quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PETROLÂNDIA-PE: 30 anos de uma nova história


Blog Petrolândia em Foco

Em zoológico da Venezuela, animais em perigo de extinção, morrem de fome

Vários animais estão sofrendo por falta de comida e desnutrição severa. Foto: Miguel Romero/ Panorama / AFP

Dois pumas com a pele grudada nos ossos deram rosto ao drama de um zoológico do oeste da Venezuela, onde vários animais estão morrendo por falta de comida e outros sofrem de desnutrição severa.

Patos, porcos e cabras tiveram que ser sacrificados para alimentar outras espécies no zoológico metropolitano de Zulia, fechado para visitantes desde meados de fevereiro, após a divulgação de imagens de feras famintas.

Um leão africano, um tigre de bengala, um jaguar, várias jaguatiricas e aves de rapina, todos carnívoros, engrossam a lista de desnutridos, disseram recentemente à AFP trabalhadores do parque, situado no município de San Francisco.

Mas os pumas - resgatados do tráfico de animais silvestres - apresentam o quadro mais grave. Suas fotos difundidas pelo jornal local Panorama causaram alarme. "Ambos estavam confinados como animais de estimação e chegaram malnutridos, se recuperaram, mas com esta crise retrocederam, como se tivessem encolhido", acrescentaram as fontes. 

O país encara uma grave escassez de alimentos e remédios, além de uma hiperinflação que em 2018 poderia chegar a 13.000%, segundo o FMI. "Os zoológicos não escapam da crise", admitiu uma autoridade, que disse não ter "autorização para declarar à imprensa".

Um macho e uma fêmea de condor-dos-Andes nascidos em cativeiro e transladados ao parque para um plano reprodutivo que busca salvar a espécie da extinção também passaram semanas sem comer adequadamente. 

Esta é a maior e mais pesada ave voadora do mundo e está em "perigo crítico" pela caça e "o uso estendido de agroquímicos", segundo o Livro vermelho da fauna venezuelana. Restam poucos exemplares em estado silvestre.

A fome levou dois carcarás (aves de rapina) a comerem seu companheiro de jaula. Para tentar compensar a falta de carne, diretores promoveram a caça de iguanas - lagartos - que crescem silvestres no zoo, além da pesca de tilápias em lagoas do parque. Além do fornecimento irregular de alimentos, o único zoológico do estado de Zulia é afetado por roubos. Em 2016, ao menos 40 animais foram roubados por sua carne.

Dirwings Arrieta, prefeito de San Francisco, anunciou a "reestruturação" do lugar, mas não se referiu à desnutrição dos animais.  A insegurança afeta outros zoológicos, como o de Caricuao, em Caracas, onde em 2016 mataram um cavalo para roubar sua carne. Em janeiro, meios do estado Falcón (oeste) informaram do roubo de dois caititus (porcos selvagens). 

Novela da Globo é investigada por merchandising sobre coaching

Na trama, Clara (dir.) ajuda Laura (centro) a superar trauma com ajuda de Adriana. Foto: Globo/Reprodução

A campanha publicitária envolvendo a prática do coaching na novela O outro lado do paraíso, da Globo, foi alvo de um processo instaurado no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). A trama, que envolve a personagem Laura (Bella Piero), vítima de abuso sexual na infância, já havia recebido críticas de outras instituições, incluindo o Conselho Federal de Psicologia. 

A novela mostra Clara (Bianca Bin) tentando ajudar Laura a superar o trauma da violência sexual cometida pelo padrasto, Vinicius (Flávio Tolezani), quando tinha 8 anos de idade. Em uma ação patrocinada pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), a personagem Adriana (Julia Dalavia) aplica seus conhecimentos da técnica em uma espécie de hipnose, fazendo a vítima revisitar memórias do passado. O processo no Conar aponta uma confusão entre as práticas de coaching e psicoterapia, "uma vez que houve o entendimento de que o coach pode garantir resultados a um trauma psicológico por meio de hipnose". 

"Coach é o profissional que aplica o coaching e não a metodologia em si. No entanto, o principal problema está na afirmação de que o processo pode utilizar a hipnose", defendeu Sulivan França, presidente da Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC), em um ofício enviado à Globo. "É um processo de planejamento estratégico do indivíduo para que ele possa sair de onde está no presente e chegar aos objetivos que quer alcançar no futuro, sem falar, em momento algum, de passado ou utilizar qualquer técnica como a hipnose. Em nenhum momento está ligado ao passado", completou. 

De acordo com ele, há a preocupação em induzir profissionais da área a atuar de maneira equivocada. "Além de ilegal, isso se tornaria um problema de saúde pública, o que é extremamente preocupante", disse. Em um comunicado, o Conselho Federal de Psicologia afirmou que a abordagem a temas relacionados a abuso sexual e saúde mental em O outro lado do paraíso era um "desserviço" ao país. 

"Mesmo compreendendo o caráter de uma obra de ficção, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) entende que a telenovela O outro lado do paraíso, por se tratar de uma obra capaz de formar opinião, presta um desserviço à população brasileira ao tratar com simplismo e interesses mercadológicos um tema tão grave como o sofrimento psíquico de personagem cuja origem é o abuso sexual sofrido na infância", alega a publicação, ao que a emissora respondeu, reiterando o caráter ficcional da obra. 

Santina Maria Xavier: Uma saudade sem fim

Santina Maria Xavier

24 anos se passaram e á saudade continua nos corações de cada um dos seus filhos, amigos e parente  daquela que jamais será esquecida. O meu maior tesouro que partiu exatamente no dia 28 de fevereiro de 2004, deixando muitas saudades mas também um grande exemplo de caráter amor e ensinamentos para todos os seus filhos.


Blog Petrolândia em Foco
Foto: Arqiuvo da Família

Cães e gatos são encontrados mortos com sinais de envenenamento em Jataúba


Cachorros e gatos foram encontrados mortos com sinais de envenenamento em Jataúba, no Agreste de Pernambuco. O fato aconteceu no Loteamento Augusto de Melo. De acordo com a Vigilância Sanitária do município, o caso está sendo investigado, mas até o momento desta publicação nenhum suspeito foi localizado. O número de gatos e cachorros mortos não foi divulgado.

A Vigilância Sanitária informou ainda que, o responsável por esse crime pode responder por crime ambiental, que prevê que, quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de até um ano, além de multa.

A morte dos animais aconteceu no sábado (24), mas só foi divulgada nesta terça-feira (27).

Do G1/Caruaru/Foto: Ilustrativa

Bom dia Petrolândia, bom dia Brasil



Parque de Vaquejadas João Pernambuco - Petrolândia-PE

O que há de mais belo e especial no sertão nordestino e na região Petrolandense, você vê aqui no Blog Petrolândia em Foco, sempre mostrando para o Brasil e para o mundo imagens que certamente irão te deixar cheio de saudades. Um excelente dia para cada um dos nossos leitores.

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier