Feira X, Subaé e Feira VII, dentre outros.


Por: Redação Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

Mulher é presa ao tentar entrar na Espanha com criança escondida na mala


Foi presa nesta quinta-feira (7), uma mulher de 19 anos, que tentou entrar na Espanha com uma criança escondida em sua mala. De acordo com o site spanhol "El faro Digital", o menino de oito anos foi flagrado na fronteira entre o Marrocos e o país europeu, durante a passagem da bagagem pelo raio X.
Ainda de acordo com a publicação, as autoridades informaram que, posteriormente, encontraram na fila um homem, com pouco mais de 40 anos, que se identificou com o pai do menino. Em interrogatório feito pelas autoridades, o segundo detido disse que era da Costa do Marfim.
De acordo coma a agência Reuters, o menino foi examinado por médicos e encaminhado à Promotoria da Infância da região de Ceuta, na Espanha.

Por: Redação Bocão News
Fotos: Reprodução
BLOG DE TONY XAVIER

Jovem que residia em Jatobá-PE, é assassinado com tiro na cabeça próximo a Usina Luiz Gonzaga-BA


Na tarde desta última quinta-feira, dia (07), um jovem residente na cidade de Jatobá-PE, foi assassinado  próximo a Usina Luiz Gonzaga na BA-210. Segundo informações de populares que vinham passando na rodovia que liga Itaparica a Glória na Bahia avistaram o corpo de um jovem caído e acionaram a polícia.
A vítima em questão é conhecida por todos como “Moécio Vaqueiro”. A vítima foi assassinada com um tiro na região da cabeça. Ainda segundo informações são de que a vítima estava acompanhada com outra pessoa, que possivelmente estava ferida e fugiu pela caatinga. A polícia Civil investiga o caso

Portal Jatobá
BLOG DE TONY XAVIER

Petrolândia: Reunião pública para tratar risco de colapso do Lago de Itaparica acontece nesta sexta, às 9 horas, no Centro Cultural


Alerta de Utilidade Pública

Alertamos aos moradores de Petrolândia e região, quer seja da zona urbana ou rural, que em razão da situação crítica do Rio São Francisco e do Lago de Itaparica, segundo previsões de Órgãos Federais, entre agosto e outubro deste ano existe um grande risco de suspensão da captação de água do Lago para consumo humano e irrigação.

Preocupado com a situação, o Comitê Gestor Municipal de Águas vem prevenir a todos da necessidade de tomar atitudes individuais e coletivas antecipadas para diminuir os  efeitos da situação prevista, tais como: economia de água, avaliação e planejamento minucioso quanto a investimentos para garantir a sobrevivência dos plantios existentes, e  sobretudo analisar sobre a viabilidade de, nesse momento, investir em novas áreas de plantio. 

Em relação aos agricultores dos perímetros irrigados Chesf/Codevasf, acrescentamos ainda que a falta de recursos financeiros na Codevasf traz insegurança sobre o pagamento dos serviços de fornecimento de energia elétrica e operação & manutenção dos perímetros. 
A gravíssima situação exige que todos se compadeçam e se esforcem para garantir que tenhamos água para nosso dia a dia e, em tempo, convidamos todos a comparecer ao Centro Cultural de Petrolândia, no dia 08 de maio, às 09h00, a fim de discutir, detalhadamente, as ações governamentais programadas para conviver com a escassez de água.


Comitê Gestor Municipal de Águas de Petrolândia
Por: Blog de Assis Ramalho
BLOG DE TONY XAVIER

Ninho com 49 tartarugas da espécie pente eclode na praia do Pina


Os filhotes são de tartarugas-de-pente, uma espécie ameaçada de extinção / Foto: Ricardo Labastier/ JC ImagemUm ninho de tartaruga-de-pente eclodiu na tarde desta quinta-feira (7) na orla da praia do Pina, na Zona Sul do Recife e mais de 49 filhotes nasceram. 

Ao todo, havia 100 ovos no local, mas 49 destes não eclodiram e dois animais que já haviam quebrado a casca do ovo morreram tentando alcançar a superfície. 

A saída dos filhotes em direção ao mar foi acompanha por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, pela Brigada Ambiental e por mais de 30 espectadores. O ninho ficava na praia do Pina, por trás das quadras de tênis da beira-mar, e é o segundo, este ano, a eclodir no litoral da cidade.

Os filhotes são de tartarugas-de-pente, uma espécie ameaçada de extinção. “É muito importante que as praias do Recife voltem a ser um berço de tartarugas marinhas. Este ano, conseguimos garantir o nascimento dos dois ninhos existentes na orla da cidade. Sem dúvida, foi uma vitória importante para natureza”, disse o gerente de Controle Ambiental da SMAS, Ismael Cassimiro, destacando a participação do ambientalista Adriano Arton na iniciativa

Segundo Cassimiro, essa desova ocorreu no início de março e a secretaria foi informada por moradores e comerciantes. Para assegurar o nascimento dos animais, uma área de quatro metros quadrados foi isolada com redes e estacas. A Emlurb também foi alertada sobre a existência do ponto e os funcionários que realizavam o serviço de limpeza da areia com a ajuda de trator redobraram os cuidados ao passar pelo local.

“O isolamento ajuda a deixar o espaço mais visível para quem trabalha na limpeza da orla e evita que curiosos toquem no ninho. Mas é importante destacar que a população nos ajudou muito este ano. Principalmente, informando sobre as desovas e respeitando os espaços protegidos”, disse Cassimiro.

No ano passado, foram identificados e protegidos quatro ninhos de diferentes espécies. Infelizmente, um deles foi violado e cerca de 30 ovos foram perdidos.


Por: JC Online
Foto: Ricardo Labastier
BLOG DE TONY XAVIER

Confederações de trabalhadores entram no STF contra MP 665


Confederações de trabalhadores das áreas da saúde, indústria e do turismo ingressaram com ação hoje (7) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a aprovação da Medida Provisória (MP) 665 que altera as regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso dos pescadores artesanais. A medida faz parte do projeto de ajuste 
fiscal do governo.
 
O pedido será anexado a outras quatro ações que também questionam a medida. De acordo com as confederações, as alterações são inconstitucionais por violarem o princípio do retrocesso social. "Por força do princípio, inválida qualquer norma, por inconstitucionalidade, que revoga ou altera uma norma infraconstitucional concessiva de um direito sem que seja acompanhada de uma política equivalente. E, no caso, a  regressão em destaque foi feita sem qualquer compensação", argumentam as entidades.

A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta pela  Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS); Confederação Nacional do Trabalhadores na Indústria (CNTI); Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), entre outras.
 
A medida provisória foi aprovada ontem (6) pelo plenário da Câmara dos Deputados


Por: Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil
BLOG DE TONY XAVIER

Secretário ‘participou de tudo’, diz ex-comandante da PM do Paraná ao sair


Após exonerar-se do posto de comandante da Polícia Militar do Paraná na noite passada, o coronel César Kogut falou sobre ação policial contra os professores, que resultou em duas centenas de feridos. Ele responsabilizou diretamente o secretário de Segurança do Estado, Fernando Francischini. “O secretário conhecia e participou de tudo”, disse, em entrevista ao diário Gazeta do Povo.

Na versão do agora ex-comandante da PM, os detalhes da repressão à manifestação de professores, no dia 29 de abril, defronte da Assembléia Legislativa do Paraná, foram planejados por Francischini e pelo subcomandante-geral da PM, coronel Nerino Mariano de Brito. Os dois determinaram, por exemplo, o tamanho do efetivo mobilizado naquele dia: 1.600 policiais.

Na última segunda-feira, Francischini responsabilizara o comando da PM pela operação policial que borrifou sangue nas manchetes nacionais sobre o Paraná. Menos de 48 horas depois, César Kogut e outros 15 coroneis da PM enviaram carta ao governador paranaense Beto Richa (PSDB). No texto, os oficiais repudiaram as declarações do secretário, em tese, o superior hierárquico da polícia.

Segundo o coronel Kogut, o secretário de Segruança é o responsável legal pela coordenação operacional da PM. O que faz dele, por assim dizer, sócio dos acertos e dos equívocos da polícia. “A responsabilidade pelos atos, certos ou errados, é em conjunto entre a PM e quem esteve na execução do planejamento.”

Questionado sobre os disparos de balas de borracha contra os professores, Kogut revelou os autores das ordens. “Teve ordem dos comandantes operacionais – que eram, no momento, Nerino [Mariano de Brito, o subcomandate-geral] e Arildo [Luís Dias, o coronel que comandou a operação].”

Kogut contou que, antes de exonerar-se, afastou o subcomandante-geral Nerino. Por isso, quem assumiu automaticamente o comando-geral no seu lugar foi o atual chefe do Estado-Maior da PM, coronel Carlos Alberto Bührer Moreira. Entre outras razões, a providência foi necessária porque o novo comandante é o responsável pelo inquérito policial-militar aberto para apurar responsabilidades pelos excessos cometidos na fatídica ação.

O ex-comandante esquivou-se de avaliar em que momentos a PM exorbitou de suas funções. Disse que cabe ao Ministério Público e à PM, por meio do inquérito, apontar eventuais abusos da corporação. Noutro ponto da conversa, Kogut saiu em defesa da tropa. Disse que que os policiais não provocaram o confronto. Alegou que os manifestantes avançaram primeiro, furando o bloqueio que protegia o pédio da Assembleia Legislativa.

Ao formalizar sua exoneração, o coronel Kogut disse ao governador Beto Richa que “dificuldades insuperáveis” no relacionamento com a direção da Secretaria da Segurança Pública o impediram de permanecer no posto. Na entrevista, afirmou: “Não estou saindo pelos atos lá da Assembleia. Estou saindo porque acho realmente que não tem como eu me relacionar com o secretário. […] Não fui abandonado pelo governo. Foi uma decisão em conversa com o governador. O governador está abalado.”

A crise deflagrada pela batalha campal do dia 29 de abril tornou insustentável a permanência do secretário Francischini. A ficha de Beto Richa demora a cair. Mas a permanência dele no governo custa o olho da cara de quem o mantém na poltrona.


Por; Blog do Josias de Souza
BLOG DE TONY XAVIER