quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cintra aprova R$ 2,3 bilhões para educação

O senador Douglas Cintra (PTB) aprovou, hoje, como relator do projeto de lei do orçamento da União de 2016 na Comissão de Educação (CE), emendas no valor de R$ 2,3 bilhões para os setores de educação, cultura e esporte. Os adicionais à lei orçamentária votados hoje na CE serão encaminhados ao exame da Comissão Mista de Orçamento, que reúne senadores e deputados.

O presidente da CE, senador Romário (PSB-RJ), classificou como excelente o relatório de Cintra. Para a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que também integra a Comissão de Educação, o parecer do senador pernambucano às emendas orçamentárias dos senadores “responde amplamente às necessidades de estados e municípios, abrangendo recursos que vão da creche à quadra de esporte em comunidades carentes”.  Cintra assinalou ter dado preferência às emendas “com maior alcance finalístico da ação governamental”.


O senador petebista recebeu 115 emendas, mas como, regimentalmente, só pode propor quatro delas à Comissão Mista de Orçamento, deu prioridade às sugestões que concentraram maior número de apoio dos senadores. “Foi uma árdua, mas feliz tarefa de seleção, por destinar recursos a setores fundamentais ao desenvolvimento econômico e social do país”, declarou.
Via Blog do Mágno Martins

Emoção na despedida ao ex-prefeito de Agrestina

A bandeira em cima do caixão deixou clara a grande paixão do Sr. Olimpo Pontes Belo pela cidade de Agrestina. O funeral foi realizado na tarde de ontem, em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, com a presença de familiares e amigos. Olimpo faleceu na segunda-feira, no Recife, após sofrer uma parada cardíaca. Ele tinha 97 anos e governou Agrestina em duas oportunidades (1951 – 1955 e 1963 – 1969).
Estiveram presentes na despedida ao político, lideranças agrestinenses, vereadores, o secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Josenildo Santos e a secretária de Educação e Esportes, Joelma Leite. Diante da representatividade do Sr. Olimpo para a história de Agrestina, o prefeito Thiago Nunes decretou dois dias de luto oficial no município. O ato foi registrado em Decreto Municipal nº1.673/2015, de 13 de outubro deste ano.
Via Blog do Mágno Martins

Lago de Itaparica: um cenário diferente que faz á festa de pássaros e outros animais

Com o nível das águas bem á baixo da sua capacidade, a represa do Grande lago de Itaparica na região de Petrolândia sertão Pernambucano, é vista por todos que habitam aquela região e por muitas outras pessoas que visitam aquele local, como um verdadeiro cenário de tristeza na situação que se encontra á represa. 

Por outro lado, aproveitando o grande momento do baixo volume d'agua, alguns animais aproveitam para se alimentar e se banhar nas águas do Velho Chico.

Enquanto isso, alguns pássaros da região também vão construindo os seus ninhos nas árvores já sem vidas que permanecem de pé dentro do Grande Lago há quase trinta anos.
Lago de Itaparica
Da Redação: Petrolândia em Foco / Fotos: Tony Xavier











































Governador da Paraíba lamenta nova exposição

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), comentou, na noite de ontem, a declaração de uma Mãe de Santo de Salvador (BA), que diz ter sido contratada pela jornalista e ex-primeira-dama, Pamela Bório, para fazer um “trabalho” com objetivo de tirar a vida do socialista.
No twitter, Ricardo postou: “Achei que nada mais me surpreenderia nesta jornada por uma vida de paz com, e para, meu filho. Parece que me enganei. Não imaginei que a vontade de me fazer o mal chegaria tão longe e nos ver expostos a algo tão grave, que deve ser passado a limpo. Tenho a coragem e a fé movidas pelas forças do bem que regem o mundo, e seguirei adiante, sem me curvar, para proteger e preservar meu filho. Tendo em mente, sempre, a palavra de Deus, exposta no Salmo 91, de que “mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não cairás”, 
Via Blog do Mágno Martins

Dilma critica “moralistas” e diz que ninguém tem força para atacá-la

size_810_16_9_dilma-educacao
Num dos discursos mais duros desde que foi reeleita, a presidente Dilma Rousseff criticou os “moralistas sem moral” e “conspiradores” que tentam obter o impeachment para interromper um mandato conquistado com 54 milhões de votos.
Sem citar nominalmente nenhum dos adversários ou conspiradores, Dilma disse que nunca fez da vida pública um meio para obter vantagem pessoal.
Ela entrou no auditório do centro de convenções do Anhembi, em São Paulo, acompanhada dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica (Uruguai), e discursou na abertura do 12º Congresso da CUT.
“Eu me insurjo contra o golpismo e suas ações conspiratórias, e não temo seus defensores. Pergunto com toda a franqueza: quem tem força moral, reputação ilibada e biografia limpa suficientes para atacar a minha honra?” discursou, sendo aplaudida de pé por uma plateia de mais de 2.000 sindicalistas e militantes simpáticos ao governo.
No discurso de 37 minutos, Dilma foi interrompida seis vezes sob aplausos e gritos de “não vai ter golpe” e “Dilma, guerreira do povo brasileiro”.
A presidente fez ainda duros ataques às tentativas de instaurar um processo de impeachment sem, segundo ela, haver fato jurídico definido ou qualquer fato que a desabone.
“O artificialismo dos argumentos é absoluto. A vontade de produzir um golpe contra o funcionamento regular das leis e das instituições é explícita. Jogam no quanto pior, melhor, o tempo todo. Pior para a população e melhor para eles”, disse a presidente.
Sem mencionar o ex-presidente João Goulart (1919-1976), deposto pelo golpe militar de 1964, a mandatária também traçou um paralelo com o episódio – usando as expressões “filme já visto” e “final trágico” – e fez um apelo à base social da esquerda brasileira.
“Ninguém deve se iludir. Nenhum trabalhador pode baixar a guarda”, disse.
Ao prometer não se dobrar, ela desafiou a oposição: “Quem quer a paz social e a normalidade institucional não faz a guerra política e não destila ódio e intolerância”.
“A obsessão dos inconformados com a derrota nas urnas [quer] obstruir o mandato de uma presidenta eleita contra quem não existe acusação de crime algum. Lutaremos e não deixaremos prosperar”, disse.
Dilma também defendeu o uso dos bancos oficiais para o financiamento de programas sociais – manobra conhecida como “pedaladas fiscais” e que foi condenada, por unanimidade, pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Ela disse que o governo vai continuar questionando os critérios da reprovação das contas do Executivo.
“Teremos uma decisão equilibrada do Congresso Nacional. O que chamam de ‘pedaladas fiscais’ são atos administrativos usados por todos os governos”, afirmou.
“Estão tentando usar a análise das contas de meu governo pelo Tribunal de Contas da União para montar o ato final do golpe. (…) Falam de pedaladas fiscais, mas são eles que produzem pedaladas políticas. Não querem aceitar o rito congressual normal. Não querem que o Congresso dê a palavra final sobre as contas”, disse.
Dilma disse que o governo continuará questionando a decisão do TCU que reprovou as chamadas “pedaladas fiscais” – atrasos em repasses de recursos devidos pelo governo a bancos oficiais para gerar superavit fiscal.
Via Blog do Didi Galvão

Luiz Carlos Miele morre no Rio

Luiz Carlos Miele em dezembro de 2013, durante lançamento do livro 'Fim', de Fernanda Torres, em São Paulo (Foto: Denise Andrade/Estadão Conteúdo/Arquivo)

Luiz Carlos Miele em dezembro de 2013, durante lançamento do livro 'Fim', de Fernanda Torres, em São Paulo (Foto: Denise Andrade/Estadão Conteúdo/Arquivo)O produtor musical, ator e diretor Luiz Carlos D'Ugo Miele, de 77 anos, foi encontrado morto em sua casa na Gávea, Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira (14). Bombeiros do quartel do bairro foram acionados para uma ocorrência no local, mas Miele faleceu no local.
Nascido em 1938 em São Paulo, o artista, que começou a carreira como locutor de rádio, foi responsável por produzir shows de diversos cantores famosos. Ele se mudou para o Rio em 1959, onde trabalhou na TV Continental como diretor de estúdio.
Da amizade com Ronaldo Bôscoli, um dos principais nomes da Bossa Nova, passou a produzir shows no Beco das Garrafas — reduto que reuniu Sérgio Mendes, Elis Regina e Wilson Simonal. Com Bôscoli, foi dono da boate Monsieur Pujol, por onde passaram artistas como Ivan Lins, Stevie Wonder e Marcel Marceau.
Contratados pela Globo, Miele e Bôscoli produziram os programas "Alô, Dolly", "Dick & Betty" e "Um Cantor por Dez Milhões, Dez Milhões por uma canção". Na década de 1970, atuou como humoristas em programas como "Faça Humor, Não Faça Guerra" e "Planeta dos Homens".
Nos meados de 2000, ele retomou a carreira na televisão. No seriado "Mandrake", viveu o advogado Wexler. Na Rede Globo, em 2008, participou de "Casos & Acasos" e "Tapas e Beijos". Na novela "Geração Brasil", interpretou o milionário Jack Parker.
Do G1 Rio

Fernando Bezerra apresenta projeto para socorro a estados e DF no Pacto Federativo


20151013_02059avBrasília, 13.10.15 –  O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), relator da Comissão do Pacto Federativo, apresentou nesta terça-feira (13), na Comissão, Projeto de Lei do Senado 662/2015 (Complementar), de sua autoria, que deverá trazer uma melhora na situação  fiscal dos estados e do Distrito Federal.
“Vamos dar um alívio financeiro para as unidades federadas”, afirmou Fernando Bezerra, ao esclarecer que o projeto altera a Lei Complementar 148/2014 e visa “reduzir o pagamento das parcelas da dívida dos estados e do Distrito Federal, junto à União, em dois pontos percentuais da receita corrente líquida. Hoje os estados podem comprometer até 15% de sua receita com o pagamento de dívidas junto à União Federal”.
A proposta autoriza a União a reduzir durante três anos, a contar de fevereiro de 2016, os valores das prestações mensais a pagar referentes aos contratos de refinanciamento das dívidas, e esses valores seriam pagos posteriormente, corrigidos.
Com a aprovação da Lei, os estados e o DF poderão aderir a esse mecanismo de redução dos valores das prestações a pagar por meio da celebração de aditivo contratual, no qual os entes se comprometerão a pagar à União, em parcelas bimestrais e sucessivas ao longo de seis anos, a partir de fevereiro de 2021.

Via Blog do Didi Galvão

Agricultor é preso após esfaquear animal no Sertão


presoO agricultor Marcelo Leite da Silva, 51 anos, residente no Sítio Mata Redonda, na zona rural de São José do Belmonte, no Sertão Central, foi preso e conduzido para Delegacia de Serra Talhada após quase matar um burro da sua propriedade.
Os policiais chegaram ao agricultor através de uma denúncia anônima e encontraram o animal gravemente ferido. Em seguida, foram até a residência do agricultor que estava com sinais de embriaguez e de posse de uma faca peixeira ainda suja de sangue e pêlos do burro.
Marcelo Leite da Silva também se encontrava com a roupa e as mãos sujas de sangue. Na delegacia, foi aberto um inquérito por maus tratos de animais e posse de arma de fogo e arma branca. Na residência, também foi encontrado uma espingarda de retro carga.
 Via Farol de Notícias

Petrolândia; Caravana "Chico do Bem" Leva Alegria na Zona Rural do Município na III Semana do Bebê


A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana pensando nisso a “Caravana Chico do Bem"  desembarcou no último sábado (10) na Vila dos Pescadores, localizada no Distrito do Icó Mandantes, zona rural de Petrolândia em programação da III Semana do Bebê e também para comemorar o dia das Crianças com distribuição de presentes, lanches, apresentação de danças, tratamentos odontológicos para comunidade, oficinas de artesanatos além de brincadeiras com palhaços e muita alegria. 

Uma ação realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Ação Social Cidadania e Juventude que visa garantir cidadania a população
 PARA VISUALIZAR MAIS FOTOS CLICK NO LINK ABAIXO:

O Supremo embola o jogo

A jogada estava ensaiada. Nesta terça, a oposição daria um novo passe para Eduardo Cunha chutar contra o gol de Dilma Rousseff, instalando a comissão do impeachment. A bola já rolava no tapete verde da Câmara quando o Supremo Tribunal Federal soprou o apito e interrompeu a tabelinha.
A intervenção do Judiciário embola o jogo e dá tempo ao governo para reorganizar a defesa. É uma boa notícia para Dilma, mas ela ainda está muito longe de ganhar a partida.
Se o Planalto estivesse tranquilo, sua tropa não teria por que ir ao Supremo. Os recursos demonstram que a farta e desavergonhada distribuição de cargos não foi capaz, até aqui, de garantir uma base mínima para o embate político na Câmara.
Do outro lado, a oposição será obrigada a mudar a estratégia. À noite, os tucanos falavam em abandonar os pedidos de impeachment já apresentados e trocá-los por uma nova representação. É difícil saber se o Supremo aceitará a manobra para driblar as decisões dos ministros Teori Zavascki e Rosa Weber.

Itabuna: em dois anos prefeito gastou quase R$ 700 mil com diárias, diz site


Entre 2013 e 2014, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), recebeu R$ 47.283,60 por diárias de viagens oficiais. O gestor só não lucrou mais que o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), que nos últimos dois anos totalizou R$ 42.600 em diárias.
 
Em números gerais, segundo o site 'Políticos do Sul da Bahia', o gestor de Itabuna gastou R$ 693.887,65 com diárias em dois anos, enquanto a prefeitura de Ilhéus gastou R$ 659.850 no mesmo período.
 
Os dados são do Tribunal de Contas dos Municípios e estão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria.

Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

Brasil vence a Venezuela em noite de Willian no Castelão


Após a derrota na estreia para o Chile, a Seleção Brasileira voltou a jogar bem e venceu sua primeira partida nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Na Arena Castelão, em Fortaleza, o Brasil derrotou a Venezuela por 3 a 1, na noite desta terça-feira (13).
 
Os gols brasileiros foram marcados por Willian, com apenas 36 segundos de jogo e aos 41 do primeiro tempo, e Ricardo Oliveira, aos 28 do segundo. Santos descontou.
 
Além dos dois gols, o meia-atacante do Chelsea foi o nome do jogo e liderou a equipe Canarinho no triunfo. Com o resultado, a Seleção foi aos três pontos ganhos e subiu para a quinta colocação da competição.
 
Agora, os comandados de Dunga voltam a campo nos dias 12, fora de casa, contra a Argentina, e 17 de novembro, na Arena Fonte Nova, contra o Peru. A convocação para os duelos acontecerá em 22 de outubro.

Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline) | Fotos: Nelson Almeida / AFP