terça-feira, 17 de maio de 2016

Carreta tomba, pega fogo e motorista fica ferido na Serra de Teixeira

Carreta obstruiu a pista de canto a canto
Um homem ficou ferido, na manhã desta terça-feira (17), após perder o controle de uma carreta. Segundo informações do Portal Correio, o veículo tombou na pista e, em seguida, pegou fogo.
O acidente aconteceu por volta das 6h, na rodovia estadual PB-101, na serra de Teixeira (Sertão do estado, a 320 km de João Pessoa). De acordo com o sargento Cícero, da Polícia Militar na cidade, acidentes na região da serra de Teixeira são bastante comuns. O motorista teria perdido o controle da carreta, que transportava batatas, ao passar por uma curva. O veículo tombou, obstruindo a pista de canto a canto, e depois pegou fogo. O motorista conseguiu sair do veículo rapidamente e sofreu apenas escoriações leves.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas até o local. O motorista da carreta foi levado para um hospital em Texeira. Até às 9h, a carreta ainda não tinha sido removida da rodovia.
Via Blog do Aryel Aquino

"Seminário Crescer sem Violência" ocorrerá em Petrolândia na Campanha 18 de maio

Nesta próxima quarta-feira 18 de maio, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolândia realizará o Seminário Crescer sem Violência no Centro Cultural das 08h00min às 13h00min em alusão a Campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes . O Seminário abordará os seguintes temas:Crescer sem violência é um direito de toda a criança e todo o adolescente. Violência Sexual contra Criança e Adolescente. Como denunciar – Denuncia Anônima – O Sigilo e a Ética. Notificação compulsória de Violências. Como identificar os sinais de violência ou abuso sexual? Como prevenir, como orientar as crianças, os adolescentes e a família.Quando o direito é violado, encaminhamentos/acompanhamento da criança/adolescente e da família.Combate à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Esta campanha conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e CREAS.PROTEGER É COISA NOSSA – PARA DENUNCIAR DISK 10018 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Aniversariante do dia: Alzenir Xavier - Feliz Aniversário

 Alzenir Xavier

Hoje é o dia dela.
Uma homenagem merecida para essa garota que além de muito linda e super educada é também um exemplo de pessoa para todos aqueles que á conhecem.

Parabéns minha querida sobrinha Alzenir, que Deus te ilumine e te dê muitos e muitos anos de vida com saúde, carinho, paz e felicidades.

Muito sucesso na sua vida e que continue sempre essa jovem linda, popular e maravilhosa. Um grande abraço de todos que fazem o Blog Petrolândia em Foco.

Feliz Aniversário !!!

Petrolândia em Foco de Tony Xavier

Aumento de acidentes com picadas de cobras na região do Pajeú; Soro só é encontrado em Arcoverde

Vítimas de picadas de cobras na região do Pajeú correm risco ainda maior de óbito em virtude da portaria 63/2015 da secretaria Estadual de Saúde, que, alegando queda na produção de soro antiofídico, definiu como referência para tratamento em episódios como este o Hospital Ruy de Barros, município de Arcoverde.
A informação foi confirmada em entrevista à Rádio Pajeú por Márcia Adriana, Coordenadora do Programa Nacional de Imunização da X Geres. Aos Hospitais do Pajeú em Afogados da Ingazeira e Serra Talhada cabe a obrigação de transferir pacientes graves.
A situação veio a tona depois da morte de um senhor identificado por João Corumba, do Distrito de Santa Rosa, município de Ingazeira, depois de picado por uma jararaca em sua casa no Distrito. Neste período, há um aumento no número de acidentes com cobras e escorpiões.
“É importante alertar que a população, principalmente quem mora na zona rural, atente para a importância e equipamentos de segurança como botas e luvas”, disse. Ela afirmou que o soro para picadas de escorpiões e aranhas ainda pode ser encontrado em Afogados e Serra. 
(Via: Rádio Pajeú / Nill Júnior)
Blog: O Povo com a Notícia

Corte no Bolsa Família pode chegar a 10% dos beneficiários


Mais duas pastas da área social do novo governo vão rever programas e atos da gestão petista. No Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, um pente-fino no Bolsa Família poderá levar ao desligamento de até 10% dos beneficiários, segundo projeção feita pelo ministro Osmar Terra ao GLOBO. No Ministério da Educação e Cultura (MEC), a ordem foi revisar todos as deliberações publicadas nos últimos 30 dias. Além da legalidade das medidas do ex-ministro Aloizio Mercadante e sua equipe, o novo ministro da pasta, Mendonça Filho, vai avaliar o mérito dos atos, podendo revogá-los.

As mudanças no Bolsa Família, segundo Terra, incluem um aprimoramento na fiscalização do programa, com cruzamento de diversas bases de dados do governo, para checar se as cerca de 14 milhões de famílias beneficiárias cumprem a condição de baixa renda exigida. Estudos feitos desde a elaboração do Travessia Social, programa de governo do presidente interino Michel Temer, projetam que 10% dos atendidos estão fora dos critérios. Osmar Terra destacou que a proporção pode ser até maior:

— Se for cruzar todos os dados, pode dar mais, de 20% a 30%, mas estamos falando de uma população flutuante, que melhora de vida e piora rapidamente. O importante é dizer que será um processo gradual, que não prejudicará a população que realmente precisa. Inclusive a família que eventualmente sair do programa terá as portas abertas para voltar, em caso de necessidade.


REAJUSTE CONFIRMADO

Terra disse que o governo Temer vai garantir o reajuste de 10% no Bolsa Família anunciado pela presidente afastada Dilma Rousseff em 1º de maio. Como foi anunciado pela gestão anterior, ele confirmou que há R$ 1 bilhão no orçamento disponibilizado custear a medida. O ministro estima que, até o fim de junho, a correção do valor dos benefícios será confirmada.

— Foi um gesto político de Dilma. Completaremos o serviço que ela não fez. Vamos garantir porque (o benefício) está defasado com a alta da inflação, que é acima da média no caso dos produtos que são consumidos com o recurso do Bolsa Família — afirmou Terra.

No MEC, as reavaliações começaram ainda na sexta-feira, primeiro dia de Mendonça Filho à frente da pasta. Ele determinou à Consultoria Jurídica do órgão uma devassa nos atos recentes da gestão anterior. A suspeita é que deliberações tenham sido apressadas de forma indevida.

Um dos atos que poderão ser anulados é o decreto presidencial de 10 de maio que nomeou 12 conselheiros no Conselho Nacional de Educação, que tem 24 membros no total. A troca de cadeiras estava marcada apenas para 3 de julho. Foi antecipada sob o argumento de que havia risco de descontinuidade dos trabalhos.


Para Mendonça, é preciso avaliar se a real intenção não foi assegurar assentos para pessoas ligadas aos petistas no conselho, que tem um poder de interferência grande na política do MEC. Cabe ao colegiado referendar diversas políticas a serem adotadas na Educação.
A Consultoria Jurídica está recuperando decretos anteriores para verificar se é praxe antecipar em quase dois meses a troca de conselheiros. Dos 12 nomeados antes do final do mandato, cinco foram reconduzidos e sete são novos.

Outro ato na mira da nova gestão é uma portaria que mudou regras para aquisição e distribuição de materiais digitais a escolas de educação básica. Por envolver recursos expressivos, as alterações serão analisadas com cuidado e podem ser revogadas. Paira sobre os colaboradores de Mendonça a sensação de que a gestão petista deixou diversas “cascas de banana” em forma de decretos, portarias e resoluções publicados nos últimos dias.

Ontem, Mendonça gravou um vídeo para desmentir boatos que circulam na internet sobre cortes de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (ProUni). O ministro vem afirmando que preservará iniciativas importantes da pasta e que, neste momento, nenhum corte está sendo considerado. Na sexta-feira, ele também teve que divulgar nota de esclarecimento sobre mensagens nas redes sociais atribuindo ao novo governo a suspensão de bolsas de assistência universitária, que havia sido efetivada três dias antes.

MUDANÇA NO INEP


A nova presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) será Maria Inês Fini, doutora em Educação e com passagem pelo órgão durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Ligada ao PSDB, ela também foi colaboradora do governo José Serra em São Paulo.

Ela comandou projetos de reestruturação curricular e avaliação. No Inep, trabalhou na criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que nasceu como teste para medir o conhecimento antes de se transformar em vestibular unificado.

Maria Inês foi indicada por Maria Helena Guimarães de Castro, nova secretária-executiva do MEC. As duas lecionaram na Universidade Estadual de Campinas e trabalharam juntas no Inep, onde Maria Helena era presidente. Luiz Roberto Curi, empossado recentemente na presidência do Inep, recebeu a notícia de que sua sucessora fora escolhida pela imprensa.

A montagem da equipe deve ser concluída esta semana. Alguns nomes cotados para a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC são de dois ex-reitores da Universidade Federal Rural de Pernambuco: Emídio Cantídio, que já foi diretor de Programas e Bolsas da Capes, e Valmar Correia. Para a Secretaria de Educação Básica (SEB), um forte candidato é Eduardo Deschamps, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A Capes poderá ser comandada por Abílio Baeta, que já foi secretário do MEC no governo FHC.

Maria Helena deixou ontem a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), ligada ao governo Geraldo Alckmin, para auxiliar Mendonça Filho na definição dos nomes.


Via Blog de Assis Ramalho - (Fonte: Extra-RJ)

Cidades do Sertão de PE recebem mais uma temporada do Sonora Brasil

Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro apresentam o show "Violas Singulares".  (Foto: Frank Buzatt/Divulgação)
Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro, apresentam o show "Violas Singulares"(Foto: Frank Buzatt/Divulgação)
Nos dias 17, 18 e 19 de maio três cidades do Sertão pernambucano irão receber o Projeto Sonora Brasil. Nele são realizadas apresentações musicais gratuitas que desta vez apresenta o grupo Violas Singulares. O projeto inicia por Petrolina dia 17 e segue no dia 18 por Araripina e dia 19 em Bodocó. De 21 a 28 deste mês o Sonora Brasil estará em mais sete municípios de Pernambuco.

O grupo Violas Singulares é composto pelos músicos Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Romão. Eles possuem gênero musical regional e apresentarão ao público a viola-de-cocho, a viola fandangueira e a viola de buriti. As pessoas que estarão presentes poderão conhecer culturas de outros estados como a do Tocantins.

Em Petrolina a apresentação acontece a partir das 20h na Sala de Dança do Sesc. Em Araripina está marcado para 19h30 no Lions Clube. Já em Bodocó o grupo faz apresentação no Hotel Bodocó  a partir das 20h.

Em abril o Projeto Sonora Brasil esteve nestas cidades com uma temporada de shows pelo duo Viola de Concerto, formado por Fernando Deghi, paulista radicado em Curitiba-PR, e Marcus Ferrer, do Rio Janeiro-RJ.

Do G1 Petrolina

Como Dirceu, Jefferson terá cassada carteira da OAB


Perdoado no mensalão, Roberto Jefferson, presidente do PTB, está tenso.
Assim como José Dirceu (que já perdeu), Jefferson corre risco de ter cassada a sua carteirinha da OAB. Há um processo em tramitação.
A Associação dos Delegados de Polícia Federal pretende entregar para o presidente Temer uma lista tríplice com indicações para diretor-geral da PF.
Leandro Daiello deve ser substituído após os Jogos Olímpicos, e a vaga por lei é de um delegado.


Daiello e o ex-AGU José Eduardo Cardozo devem abrir um escritório de advocacia em Brasília.

Leandro Mazzini – Coluna Esplanada