quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Comissão da Câmara aprova portabilidade na conta de luz‏

João Fernando_CDC_foto Chico FerreiraEscolher a produtora da energia elétrica que chega a casa de cada um, ou seja, fazer a portabilidade na conta de energia, assim como acontece com as escolhas das empresas de telefonia, pode se tornar uma realidade para os brasileiros. O chamado mercado livre de energia já é realidade em diversos países do mundo e, agora, está em discussão na Câmara dos Deputados com o Projeto de Lei 1917/15, que teve parecer aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor nesta quarta-feira (28).
A livre escolha já é realidade no Brasil para quem consome mais de 3 MW por mês de energia, porém, com a proposta, será possível fazer escolher a produtora a partir dos 2 MW/mês, em 2016, e, em 2018, com 500 kW do montante de uso contratado. De acordo com o relator do projeto, o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB-PE), 75% do mercado, hoje, é regulado e 25%, livre.
A intenção, portanto, é ir aumentando gradativamente a participação do mercado. Com isso, a expectativa é que o consumidor tenha cada vez um preço mais acessível para a energia.
“A ampliação da concorrência beneficia os consumidores, por estimular o aumento da eficiência dos participantes do mercado e a redução de suas margens de lucro. As consequências esperadas da maior concorrência seriam a melhoria da qualidade e a redução do custo do serviço prestado aos destinatários finais”, explicou o relator do PL, o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB-PE).
ENERGIA LIMPA
O projeto também prevê a possibilidade de venda para a rede de energia dos excedentes gerados pelos consumidores a partir da energia solar ou eólica. Atualmente, a geração que excede é usada como créditos para energia elétrica.
Segundo Coutinho, “não tem prática mais saudável do que o consumidor colocar em sua casa uma placa de energia fotovoltaica que atenda seu consumo e ainda poder comercializar seu excedente”.
 com informações da Assessoria

Governo reconhece situação de emergência em 56 municípios pernambucanos; Carnaíba, Solidão e Quixaba na lista

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional (MI), reconheceu, através de portaria publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (28), que 56 municípios pernambucanos e mais 326 municípios de cinco estados estão em situação de emergência devido à estiagem e seca.
Em sua maioria, os problemas ocorrem nos estados do Nordeste como Pernambuco (56), Paraíba (170) e Ceará (150). Outros municípios da Bahia e de Minas Gerais também sofrem com as estiagens. Já os municípios do Paraná podem solicitar o auxílio por conta de problemas com enxurradas e chuva de granizos.
Para pedir ajuda às ações de socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, os municípios precisam enviar um plano detalhado de respostas para que os recursos de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres sejam repassados.
Os municípios de Pernambuco que estão em estado de emergência são:Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejante.
Do JC Online

Diante de multidão, corpo de Rubi Confete é enterrado em Salvador

 
Uma multidão compareceu ao enterro de Rubi Confete, na tarde desta quarta-feira (28), no Cemitério Quintas dos Lázaros, na Baixa de Quintas, em Salvador. O torcedor folclórico do Bahia faleceu na manhã de terça (27), após sofrer um AVC.
 
Dezenas de tricolores compareceram ao sepultamento. Os torcedores entoaram o hino do clube em homenagem a Confete.

Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)

PT vai bater em Dilma novamente hoje

Os petistas deverão fazer novas críticas à política econômica do governo Dilma na reunião do Diretório Nacional do PT, que acontecerá nesta quinta em Brasília.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não deverá ser atacado diretamente no encontro. Mas as críticas ao ajuste fiscal irão produzir ruído num momento em que o governo tenta votar a agenda econômica de Levy no Congresso.
Na reunião, os dirigentes petistas também deverão prestar solidariedade ao ex-presidente Lula. O grupo criticará a Operação Zelotes, que estaria, segundo eles, deixando em segundo plano fraudes tributárias bilionárias de grandes empresas para tentar investigar um dos filho do ex-presidente e o ex-ministro Gilberto Carvalho, que foi chefe de gabinete de Lula. O ex-presidente deverá fazer um discurso em tom duro amanhã.

Blog fo Kennedy

Parecer da Câmara valoriza mais Cunha

O parecer técnico da Câmara dos Deputados que recomenda a abertura do processo de impeachment valoriza o capital político do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O documento favorável ao impedimento da presidente Dilma Rousseff dá mais importância a Cunha perante o governo, pois ele tem a prerrogativa de desconsiderar o parecer.
O peemedebista também se fortalece perante a oposição, que fica impedida de brigar com o presidente da Câmara enquanto ele não tomar uma decisão sobre o impeachment.
A ameaça de viabilizar o impedimento de Dilma ajuda Cunha a ganhar tempo para se defender das graves acusações que pesam contra ele.


Na tarde desta quarta-feira, o Conselho de Ética da Câmara recebeu da Mesa Diretora a representação do PSOL e da Rede que pede a cassação do mandato de Eduardo Cunha. Como o presidente da Câmara tem o poder de acatar ou arquivar um pedido de impeachment, tudo indica que o processo de cassação de Cunha será lento.

Blog do Kennedy