sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Brigar pela segunda posição, dizem adversários do Brasil

Sorteio da Copa do Mundo de 2018/Foto: Mladen Antonov/AFP
MOSCOU (RÚSSIA) - Os adversários do Brasil no Grupo E da próxima Copa do Mundo já entregaram os pontos. Mladen Krstajic (interino da Sérvia), Vladimir Petkovic (Suíça) e Óscar Ramírez (Costa Rica) consideram certo que a seleção de Tite vai terminar a chave na primeira posição. As três outras equipes brigariam pela segunda posição.
A definição aconteceu nesta sexta (1º), em evento realizado no Palácio do Kremlin, em Moscou.
"O Brasil não é favorito. É superfavorito. Pelos valores individuais que tem, pela tradição e força, deve ficar com o primeiro lugar. O que cabe a nós é lutar pela segunda vaga com Costa Rica e Sérvia. Neste caso, será uma disputa igual porque existe muito equilíbrio no futebol", disse o bósnio Petkovic, que classificou os suíços para a quarta Copa consecutiva.
No Brasil, em 2014, o time foi eliminado por um gol da Argentina na prorrogação em uma das partidas mais dramáticas do torneio.
"O desafio é ir mais longe. Pelo patamar que a seleção suíça atingiu, merece mais", completou.
Mais seria chegar às quartas. Foi o que a Costa Rica alcançou em 2014, surpreendendo e terminando o chamado "grupo da morte" em primeiro, superando Inglaterra, Uruguai e Itália. O que foi lembrado até durante o sorteio pelo apresentador inglês Gary Lineker.
COPA DA ITÁLIA
"Eu vejo a situação atual muito parecida com o que aconteceu em 1990. O Brasil é a força máxima do grupo e ninguém vai conseguir alcançar. A Costa Rica é candidata a surpreender e ficar com a segunda vaga. E podemos fazer isso", explica Ramírez, que ficou conhecido nas eliminatórias pelas efusivas comemorações nos gols.
Na Copa da Itália, em 1990, a Costa Rica ficou em um grupo com Brasil, Escócia e Suécia. Comandada pelo técnico sérvio Bora Milutinovic, venceu os dois europeus, avançou em segundo lugar e caiu nas oitavas, diante da então Checoslováquia.

Aos 48 anos. morre em São Paulo ex-deputado estadual de Pernambuco Fernando Lupa

Ex-deputado estadual de Pernambuco Fernando Lupa morreu em São Paulo, aos 48 anos (Foto: Eduardo Pugliesi/Arquivo pessoal)
O ex-deputado estadual e ex-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) Fernando Antônio Gomes Pugliesi, conhecido como Fernando Lupa, de 48 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (1º), no Hospital Nove de Julho, em São Paulo.
De acordo com o irmão do ex-deputado, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), no Recife, Eduardo Pugliesi, Lupa estava internado para a realização de um procedimento médico contra complicações decorrentes de uma pancreatite aguda.
A família do ex-parlamentar apontou que o corpo de Fernando Lupa deve chegar ao Recife nesta sexta-feira. O velório está marcado para o sábado (2), no plenário da Alepe, na região central da capital pernambucana. O enterro está previsto para o mesmo dia, no Cemitério de Santo Amaro, também na área central.

História

Morre aos 65 anos a atriz e produtora, Ana Maria Nascimento e Silva

A atriz Ana Maria Nascimento e Silva (Foto: Reprodução/GloboNews)

A atriz, produtora e apresentadora Ana Maria Nascimento e Silva morreu nesta quinta-feira (30), no Rio, aos 65 anos. Ela tinha câncer de mama. O velório está marcado para acontecer neste sábado (2), no Memorial do Carmo, Zona Norte do Rio, entre as 9h e as 15h.

Dentre as novelas que Ana Maria Nascimento e Silva fez, estão "O salvador da pátria" (1989), "Quatro por quatro" (1994) e "Zazá" (1997). Na TV, também participou de "Araponga" (1990) e "Engraçadinha... Seus amores e seus pecados" (1995). A última novela foi "Jamais te esquecerei" (2003), do SBT.
Formada em história da arte, ela também atuou no cinema. Um de seus primeiros trabalhos foi "Paraíso no inferno" (1977), de Joel Barcellos.

Lançado pelo TSE título de eleitor digital que pode substituir documento impresso na votação

E-título poderá ser exibido pelos eleitores em celulares ou títulos (Foto: Reprodução, TSE)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, lançou nesta sexta-feira (1º) o E-título, documento digital que pode substituir no dia da eleição o título de eleitor. Os eleitores podem acessar o E-título diretamente em um aplicativo que pode ser baixado no smartphone ou no tablet.

A versão digital do título de eleitor apresenta novidades em relação ao documento tradicional. O E-título, por exemplo, exibe informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o cadastramento biométrico e o endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização.

Além disso, para quem já passou pelo cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, o E-título exibirá a foto do eleitor, que é tirada na mesma ocasião em que é coletada a biometria.
O documento digital de identificação dos eleitores também terá um QR Code para a validação na zona eleitoral.

Os aplicativos que permitem usar o título de eleitor digital serão disponibilizados gratuitamente na App Store e no Google Play, para atender dispositivos com sistemas IOS e Android.

Neste momento, apenas os celulares ou tablets que rodam o sistema Android podem baixar o aplicativo do TSE. Os equipamentos com IOS, informou a assessoria do tribunal, terão que aguardar mais 10 dias para fazer o download do aplicativo na App Store.

Ao inserir no aplicativo o número do título eleitoral, o nome do eleitor, a filiação e a data de nascimento, o E-título será validado e liberado.

Segundo a assessoria do TSE, o novo documento digital foi desenvolvido integralmente pela Justiça Eleitoral, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) que foi adotada por Gilmar Mendes para distribuição nacional.

Segundo a assessoria do TSE, o novo documento digital foi desenvolvido integralmente pela Justiça Eleitoral, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) que foi adotada por Gilmar Mendes para distribuição nacional.

A implementação do E-título foi feita em conjunto pelos servidores da área de TI do Tribunal Superior Eleitoral e do TRE do Acre. Conforme a assessoria do TSE, a iniciativa não gerou custos extras para os cofres públicos.

Título de eleitor impresso

Café com água de côco; poema de Tony Xavier

Foto: Tony Xavier

CAFÉ COM ÁGUA DE CÔCO
Autor: Tony Xavier

Petrolândia enfrenta um desafio
A vida na cidade é uma doideira
Pois não chega mais na torneira
E a cidade é na beira do rio.
Caixas d'agua, e baldes estão vazios
Todo mundo está ficando louco
Quem mora mais distante é um sufoco
E a compesa não tem a solução,
Que na mesa pra se comer um pão,
Faz café usando água de côco

Lá nas margens do rio é tanta gente
Carregando o líquido precioso
Pois a água que falta para o povo
Deixa qualquer pessoa descontente
E aquilo não sai da sua mente.
De tanto reclamar já estão rouco;
E sem água de novo um sufoco,
E lá vem toda preocupação,
Que na mesa pra se comer um pão,
Faz café usando água de côco,

Café com água de côco
Por Tony Xavier, o poeta do povo

Blog Petrolândia em Foco

Bom dia Petrolândia, bom dia Brasil

 45ª missa dos vaqueiros - Foto: Tony Xavier

45ª missa dos vaqueiros - Foto: Tony Xavier

Com imagens da 45ª missa dos vaqueiros estamos amanhecendo o dia nesta sexta-feira 01 de dezembro de 2017, que Deus nos ilumine em mais um dia que está começando, bom dia!

Bom dia Petrolândia!
Blog Petrolândia em Foco