terça-feira, 19 de maio de 2015

TJ do PA diz que professores não têm direito aos dias parados

protesto professores greve TJ almirante barroso fechada  (Foto: Abel Ribeiro/Sintepp )O Tribunal de Justiça do Pará julgou na manhã desta terça-feira (19) o recurso movido pelo sindicato dos professores da rede estadual que pede que o pagamento dos dias parados em decorrência da greve deflagrada no dia 25 de março não seja cortado. A relatora do recurso Célia Regina Pinheiro considerou que os professores devem ter o ponto cortado, com desconto na folha de pagamento, e a maioria dos desembargadores votou com a relatora, determinando o corte do ponto dos grevistas.

Os professores acompanharam a votação na frente do Tribunal de Justiça desde 9h30 da manhã. Insatisfeitos com a decisão, um grupo de manifestantes bloqueou uma das pistas da avenida Almirante Barroso por volta de 11h da manhã. O coordenador metropolitano do Sintepp, Abel Ribeiro disse que a categoria vai tentar reverter a situação. "Vamos recorrer ao STF para poder receber salário pelos dias parados", afirmou.

Nesta terça a paralisação completa 56 dias. Os grevistas pedem o pagamento do piso salarial, a ampliação das horas-atividade, que são os períodos de preparação para aulas e capacitação, e reformas em escola e melhores condições de trabalho.

O Governo informou que garante reajuste de 13,01% no vencimento-base da categoria, obedecendo à variação no valor do novo Piso Salarial da Educação, a partir da folha de pagamento do mês de abril, mas não pagaria salário referente aos dias perdidos na greve.

Do G1 PA
Foto: Abel Ribeiro/Sintepp
BLOG DE TONY XAVIER

Polícia indicia três pessoas pela morte do universitário caicoense, Máximo Augusto

A Delegacia de Homicídios concluiu o inquérito sobre a morte do estudante universitário Máximo Augusto, de 23 anos, que foi encontrado morto no dia 3 de maio na GrandeNatal. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Fabio Rogerio, o processo foi encaminhado à Justiça nesta segunda-feira (18). O delegado indiciou Jean Rocha, que confessou o homicídio, e outros dois envolvidos na morte do estudante.

O universitário Máximo Augusto desapareceu na madrugada do dia 1º de maio. O corpo dele foi encontrado dois dias depois em uma estrada de terra na zona rural de São Gonçalo do Amarante. A investigação descobriu que o estudante saiu de uma boate localizada no bairro Candelária acompanhado de Jean Rocha em direção a um motel no mesmo bairro. Lá, de acordo com a investigação, os dois discutiram. Em depoimento à polícia Jean Rocha afirmou que matou Augusto Máximo asfixiado dentro do motel.

O delegado ainda aguarda alguns laudos do Itep, mas os peritos do instituto já confirmaram uma contradição no depoimento do assassino confesso. Ele disse à polícia que levou o corpo de Augusto Máximo no porta malas do carro, mas os peritos não encontraram nenhum vestígio desse transporte. No entanto, Fabio Rogerio acredita que esses detalhes não interferem em nada em relação à autoria do assassinato(mais…)

Por: Jair Sampaio
BLOG DE TONY XAVIER

Luiz Caldas indicado para Prêmio da Música Brasileira

O cantor e multi-instrumentista Luiz Caldas está comemorando o sucesso do projeto de discos mensais com as duas indicações de melhor cantor do 26º Prêmio da Música Brasileira.
 
Na categoria Canção Popular, participa como melhor cantor com o álbum “Além da Porta”. Na Categoria Regional, também concorre como melhor cantor com o álbum de forró “Calundu”.
 
“Estou muito feliz pelas duas indicações, sobretudo por ter sido pré-selecionado com 11 álbuns e em várias categorias, o que prova o sucesso do projeto de discos mensais, que é a minha devoção à música. Estarei na festa de premiação e só o fato de participar entre os melhores já me sinto vitorioso”, comemora Luiz Caldas.
 
A cerimônia de premiação da maior festa da música brasileira será no dia 10 de junho, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. A homenageada da noite será Maria Bethânia, pelos 50 anos de carreira.

Por Redação: Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

Caso Renan: STF pede dados ao fisco e ao BC


Em ofícios enviados à Receita Federal e ao Banco Central, o ministro Teori Zavascki, do STF, requisitou informações para instruir o inquérito aberto contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) na Operação Lava Jato.

A Polícia Federal havia requisitado a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Renan e Aníbal. Mas como o processo corre em segredo de Justiça, não se sabe quais os dados que Teori solicitou,informa a repórter Carolina Brígido.

A exemplo do que ocorreu com a quebra dos sigilos do senador Fernando Collor de Mello, a decisão que envolve o processo estrelado por Renan foi tomada na semana passada. Porém, os ofícios com as ordens de Teori só foram repassados ao fisco e ao BC nesta segunda-fiera (18).

Do Blog Josias de Souza
BLOG DE TONY XAVIER

Em época de Lava Jato, esperança vem da China

Com grandes empresas brasileiras na mira da operação Lava Jato, a esperança de investimentos vem da China. Nesta terça, uma comitiva do governo chinês discutirá com a presidente Dilma Rousseff financiamentos de mais de US$ 50 bilhões em projeto de infraestrutura.
Dilma prometeu que lançará em junho um novo pacote de concessões de bens públicos à iniciativa privada, como rodovias, ferrovias e portos.
Mas, no mercado, há desconfiança em relação ao aparecimento de interessados brasileiros nessas concessões. Além da Lava Jato, há dificuldade para a concessão de crédito. Nesse contexto, o governo espera que o interesse chinês seja suficiente para o êxito do pacote de concessões.

Blog do Kenedy
Por: Blog do Mágno Martis
BLOG DE TONY XAVIER