sexta-feira, 12 de outubro de 2018

POEMA: Eu preciso de você! - por Antônio Souza

Poeta, Antônio Souza

Eu preciso de você

"Eu só queria, um pouco da sua atenção...
A noite se faz tão linda...
Mais você, finge não me ver!
E lamentável, que eu sofra tanto assim...

As horas, transcorrem fria,
Desejo você aqui comigo.
Em meus pensamentos agora, vejo teus olhos,
eles estão brilhando como as estrelas...

Mais todo o meu amor, se perde nesta ilusão,
E um grande sonho, te encontrar!
Mais os teus olhos, se negam me enxergar.
Eu não te possuo, mais vivo as esperanças...

Louco de desejos e paixão, eu te espero.
Sempre que olho nas estrelas, la te encontro,
tão linda e única como sempre...
Mais só em meus sonhos eu te encontro!

Eu só queria, um pouco da sua atenção,
Veja como a noite esta tão linda!
Mais você, finge não me ver!
E lamentável, que eu sofra tanto assim...

É eu sei, eu estou morrendo,
eu não espero por tuas lagrimas!
Por que eu acredito no amor,
e um dia este amor, seja conjugado."

Autor: Antônio de souza cruz.

Blog Petrolândia em Foco

PETROLÂNDIA-PE: Agendamento de consultas e exames na Secretaria Municipal de Saúde de 15 a 19 de outubro de 2018

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia

Segunda, 15 de out: Neurologista, Nutricionista, Preventivo, Colposcopia.
Terça, 16 de out: Ginecologista, Eletrocardiograma, Nutricionista.
Quarta, 17 de out: Urologista, Nutricionista
Quinta. 18 de out: Exames Laboratoriais, Raio X
Sexta, 19 de out: Clínico Geral, Exames Laboratoriais

Para marcação de consultas e exames é obrigatório a requisição médica, bem como o RG, cartão do SUS, cartão de consultas atualizado do hospital.

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Informações: Fabrício Almeida/Paulo Jr

Cristo Redentor completa 87 anos

© Reuters / Ricardo Moraes
De braços abertos, o Cristo Redentor, abençoa a cidade do Rio de Janeiro, do alto do Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, desde 12 de outubro de 1931, dia em que o monumento foi inaugurado, pelo presidente Getúlio Vargas. De lá, até os dias atuais, a imagem se transformou em um dos mais conhecidos pontos turísticos do mundo e foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade. Em 2007, foi declarado uma das Sete Maravilhas do Mundo. Nesta sexta-feira, o monumento completa 87 anos

A programação das comemorações começou ontem (11) com uma vigília de oração e continua, nesta sexta-feira, às 8h, com a bênção, pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Das 9h às 18h, o projeto Ação de Amor do Cristo Redentor, no Parque do Flamengo, próximo ao Marco Zero, vai oferecer serviços de esporte, lazer, cultura, saúde, educação e assistência. Às 18h30, o presidente Michel Temer participa da celebração da Missa do Dia de Nossa Senhora Aparecida, no monumento no alto do Corcovado.

A construção do monumento não foi fácil e levou muito tempo. A história da estátua de estilo art déco teve início em 1859 com uma ideia do padre francês Pierre-Marie Boss, capelão da Igreja do Colégio Imaculada Conceição, de instalar um monumento religioso, no topo do Corcovado, um morro com 710 metros de altura

O local não foi consenso dentro da Igreja Católica. Uma corrente preferia que fosse no Pão de Açúcar, outro cartão-postal do Rio. A discordância foi resolvida por uma comissão em 1921 e, finalmente, no ano seguinte, foi escolhido o projeto do engenheiro e construtor Heitor da Silva Costa, que chamou o desenhista italiano Carlos Oswald, o escultor francês de origem polonesa, Paul Landowski e o calculista Albert Caquot para integrar a equipe. O escultor foi responsável pela produção da cabeça e das mãos do Cristo, feitas na França e trazidas em partes para o Brasil.

Eu também já fui criança; poema de Tony Xavier, - o poeta do povo

Poeta, Tony Xavier
Dia das Crianças
Por Tony Xavier - o poeta do povo

Não sou criança mas fui
Eu me lembro muito bem
Quem foi assim como eu,
Sentes saudades também
Nossas vidas são lembranças,
E quem nunca foi criança,
Na vida não foi ninguém.

Lembro tudo  do passado
Dos caminhos pra escola
Dos livros  e os cadernos
Que eu levava na sacola
Do meu humilde calçado,
Já quase danificado,
Na outra mão uma bola.

Ao lado da minha mãe
Aos domingos ia a feira
Nosso carro, uma carroça
Que nem fazia poeira,
Domingo de manhãzinha,
Lá ia nós pra feirinha,
Que existia em Barreiras!

Ah se o tempo voltasse
Como guardo na lembrança
De sentir a liberdade
Com aquela segurança.
E eu pudesse desfrutar,
E novamente voltar,
Aos meus tempos de criança.

Momentos de liberdade
Quando somos um menino
Parece que somos nós
Que comanda o destino;
Por isso volto no tempo,
Pra reviver os momentos,
De quando fui pequenino

Daquele tempo saudades
Recordações do passado
Ás vezes choro pensando,
Se tudo mesmo é verdade
Se são coisas do destino,
Ser outra vez um menino,
Confesso, tenho vontade

Eu volto ao tempo pensando
Procurando entender
E por mais que ele passe
Não consigo esquecer.
E hoje como lembrança,
Se eu pudesse ser criança
Outra vez queria ser.

Blog Petrolândia em Foco
Por Tony Xavier - o poeta do povo

Dia das crianças: como prevenir acidentes domésticos com os pequenos

© Pixabay
Crianças sempre pedem atenção redobrada, já que sempre há a chance da ingestão e até aspiração de objetos estranhos, como moedas, ossos de frango, peças de brinquedos, feijão e espinhas de peixes. Essas ocorrências concentram-se principalmente até os 3 anos de idade, quando é comum o hábito de levar objetos à boca. Os pais e os cuidadores são os principais responsáveis pela prevenção dessas situações.

Objetos como moedas, joias, agulhas e aparelhos que tenham pilhas ou baterias em forma de disco não podem estar ao alcance de crianças menores de três anos; além disso, é fundamental atestar que seus brinquedos não contenham pedaços que possam ser destacados com mãos ou dentes. Também é necessária supervisão direta até os cinco anos enquanto alimentam-se ou brincam com sacos plásticos e balões de borracha.

Os tradicionais broches, berloques, prendedores de chupeta, medalhas e correntes podem representar perigo caso se soltem. Ainda, os pais ou responsáveis devem ensinar as crianças a não levarem os objetos à boca, e atentar-se para que elas não corram, riam ou chorem ao comerem.

“Contudo, esses acidentes podem acontecer mesmo com todas as medidas preventivas. Por isso, os pais e cuidadores precisam conhecer as manobras para retirada de um corpo estranho e para ressuscitação. A criança precisa ser levada o mais rápido possível ao médico, para que o profissional possa identificar e definir qual o melhor tratamento e aplica-lo o quanto antes, evitando complicações”, alerta Silvia Regina Cardoso, endoscopista e presidente do Núcleo de Pediatria da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

E como são feitas a identificação e retirada desses objetos?

A identificação e extração destes corpos estranhos podem ser feitas por meio de um procedimento endoscópico, capaz de, em muitos casos, eliminar a necessidade de cirurgia. O exame de endoscopia digestiva alta visualiza o esôfago, o estomago e o duodeno, que são os locais onde a maioria dos corpos estranhos ingeridos ficam retidos.

Os corpos estranhos aspirados podem ficar impactados na laringe, traqueia ou brônquios, sendo avaliados pelo exame de laringotraqueobroncoscopia. “São exames simples e têm a função de verificar onde o objeto alojou-se. A partir disso conseguimos retira-los, geralmente sem comprometer o aparelho digestivo ou respiratório do paciente”, afirma a especialista.

Para a realização dos exames endoscópicos, é necessário que inicialmente a criança seja submetida à anestesia. Para a endoscopia digestiva ela é colocada em posição lateral. Então, coloca-se um protetor bucal, a fim de impedir que a boca seja fechada – em seguida, insere-se o esofagogastroduodenoscópio, aparelho responsável pela visualização da faringe até o intestino.

Procedimento semelhante é feito para a realização do exame de broncoscopia, ficando o paciente, neste caso, em decúbito dorsal. Então o broncoscópio é introduzido na boca ou narina, visualizando desde a laringe até os brônquios.

Bom dia Petrolândia, bom dia família brasileira



Imagens do sertão petrolandense

Bom dia! O nascimento de um novo dia traz para cada um de nós a certeza de mais uma conquista e a esperança de um novo sonho a ser  realizado, que todos tenham um excelente dia. 

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier