sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Moradores de Colatina (ES) enfrentam fila para conseguir água


Os homens do Exército auxiliam na distribuição de água em Colatina / Foto: Secom/ Governo do Espírito Santo

Foto: Secom/ Governo do Espírito Santo

A distribuição de água mineral recomeçou com longas filas nesta sexta-feira (20) em Colatina, cidade capixaba por onde passa o rio Doce, afetado pela lama que vazou da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG).

No bairro de Bela Vista, a distribuição deveria ter começado às 17h, mas uma hora depois o caminhão com água não tinha chegado. Há outros 15 pontos de distribuição na cidade.

Ali, onde na quinta-feira (19) houve empurra-empurra e cotoveladas durante a distribuição de água à população, cerca de mil pessoas aguardavam na fila

"Ontem tinha gente vendendo água, pessoas que voltam para a fila para pegar mais água, não tinha ninguém verificando nome nem nada. Hoje já tem uma multidão para pegar água", disse a artesã Tânia Cincino, 37.

Na tarde desta sexta, um grupo de dez homens do Exército foi aplaudido ao chegar ao local. Eles pediram reforço do GAO (Grupo de Apoio Operacional) da Polícia Militar para organizar a distribuição. Pouco depois, oito policiais chegaram em dois veículos e pediram para as pessoas desocuparem a praça, que seria ocupada pelo caminhão de distribuição de água.

Parte dos moradores não atendeu o pedido e alguns PMs reagiram com gritos e ameaças de uso de gás de pimenta para conseguir isolar a praça.

Tania disse que na quinta-feira não conseguiu pegar água e que, com o corte no abastecimento na cidade, tem usado baldes para armazenar água dos caminhões-pipa que abastecem Bela Vista duas vezes ao dia.

Já o vigilante Jocinei Silvestre, 29, está há dois dias sem água nas torneiras e depende dos caminhões-pipa para higiene e alimentação.


Da Folhapress

O Brasil que abandona sua gente


Encontrei, há pouco, em Bom Nome, distrito de São José do Belmonte, a 445 km do Recife, este personagem: "Seu" Manoel da Silva, 78 anos, de pouca ou quase sem memória. Estava com seus apetrechos numa parada de ônibus, mas não tinha a menor noção geográfica de onde estava. Perguntei onde morava. Respondeu assim, secamente: "No mundo". Conclui tratar-se de um andarilho, um cigano abandonado pela família.
Exalava mal cheiro. Não aparentava sinais de embriaguez, mas de senilidade ou mesmo loucura. Na verdade, lembrou muito os personagens que retratei em Reféns da seca, livro com enfoque na incursão ao mundo de miséria da maior seca dos últimos 50 anos. Triste sina a do "seu" Manoel, que não entendia nada do que perguntava. Este é o Brasil dos desamparados e ignorados pelo poder público. Infelizmente!
Via Blog do Mágno Martins

Incêndio atinge galpão externo do HR




Um incêndio atingiu o Hospital da Restauração (HR), na região central do Recife, no fim da manhã de hoje. Segundo a unidade de saúde, o fogo atingiu um galpão externo, onde funcionam equipamentos de manutenção de refrigeração. Funcionários da cozinha do hospital chegaram a deixar o prédio, por causa da fumaça, mas não houve feridos. O HR informou que nenhum procedimento médico foi cancelado por causa do fogo. Também por causa das chamas, a Rua Joaquim Nabuco, lateral do hospital, chegou a ser interditada pelos bombeiros.
Do G1

Governador visita presidente do Detran




O diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran, Charles Ribeiro, recebeu, hoje, a visita do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Na ocasião, Charles apresentou ao Chefe de Estado os projetos de educação no trânsito desenvolvidos pelo órgão, além do balanço da “Operação Ciclomotor”, quando informou que até agora 7.424 veículos foram emplacados.
Via Blog do Mágno Martins

Acidente com romeiros de Afogados da Ingazeira é registrado na BR 116 em Brejo Santo


12234906_921471181276083_9201199079159424217_n (1)De acordo com informações do vereador Cícero Batista, do município de Carnaíba, falando à Rádio Pajeú na manhã desta sexta-feira (20/11), estão confirmadas as mortes de mais duas vítimas do acidente com um ônibus de romeiros que saiu à noite de Afogados da Ingazeira com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará.
As duas vítimas são Antônio Gomes de Queiroz, conhecido como Sitônio, de 58 anos, que faleceu por volta das 10h30 e o filho dele identificado como  “Pedro Victor”, de 15 anos, ambos moradores do Sitio Santo Antônio, comunidade entre Afogados e Carnaíba.
Em tempo – A tragédia aconteceu na BR-116, após Brejo Santo, região do Cariri, no Ceará. Um micro-ônibus de Sergipe perdeu o controle por causa dos buracos na pista e colidiu na lateral do ônibus. Três pessoas morreram na hora, sendo elas Cícero Caboclo e João de Luis Pedro, residentes no Santo Antônio I, além de uma criança de sete anos identificada como Rayane.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), o acidente foi na proximidade do quilômetro 495 da BR-116, por volta das três da manhã.
Ambulâncias do Samu, do Instituto Médico Legal de Juazeiro do Norte e da Polícia Rodoviária Federal socorreram as vítimas. Veículos do Corpo de Bombeiros também foram chamados para retirar pessoas que estavam presas nas ferragens.
Outras vítimas seguem internadas em hospitais da região do Cariri. Ainda não há informações sobre a liberação dos corpos.
Blog Juliana Lima

Projeto Barreiras: Agrovila 1, bloco 1- Petrolândia-PE

Seu Didi (Foto: Tony Xavier)
Apesar da grande seca que atinge praticamente todo o Sertão nordestino, ainda é possível se vê belas imagens e uma riqueza que nos faz cada vez mais acreditar que em nossa região é possível sim, fazer á diferença quando falamos de agricultura.

Ás marges do grande Lago de Itaparica, na região do antigo povoado de Barreiras, no município de Petrolândia-PE, sertão de Itaparica, o agricultor Manoel André Xavier, (Seu Didi) vem mostrando para todos do Projeto Barreiras, que á agricultura diversificada é sempre um bom caminho para seguir em frente, driblando á crise e se mantendo firme no que ele sabe fazer de melhor, plantar e colher frutos de primeira qualidade enriquecendo assim, á nossa região e sobretudo, o nosso município.





Petrolândia em Foco / Fotos: Tony Xavier

Idoso é preso por suspeita de abuso sexual contra enteada de apenas 9 anos de idade


Um homem de 66 anos de idade foi preso, na manhã desta quarta-feira (18), suspeito de estuprar a própria enteada, de nove anos.
O crime, que era praticado dentro da casa da família, no bairro do Mutirão, em Campina Grande, estaria acontecendo há quase um ano e, inclusive, com conhecimento da mãe da menina, que teria flagrado um dos abusos, mas apenas reclamado com o suspeito.
--1MG_0745
De acordo com a delegada da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância e Juventude de Campina Grande, Alba Tânia, os abusos aconteciam durante a noite, quando a criança se preparava para dormir.
“A menina nos contou que os abusos aconteciam desde dezembro do ano passado, quando o padrasto ficava nu na frente dela. Com base nisso, continuamos conversando com a criança, que nos contou que o padrasto aproveitava o momento de dormir para se aproximar e acariciar as partes íntimas dela”, disse a delegada.

Ainda conforme a delegada, a menina relatou que a mãe flagrou um dos abusos, mas apenas reclamou com o companheiro e pediu para que ele não cometesse mais o ato.
Ao prestar depoimento, o suspeito negou para a delegada a prática dos crimes. Em posse das provas, a delegada solicitou a prisão preventiva do homem. “Solicitamos e foi cumprida a prisão na manhã desta quarta. A menina passou por exames, mas foi descartada a conjunção carnal. Agora, vamos dar prosseguimento ao processo na Justiça”, concluiu a delegada Alba Tânia.

São Bento em Foco

Oito prefeituras de PE sinalizam suspender pagamento do 13º salário


Cortes também estariam sendo avaliados por pelo menos mais 100 prefeitos.
Levantamento da Amupe ouviu 110 dos 180 municípios pernambucanos.


wpid-wp-1448030948965Oito prefeituras de Pernambuco sinalizaram a suspensão do pagamento do 13º salário de seus servidores deste ano, segundo a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (19), ainda afirma que muitas outras cidades estariam avaliando cortes de gastos, sem descartar esta possibilidade. A economia, segundo a Amupe, é necessária porque as receitas municipais já não atendem às despesas oficiais.
De acordo o presidente da Amupe, José Patriota, 110 dos 180 prefeitos pernambucanos foram consultados durante o levantamento. A maior parte deles estaria enfrentando problemas financeiros e oito prefeitos já decidiram pela suspensão do décimo-terceiro salário.
Mesmo assim, a Amupe preferiu não informar quais seriam essas cidades. A associação ainda afirma que outros 20 prefeitos estão analisando os gastos e não garantem o pagamento. Outros 82 teriam dito que vão realizar o pagamento, mas teriam que abrir mão de outros gastos para cumprir essa obrigação.
“Há várias possibilidades. Uma delas é ficar com esse débito para pagar em 2017. Outra possibilidade é pagar os efetivos e não pagar os comissionados e contratados. A outra é pagar o décimo e ficar devendo dezembro. Então cada prefeito está estudando fórmulas”, admitiu o presidente da Amupe, José Patriota, em entrevista ao NETV 2ª edição desta quinta-feira.
Segundo ele, a posição oficial das prefeituras só será decidida no final deste mês, de acordo com a quantia enviada pelo Governo Federal através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Patriota explica que a suspensão do pagamento não é fruto de falta de planejamento, mas de falta de verbas. “O planejamento foi feito e a prioridade tem sido dada principalmente aos servidores efetivos, contratados e terceirizados. Entretanto, a crise não permite que o gestor municipal possa pagar 100% em dia e ter certeza que vai cumprir com suas obrigações”, alega.

O presidente da Amupe esclarece que a situação financeira das prefeituras se agravou ao longo deste ano porque os repasses federais caíram em meio à crise econômica que atinge todo o país. “O município conta com despesa certa, com obrigações que têm que ser executadas e uma receita incerta, que oscila sempre para baixo, principalmente o Fundo de Participação [Municipal (FPM)], que é a receita principal dos municípios pernambucanos de até 50 mil habitantes”, disse.
Via Blog Á Voz da Vitória/ Fonte: G1/PE. 

Prefeitura de Jatobá cancela festas de fim de ano e decreta estado de emergência


A Prefeitura Municipal de Jatobá, no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta semana o cancelamento oficial das festividades de fim de ano. De acordo com o decreto 27, o estado de emergência continuará por três meses visando a regularização das contas neste período de crise.

Os cortes das contas da prefeitura vão desde a água e energia até as festa de fim de ano. Contratos vão ter que ser renegociados. O documento foi assinado pelo prefeito Robson Silva Barbosa no dia 16 de novembro.
Via PN - Petrolândia Notícias

Leia o documento na íntegra:

Após ser eliminado do The Voice, cantor fará parceria com Neymar


O cantor Xandy, que participou do The Voice Brasil este ano e até chegou a ser apontado como possível vencedor por influências externas ao programa, já tem planos para carreira pós-reality. E será com o seu "padrinho", o craque Neymar.

Segundo Léo Dias, colunista do jornal O Dia, Xandy lancará um EP e na música  ‘Pagar de Casal’, o cantor contará com a parceria do atacante da Seleção Brasileira. Ao longo da sua participação no programa, o cantor fez questão de mostrar para todos que é amigo do craque. 

Por Redação Bocão News (@bocaonews) | Fotos: Reprodução

Maurício de Sousa desenha Cascão comemorando título do Corinthians

Corinthians Cascão Título (Foto: Maurício de Souza )
Foto: Arte de Maurício de Sousa
Integrante da Turma da Mônica, Cascão também comemorou o título do Corinthians. Com a confirmação do hexacampeonato nesta quinta-feira, após o empate em 1 a 1 com o Vasco, em São Januário, o cartunista Maurício de Sousa desenhou o personagem segurando uma bandeira alvinegra: “O bando de loucos está em festa”.

Por São Paulo

Planalto ajudou Cunha em manobra protelatória


Um dos integrantes do grupo político de Eduardo Cunha contou ao blog que foi negociada com o Palácio do Planalto a “estratégia” que incendiou a Câmara nesta quinta-feira (19). Na noite da véspera, emissários de Cunha estiveram com o ministro Jaques Wagner (Casa Civil). Pediram-lhe que assegurasse a ausência dos três representantes do PT no Conselho de Ética da Câmara. A ideia era esvaziar o colegiado, para adiar a votação do parecer do relator Fausto Pinato (PRB-SP), que recomenda a continuidade do processo de cassação do mandato do presidente da Câmara.
Conforme solicitado, o trio de petistas juntou-se à infantaria de Cunha e não deu as caras na abertura do Conselho de Ética. Um deles, o deputado Léo de Brito (AC), voou para Rio Branco. Os outros dois, Valmir Prascidelli (SP) e Zé Geraldo (PA), entraram no esconde-esconde pró-Cunha. Marcada para as 9h30, a sessão do conselho penou para completar o quórum mínimo. Exige-se a presença de pelo menos 11 dos 21 membros. Esse contingente foi alcançado apenas às 10h23.
Só então, diante do fato consumado, os petistas Valmir Prascidelli e Zé Geraldo, que se encontravam na Câmara, deram o ar da graça. A tática da ausência deixara de fazer sentido. Cunha cuidou de acionar o seu “Plano B”. Às 10h44, ele abriu a sessão deliberativa do plenário da Câmara, tornando obrigatório o encerramento das atividades nas comissões e no Conselho de Ética.
Instado por seus próprios aliados a anunciar a interrupção das atividades extra-plenário, Cunha soou assim no microfone: “Qualquer comissão que esteja funcionando está funcionando de forma irregular. Toda e qualquer deliberação é nula. Qualquer deliberação após 10h44 será nula.''
Sem alternativa, o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), teve de suspender os trabalhos. Mas avisou que reiniciaria a sessão depois do término das votações no plenário da Câmara. Para evitar que isso ocorresse, Cunha e sua infataria executaram uma manobra dentro da outra.

Marcha da lama entrará 9 quilômetros no mar


A mancha de lama proveniente do rompimento das barragens da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, deve se espalhar por uma extensão de 9 km quando chegar ao mar, após descer toda a calha do Rio Doce e desaguar na costa do Espírito Santo. A estimativa, feita pelo grupo de pesquisa do oceanógrafo Paulo Rosman, da UFRJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), foi divulgada nesta  pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O pesquisador aplicou um modelo matemático aos dados de dispersão da lama no rio até agora.
"Os dados preliminares de dispersão indicam que a pluma de lama chegará até 3 km ao norte e 6 km para o sul, porque as correntes marinhas ali seguem para o sul", afirmou a ministra em entrevista coletiva nesta manhã em São Paulo.
Segundo Izabella, essa previsão descarta qualquer possibilidade de impacto ambiental da lama no arquipélago de Abrolhos (250 km ao norte da foz do rio Doce) e nos manguezais da região de Vitória (120 km ao sul). Pela alta concentração de biodiversidade, essas duas áreas eram as de maior preocupação.

Do Portal G1

Demóstenes: nada impede sua rotina de bon vivant


Mais magro e animado, o ex-senador goiano Demóstenes Torres foi visto embarcando de Brasília para a Europa no dia 21 de outubro, na classe executiva da TAP.
Na última terça o STJ derrubou pedido de anulação de provas contra ele na Operação Montecarlo, que contribuiu para a perda de seu mandato no Senado.
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por maioria, manter a ação penal contra o ex-senador, após negar habeas corpus impetrado pela defesa de Demóstenes. Ele queria trancar a ação penal que tramita no Tribunal de Justiça de Goiás.
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada