terça-feira, 5 de abril de 2016

Auditoria do TCE aponta problemas em 609 escolas do Sertão de PE

O Tribunal de Contas de Pernambuco realizou uma auditoria na rede municipal de ensino de 21 municípios do Sertão de Pernambuco. O levantamento elaborado pela equipe da Inspetoria Regional de Petrolina apontou diversas irregularidades no funcionamento de 609 escolas públicas, de 901 que existem na região. Com isso, O TCE recomendou aos prefeitos que fossem feitas melhorias nas unidades sob a possibilidade de serem multados.

Os municípios que passaram por vistorias foram Afrânio, Araripina, Belém São Francisco,Bodocó, Cabrobó, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Lagoa grande, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim , Salgueiro, Santa cruz, Santa filomena, Santa maria da boa vista, Terra nova, Trindade e Itacuruba.

De acordo com relatório do TCE, foram encontrados vários problemas na estrutura dos prédios escolares, a maior parte tinha instalações elétricas e hidrossanitárias precárias, tubulação de esgoto exposta, ausência de refeitórios e de espaços adequados para armazenamento, higienização e preparação dos alimentos, além de rachaduras nas paredes e telhados. Os auditores também identificaram falhas no fornecimento de água tratada e na utilização de reservatórios de água improvisados, sem condições de higiene.


O Tribunal de Contas recomendou aos prefeitos das cidades vistoriadas que fossem feitas melhorias nas unidades fiscalizadas. Dez gestores assinaram Termos de Ajuste de Gestão (TAG's). Nesses documentos houve o comprometimento de providenciar os ajustes necessários nas escolas, sob pena de serem responsabilizados com penalidades que vão desde multas até o julgamento irregular das contas do gestor. G1

Via Araripina em Foco

Orelhões de Pernambuco e mais 13 Estados farão chamadas gratuitas para celular

orelhao 480x350 540x350

Os telefones públicos da Oi, instalados em 14 Estados do País, passarão a fazer chamadas gratuitas para celulares do mesmo DDD (VC1) a partir de 1º de maio. A decisão é da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Inicialmente, a gratuidade passaria a valer na última sexta-feira (1º), mas uma decisão da própria Anatel prorrogou o prazo por mais um mês. Os Estados beneficiados com a gratuidade em orelhões da Oi são: Pernambuco, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A liberação das chamadas em telefones públicos da operadora representa uma punição da agência reguladora, uma vez que a empresa não atendeu à obrigação de cobertura mínima estipulada no País. Estados atendidos pela Oi devem ter disponibilidade de orelhões acima de 90%. No caso de localidades atendidas só por telefones públicos, a disponibilidade deve ser, no mínimo, de 95%.v. Desde abril do ano passado, a operadora já era obrigada a liberar chamadas gratuitas de orelhões para ligações locais e, desde outubro de 2015, para telefones fixos de outros Estados (interurbanos).

A liberação das chamadas para celular do mesmo DDD representa a terceira punição consecutiva para a Oi. Em abril de 2015, a empresa foi obrigada a liberar chamadas locais de orelhões. Em outubro, foi à vez das chamadas interurbanas. A partir de maio, será a vez dos telefones celulares do mesmo DDD. Se, em outubro, a empresa não melhorar a oferta de telefones públicos nos 14 Estados, a Oi será obrigada a liberar chamadas para celulares com DDD’s de primeiro dígito igual (VC2) e para os dois dígitos diferentes (VC3). Em nota, a Oi disse que a medida é temporária e permanecerá em vigor até que os patamares de disponibilidade de orelhões em 14 Estados estejam nos níveis indicados pela Anatel. 

( Portal R7)

Recifense cria aplicativo gratuito para candidatos estudarem para concurso da PM

Apostilas e questões de provas fazem parte do material disponível no aplicativo para concurso. Foto: Internet

Apostilas e questões de provas fazem parte do material disponível no aplicativo para concurso. Foto: Internet
Na reta final para inscrições e com a proximidade do concurso da Polícia Militar de Pernambuco, os candidatos a uma das 1,5 mil vagas intensificam os estudos para as provas de conhecimentos gerais. Mas nem sempre há tempo (ou dinheiro) para fazer um concurso preparatório presencial. Pensando em ajudar essa parcela dos concurseiros, o recifense Rogério Silva, de 33 anos, desenvolveu um aplicativo gratuito para smartphones e tablets.
O material contempla apostilas com todo o conteúdo que é cobrado em edital, além de dicas de profissionais da área e questões a serem respondidas para treinar e testar o nível de conhecimento do candidato. “O concurso da Polícia Militar geralmente tem uma média de 100 mil inscritos. Pensando nisso resolvi criar um App para ser usado principalmente por pessoas que não têm dinheiro para pagar cursinhos.  Lançamos dia 12 de março, dois dias após o início das inscrições, e já é um sucesso. Temos ótimas avaliações das pessoas que usaram o material”, afirmou Rogério Silva.
O App está disponível na Play Store (pode ser encontrado com a palavra chave: Concurso PMPE). Após baixado, não precisa de internet para usá-lo. Clique aqui. Já são mais de 15 mil downloads. “Em breve teremos muitas novidades, inclusive com um simulado que estamos preparando”, completou.
Concurso
As inscrições para o concurso da Polícia Militar seguem até o próximo dia 10. os interessados precisam atender os seguintes requisitos: devem ter entre 18 e 28 anos, a partir de 1,65m de altura (homem) e 1,60m (mulher), ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Via JC online

Floresta-PE: Cantor sertanejo está desaparecido

gilson-jadson-da-silva-cantor-sertanejo-gil-jadson
O cantor sertanejo Gilson Jailson da Silva, conhecido como Gil Jadson, desapareceu ontem (4) em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O jovem de 25 anos nasceu na Terra dos Tamarindos e investiu na carreira artística durante cinco anos na cidade de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso.
Nos últimos meses ele começou a apresentar sintomas de depressão ao retornar para sua cidade natal. Chegou até a quebrar o violão, que é a sua ferramenta de trabalho. Amigos e familiares estão aflitos sem saber para onde Gilson terá ido. Quem tiver informações sobre o jovem pode entrar em contato através do número: (87) 9 9933.5564 ou 99959.9218.
Via Blog do Didi Galvão

Após tragédia na BR-232 vitimando oito pessoas; velório é marcado por grande comoção em Belmonte e Flores

Os corpos das oito vítimas fatais do acidente ocorrido entre uma caminhonete e um caminhão na madrugada do último sábado (02), na BR-232 em Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco, foram enterrados nesse fim de semana.
Quatro foram sepultadas em São José do Belmonte, no Sertão, três da mesma família: o motorista da caminhonete, Jefferson dos Santos Valões, 36 anos; a mãe dele, Magnólia Maria dos Santos Valões, 51 anos e a tia Margarete Maria dos Santos, 52 anos. Tiago Medeiros Ferreira, 19 anos, também foi enterrado no município.
Os corpos de mais três vítimas de outra família, foram sepultados na cidade de Flores, também no Sertão: Maria José Ferreira, 43 anos; a filha dela, Juliana Ferreira, 18 anos e a sobrinha, Joseilda do Nascimento Ferreira. A oitava vítima, Adriana Iris Carvalho, foi sepultada em Olinda, no Grande Recife.
ACIDENTE – A colisão foi entre um caminhão e uma caminhonete. O único sobrevivente foi o motorista do caminhão, que foi encaminhado para um hospital em Gravatá, no Agreste, com ferimentos leves na perna e na cabeça.
De acordo com a polícia, as marcas na pista indicam que o motorista da caminhonete estaria em alta velocidade, quando teria invadido a contramão e colidido de frente com o caminhão.

Via Blog do Cauê Rodrigues

Preso homem que atacou desafeto com peixeira em Santo Antônio de Jesus


Policiais da Delegacia Territorial (DT), de Amargosa, prenderam, na sexta-feira (1º), Márcio Conceição Santos Junior, o Adedas, de 19 anos, que atacou Cláudio Luiz Bispo dos Santos, 27, no dia 18 de março, com vários golpes de faca, do tipo peixeira, durante discussão. A vítima foi socorrida ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e morreu no dia 25 daquele mês.
Coordenadas pelo delegado Adilson Bezerra, titular da DT/Amargosa, as investigações revelaram que, depois do crime, Márcio fugiu para o povoado de Serrote, zona rural de Elisio Medrado, onde foi localizado e preso. A ação contou com apoio da 99ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). 
Segundo o delegado, Márcio disse que tinha uma rixa antiga com a vítima, que não tinha antecedentes criminais. Ele está respondendo a processos por tentativa de homicídio, tráfico de drogas e roubos, ele será encaminhado ao Presídio de Valença. Conforme nota da Ascom / Polícia Civil.
Via Bocão News - Fotos: Divulgação - Ascom / Polícia Civil