terça-feira, 16 de outubro de 2018

Com gol de Miranda aos 47 do segundo tempo, Brasil vence a Argentina

© Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira venceu a Argentina por 1 a 0 nesta terça-feira (16) pelo Superclássico, torneio amistoso disputado na Arábia Saudita. O jogo aconteceu no estádio King Abdullah, em Jedá.

O triunfo do time do técnico Tite veio no fim da partida, com gol do zagueiro Miranda. Aos 47 do segundo tempo. Neymar cobrou escanteio e a bola “encontrou” o defensor na área, que ganhou da defesa hermana e tirou o zero do placar, no apagar das luzes.

Apesar da vitória, o Brasil jogou mal. Já a Argentina, sem Messi e outros craques, foi apenas uma seleção de lampejos e com pouca criatividade. 

Gil Gomes morre aos 78 anos em São Paulo

Gil Gomes era jornalista e radialista - Arquivo pessoal/direitos reservados
O jornalista e radialista Cândido Gil Gomes Júnior, conhecido como Gil Gomes, morreu na madrugada de hoje (16) em São Paulo, aos 78 anos. Ele sofria há mais de dez anos de Mal de Parkinson.

Gil Gomes deixa quatro filhos e nove netos. Ele será enterrado hoje à tarde, no Cemitério Memorial Vertical de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Famoso na crônica policial, Gil Gomes começou sua carreira aos 18 anos como locutor esportivo. Nos anos 90, fez parte da equipe do jornal popular “Aqui Agora”, no SBT, reforçando sua imagem de repórter policial com a entonação marcante de suspense em suas reportagens.

Túlio Maravilha, aos 49 anos está de volta a time da 3ª divisão de SP

© Reprodução / TV Globo

Alô, galera de Taboão da Serra! Agora é pra valer." Com um vídeo de 40 segundos de duração, o Clube Atlético Taboão da Serra anunciou na noite desta segunda-feira (15) a recontratação de Túlio Maravilha como reforço da equipe para a disputa da Série A-3 do Campeonato Paulista de 2019.

O atacante de 49 anos chegou a acertar com a equipe para a competição -equivalente à terceira divisão estadual- em 2017. Na ocasião, porém, deixou o time sem nem mesmo entrar em campo para se dedicar a compromissos pessoas e palestras. Em 2016, havia sido chamado pelo clube para exercer a função de "treinador rotativo"

No vídeo divulgado pelo próprio Taboão nesta segunda, Túlio anuncia a intenção de marcar seu 1001º gol, chamado por ele de "Gol Superação". O milésimo gol -nas contas pessoais- do veterano atacante saiu em 2014, quando atuava pelo Araxá na disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro, em cobrança de pênalti diante do Mamoré.

"Já fechei um novo contrato com o presidente Anderson (Nóbrega, do Taboão), já definimos as datas. Túlio Maravilha vai voltar a jogar futebol -agora pelo CATS, Clube Atlético Taboão da Serra- no Campeonato Paulista de 2019, a A-3. Vou em busca do 'Gol Superação', o gol 1001", anuncia o reforço. "Isso aí! O CATS terá o maior artilheiro em atividade no mundo. Agora defendendo as cores do Taboão da Serra no campeonato da A-3 2019. Estamos juntos, hein? É só conferir."

presidente da equipe, Anderson Nóbrega, comemorou o acerto. Em contato com a reportagem nesta terça-feira (16), o dirigente mostrou compreensão com a passagem anterior do jogador pelo clube, apostando no marketing de Túlio e em sua influência sobre o elenco.

"O Túlio Maravilha é um fenômeno ainda de marketing. Infelizmente, não conseguimos que ele ficasse para jogar o Paulista [em 2017]", explicou Nóbrega. "Desta vez, conversamos bastante e chegamos ao compromisso de ter esse grande nome em nosso elenco", completou.

Na equipe, Túlio deverá receber por produtividade -ou seja, a cada jogo disputado. Mas para o dirigente, as chances são grandes de o atacante, que foi contratado em 2018 para defender o Atlético Carioca na quarta divisão do Rio de Janeiro, entrar em campo com regularidade.

"O Túlio Maravilha é um fenômeno ainda. Fisicamente, ele é melhor que muito garoto. E está com muita vontade de fazer gols e bater o recorde, quem sabe passar o Romário", afirmou, em referência aos 1000 gols do ex-jogador de Vasco, Flamengo, Fluminense, Barcelona e PSV Eindhoven, entre outros clubes.

WhatsApp se prepara para combater notícias falsas

© DR
WhatsApp está preparando uma turnê pela Índia para explicar às populações locais o perigo de disseminar informação  falsa através das redes sociais, uma iniciativa realizada em parceria com a operadora e fabricante de celulares Reliance Jio.

A turnê vai passar por dez cidades e, além de ensinar aos locais como instalar o WhatsApp, também será explicado como se pode detectar uma notícia falsa caso recebam alguma no futuro. Apesar de ser um dos mercados mais importantes para o WhatsApp, a Índia é também o território onde o app de mensagens encontra mais críticas devido à desinformação que partilhada e que já levou a assassinatos.

Seis dicas para quem come fora de casa

© iStock
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o brasileiro gasta atualmente cerca de 25% de sua renda com alimentação fora de casa. Comer fora é mais fácil e rápido, mas é preciso ficar atento para o local escolhido para fazer as refeições, as condições de higiene dos utensílios e a conduta dos funcionários que manipulam o alimento. Isso porque o número de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) ainda é alto no Brasil e, segundo especialistas, subnotificado.

A nutricionista e doutoranda em Ciência dos Alimentos pela USP, Jéssica Aragão, ligada ao Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), elenca seis cuidados para quem se alimenta fora de casa:

• Prefira locais limpos e arejados;
Verifique o estado de conservação dos utensílios (pratos, talheres, copos) e do ambiente de modo geral.
• Nos restaurantes com buffet montado, verifique se os pratos quentes estão em balcão térmico e se os pratos frios estão em balcão refrigerado. Os alimentos frios como saladas, molhos caseiros, sushi e queijos devem estar em balcões refrigerados à temperatura abaixo de 10 ºC e os alimentos quentes devem estar em balcões aquecidos à temperatura acima de 60 ºC.
 
Também nos estabelecimentos com buffet montado, repare se há anteparos de vidro sobre os pratos. Eles ajudam a proteger o alimento contra eventuais descuidos de quem está se servindo (espirros, tosses e saliva)

• Verifique a higiene dos funcionários e o cuidado de higiene que os mesmos possuem ao manipular o alimento. Durante o desempenho de suas atividades, os funcionários não devem fumar, falar desnecessariamente, cantar, assobiar, espirrar, cuspir, tossir, comer, manipular dinheiro ou outros atos que possam contaminar o alimento.

• Observe o prazo de validade de itens como azeite, pimenta e sachês de molhos. Esses produtos, por terem validade longa, costumam ser negligenciados.

Doenças alimentares – Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2017 foram registrados 598 surtos de DTAs com 9.320 doentes e 12 óbitos. Os agentes mais envolvidos nos surtos são as bactérias Salmonella spp., Escherichia coli (espécies patogênicas) e Staphylococcus aureus. “O número de casos reportados costuma ser muito aquém da realidade devido à subnotificação. O que é mostrado nas estatísticas de DTAs representa apenas a ponta do iceberg, justamente porque temos a noção de que a real dimensão dos casos é muito maior”, afirma Uelinton Pinto, professor da Faculdade de Ciência Farmacêuticas da USP e integrante do FoRC.

“A ingestão de alimentos contaminados com essas bactérias pode levar à ocorrência de gastroenterites, cujos sintomas mais comuns incluem náusea, vômito, febre, diarreia e cólicas abdominais. Em alguns casos, os sintomas podem ser mais graves e até fatais. Vale destacar que, no caso da intoxicação por Staphylococcus. aureus, a enfermidade ocorre devido à ingestão de alimentos contaminados com a toxina produzida pela bactéria, durante sua multiplicação nos alimentos”, explica Jéssica Aragão.

PETROLÂNDIA Defesa de armas de fogo por fiéis católicos é criticada em sermão na Festa de São Francisco de Assis

No dia 29 de setembro, durantes os festejos em louvor do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, aconteceu na Orla Fluvial, após a procissão dos barcos no Lago de Itaparica, a Missa dos Pescadores.

Centenas de fiéis participaram da celebração presidida por Padre Luciano Aguiar, responsável pelas Pastorais Sociais da Diocese de Floresta. A partilha da Palavra foi feita pelo Diácono Francisco Adilson da Silva, da Arquidiocese de Natal, com intensa repercussão devido ao tema escolhido.

Em meio aos debates da campanha eleitoral, então já polarizada, o diácono criticou a proposta de facilitar a liberação de armas de fogo no Brasil.

A preocupação do representante da Igreja baseou-se nas propostas de candidatos e no apoio declarado de fiéis e religiosos a discursos armamentistas. Além de projetos legislativos, a proposta de liberação do uso de armas de fogo está presente no debate público também no cenário eleitoral.

''O Brasil não está precisando de violência, o Brasil está precisando de paz. Cristão católico que acha que resolve o problema  da violência com violência, responderá diante de Deus. O problema do Brasil não se resolve com violência, se resolve com educação de qualidade, com justiça social, com políticas sociais públicas que favoreçam os menores'', enfatizou o Diácono.

Segundo o religioso, quem estudou o Palavra de Deus tem que falar a verdade e não ficar em cima do muro.

''O Diácono, o padre, o bispo, que entende, que estudou a Sagrada Escritura não pode ficar em cima do muro para bajular os ricos, os poderosos, os governantes, em detrimento dos pobres que estão morrendo à míngua. Nós temos que falar a verdade, a partir do Evangelho. E aí Jesus nos deixa uma lição: 'não ajunte riquezas'. É o que mais estão fazendo. Nesta sociedade capitalista, o que é colocado para a gente a partir de criança? Tem que ter, é a cartilha do ter. Ter cada vez mais, não interessa como. Dizer que não ajunte tesouro daqui, onde as traças corroem, onde os ladrões roubam. Ajuntem tesouro do Céu, por que ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e às riquezas''

O Diácono Francisco também criticou o governo do presidente Michel Temer, a quem qualificou de "raça de bandidos".

''O senhor Temer, e a raça de bandidos que ele tem, não pensem eles que vão passar desapercebidos diante dos olhos de Deus. Vão morrer, nem que seja de um câncer. Câncer que estão provocando no Brasil. Agora, o Congresso ampliou a lei que faz com que o agronegócio meta veneno na comida da gente, comemos por ano sete quilos de veneno, e é por isso que no Brasil são quatro mil novos casos de câncer por ano. Mas não pensem os senhores 'grandes' que passarão desapercebido diante de Deus'', alertou.

Assista abaixo à íntegra do sermão.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

Veja os alimentos que ajudam a repor a deficiência de minerais


Veja os alimentos que ajudam a repor a deficiência de minerais! - Muita gente tem consciência de que pode ter ou vir a desenvolver a deficiência de vitaminas. Mas a falta de certos minerais, também essenciais para a saúde, acaba por ser menosprezado pelas pessoas por causa do desconhecimento em torno do assunto. Como saber se os níveis desses nutrientes estão equilibrados em seu organismo? Um simples exame de sangue e uma série de sintomas podem servir de alerta. Na galeria, descubra quais os alimentos ajudam a repor a falta de determinados minerais e possíveis consequências para saúde com a carência desses nutrientes!

Muita gente tem consciência de que pode ter ou vir a desenvolver a deficiência de vitaminas. Mas a falta de certos minerais, também essenciais para a saúde, acaba por ser menosprezado pelas pessoas por causa do desconhecimento em torno do assunto. Como saber se os níveis desses nutrientes estão equilibrados em seu organismo? Um simples exame de sangue e uma série de sintomas podem servir de alerta.

Hora do Vip participa de expedição de mergulho na igreja submersa São Francisco de Assis da Velha Petrolândia, após um ano de ser descoberta pelos mergulhadores Samyr e Fagner [Vídeo]

Foi na manhã desta última sexta-feira (12) que uma expedição foi formada por cerca de quinze mergulhadores, na igreja submersa São Francisco de Assis da Velha Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

Há 30 anos a velha cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Após a inundação, nada do antigo local ficou visível para os moradores, mas encontrar a Igreja Matriz de São Francisco de Assis era sonho para o mergulhador e servidor público Samyr Oliveira, de 35 anos.

O sonho se tornou realidade no fim de outubro do ano passado, quando ele localizou as ruínas do templo junto ao também mergulhador e estudante Fagner Barros, de 30 anos. "Quando descemos, a 19 metros de profundidade, encontramos a igreja.
 

A expedição foi organizada pela equipe Adventure Divers, da cidade do Recife, e reuniu mergulhadores de São Paulo e Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida o Balneário & Roça do Samyr, onde mergulharam no mês que completa um ano que foi descoberta as ruínas da igreja São Francisco de Assis da Velha Petrolândia, atualmente submersa pelas águas do Rio São Francisco. Além da igreja submersa São Francisco de Assis, os mergulhadores mergulharam também no prédio da antiga fábrica de Doces da Charqueada e na igreja submersa Sagrado Coração de Jesus do antigo povoado Barreiras. 

Apôs um ano da descoberta da antiga igreja São Francisco da antiga Petrolândia retornamos a ela está aí as imagens pr vc matarem a saudade tem também a imaginem do pórtico da entrada da charqueada que eu descobri também sábado agora mais uma descoberta quero agradecer a todos os meus amigos mergulhadores Anderson Roberto Meira Fagner Barros Italo Cesar Rodrigo Henrique


Veja a cobertura completa pelo repórter Keven Vip, no quadro do blog Petrolândia Notícias 'Hora do Vip':

Redação do Blog Petrolândia Notícias

Bom dia Petrolândia, bom dia Família Brasileira




Imagens do sertão petrolandense
Bom dia! O nascimento de um novo dia traz para cada um de nós a certeza de mais uma conquista e a esperança de um novo sonho a ser  realizado, que todos tenham um excelente dia. 

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier