terça-feira, 23 de outubro de 2018

Militares se dizem 'desrespeitados' com fala de Haddad sobre Venezuela

Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert

Oficiais generais presentes à cerimônia do Dia do Aviador, realizada na Base Aérea de Brasília, nesta terça-feira, 23, se disseram "desrespeitados" com declarações do candidato Fernando Haddad (PT) em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira (22). 

Na ocasião, o candidato do PT foi questionado se não via como um erro colocar o seu partido como uma única opção para a democracia. Haddad rebateu dizendo que seu adversário "incita a morte de pessoas". "O filho dele (Eduardo Bolsonaro), na Avenida Paulista, disse que vai declarar guerra à Venezuela. Ele nem conhece a situação das Forças Armadas. A Venezuela tem condições bélicas superiores a do Brasil", disse Haddad. 

"Para o Brasil declarar guerra e mandar jovens brasileiros morrer na fronteira com a Venezuela ou pede ajuda para um império internacional, provavelmente os americanos, para quem ele bate continência, ou nós vamos mandar jovens brasileiros pobres provavelmente para morrer em um conflito que não é o nosso", completou.

Os militares presentes na cerimônia, que preferiram falar na condição de anonimato, disseram se sentir "ofendidos" e "desrespeitados" com a fala do candidato do PT. Segundo eles, Haddad "não conhece nada das nossas Forças Armadas" e está "menosprezando" a formação dos militares brasileiros. Criticaram ainda a forma que o petista lida com uma questão delicada ao citar de forma irresponsável sobre declarar guerra ao país vizinho com apoio dos Estados Unidos.

Desde segunda-feira (22) os militares já estavam incomodados com o candidato do PT que, para atacar Bolsonaro, afirmou que as instituições estão se sentindo ameaçadas. Na segunda-feira à tarde, Haddad disse, antes de participar de evento com catadores de material reciclável em São Paulo, que "as instituições estão se sentindo ameaçadas, inclusive pela linha dura de parte das Forças Armadas".

Essa afirmação, ao lado da fala do filho de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, de que bastava um soldado e um cabo para fechar o Supremo Tribunal Federal levaram "grande preocupação e insatisfação" entre os militares. 

Embora o candidato e seu filho tenham pedido desculpas, os militares entendem que o ataque não foi bom. No entanto, a cúpula das Forças Armadas decidiu não responder. A avaliação foi de que no momento é melhor não polemizar a questão e por considerá-la "tema de campanha eleitoral". 

Partes do corpo de jornalista são encontradas, diz emissora britânica

Partes do corpo "esquartejado" do jornalista saudita Jamal Khashoggi, que foi assassinado no Consulado da Arábia Saudita em Istambul, no dia 2 deste mês, foram encontradas, informou nesta terça-feira (23) a emissora britânica de TV Sky News.

O canal, que não revelou suas fontes, acrescentou que o rosto de Khashoggi foi "desfigurado" por seus executores.
Os restos mortais, segundo a Sky News, foram achados no jardim da residência do cônsul saudita, Mohammed al Otaibi, que retornou a Riad em 16 de outubro, um dia antes que os peritos turcos fizessem buscas e inspeções no recinto.

A notícia da suposta descoberta de partes do corpo de Khashoggi vem à tona pouco de o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ter afirmado hoje que a morte do jornalista foi um "assassinato selvagem e planejado" e prometido que o caso será investigado a fundo. "O assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi foi premeditado", declarou Erdogan em discurso no Parlamento em Ancara

"Está claro que a operação não ocorreu por acaso, mas foi fruto de um planejamento. Temos fortes indícios neste sentido", ressaltou o chefe de Estado.

Erdogan afirmou que a investigação das autoridades turcas continua e pediu que os 18 cidadãos detidos na Arábia Saudita por suspeita de envolvimento no assassinato sejam julgados na Turquia.

O presidente também descreveu detalhes das investigações turcas que, até agora, tinham sido revelados na imprensa como vazamentos anônimos, enfatizando que o crime foi uma ação premeditada.

'Alento para o período pós-eleição', diz diretor de 'Chacrinha'

© Divulgação
O filme "Chacrinha: o Velho Guerreiro", programado para ser lançado no dia 8 de novembro, não contará apenas a história de José Abelardo Barbosa (1917-1988), o Chacrinha, um dos apresentadores mais importantes da história da televisão brasileira. Segundo o seu diretor, Andrucha Waddington, ele pode ser importante para melhorar o clima do 

"Estamos vivendo em um período de autoestima muito baixa. O Chacrinha é um personagem muito forte, poderoso, presente na cultura brasileira. Ele pode ajudar a melhorar a nossa alma", diz Waddington.Brasil.

Ele também ressalta a presença do longa no momento político do país. "Quando o 'Chacrinha' for lançado, já saberemos quem será o nosso novo presidente. Poderemos viver um momento de ressaca pós-eleitoral e acredito que o filme pode ser um alento ao povo e levar um pouco de alegria.

"Escrito por Claudio Paiva (roteirista de programas como "TV Pirata", "Sai de Baixo" e "A Grande Família", entre outros), "Chacrinha: o Velho Guerreiro" não é uma cinebiografia convencional. "Não fizemos uma biografia convencional, que pega do feto ao túmulo. Nos concentramos na fase em que ele foi ativo na televisão", explica Waddington.

O filme começa com Chacrinha chegando ao Rio de Janeiro. Nessa fase, ele é vivido por Eduardo Sterblitch e mostra o seu início no rádio. Mostra, entre outras curiosidades, de onde surgiu o bordão "Teresinhaaaaaaa", que virou uma de suas marcas.

O longa ainda conta o seu auge na televisão -nesse período, Chacrinha é interpretado por Stepan Nercessian, que, ao contrário de Sterblitch, conheceu pessoalmente o Velho Guerreiro. "Quando cheguei na Globo, nos anos 1970, ele já estava lá. De vez em quando, dava para ouvir os gritos dele na produção", conta Nercessian. O ator lembra do quanto Chacrinha era marcante: "Ele era um sujeito que, onde chegava, causava um frisson, mesmo no dia a dia do trabalho."

"Chacrinha: o Velho Guerreiro" também relata as várias brigas que o apresentador tinha com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-diretor da Globo, e alguns dramas que ele viveu, como o acidente que deixou o seu filho Nanato paraplégico.

ELEIÇÕES/2018: Bolsonaro pede desculpas em nome do filho e diz que o já advertiu

Já adverti o garoto%u201D, disse o candidato sobre o filho, que tem 34 anos. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Após a repercussão negativa com a divulgação do vídeo do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), sobre a hipótese de fechar o Supremo Tribunal Federa (STF), o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, reconheceu na noite desta segunda-feira (22) que o filho cometeu um grande erro. Em rede de televisão, ele falou a desculpando-se pelo episódio, que causou transtornos com o judiciário.

"Isso ocorreu há quatro meses, eu não tinha conhecimento. Ele diz que respondeu a uma pergunta sem pé nem cabeça, até houve a palavra brincadeira no meio daquilo. Conversei com ele, ele reconheceu o seu erro, pediu desculpas. Eu também, em nome dele, peço desculpas ao Poder Judiciário. Não foi a intenção dele atacar quem quer que seja. E eu espero que, como todos nós podemos errar, que os nossos irmãos do Poder Judiciário deem por encerrada essa questão. — disse, pedindo que a Justiça dê por “encerrada a questão”.

O candidato à Presidência do PSL também enviou ontem uma carta ao ministro do STF Celso de Mello após o magistrado classificar como “inconsequente e golpista” as declarações do filho do candidato, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). No texto enviado ao decano, o presidenciável afirma que o STF é o “guardião da Constituição” e que “todos temos de prestigiar a Corte”.

Na carta, Bolsonaro fala ainda em “angústias” e “ameaças” sofridas durante a campanha das eleições 2018. “Quero, por escrito, deixar claro que manifestações mais emocionais, ocorridas nestes últimos tempos, se mostram fruto da angústia e das ameaças sofridas neste processo eleitoral.”

Diário Oficial de PE destaca anúncio de unidade de beneficiamento de tilápia em Petrolândia, feito pelo deputado Alberto Feitosa


O Diário Oficial de sexta-feira (19) destacou o meu pronunciamento sobre a instalação da Unidade de Beneficiamento de Tilápia em Petrolândia. Uma articulação minha e do deputado federal Augusto Coutinho junto ao Governo do Estado aliado a um grande trabalho da prefeita Janielma Souza, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Viana, e de toda a equipe da Prefeitura Municipal. O empreendimento irá beneficiar cerca de 200 psicultores da região de Itaparica, podendo, inclusive, elevar Petrolândia, saindo da quarta posição, ao maior produtor de tilápia no Brasil. Uma importante conquista para Petrolândia e para o nosso estado!

Alberto Feitosa
(Via Blog de Assis Ramalho)

PETROLÂNDIA-PE: Passarada comemora a chegada da safra de mangas nos fundos dos quintais

Mangueiras do quintal de Tony Xavier
A alimentação dos Pássaros
Quando chega nesta época do ano ás aves fazem a festa nos fundos dos quintais, aproveitando  o que a mãe natureza oferece na alimentação que vem das árvores, principalmente dos pés de mangueiras, muito comum na região petrolandense.

A passarada logo cedo começam a tradicional cantoria avisando que já é hora de levantar para mais um dia de trabalho, e do alto das árvores eles dão início ao café da manhã, logo em seguida eles batem  asas felizes por mais um dia em que conseguiram se alimentar; assim é a natureza!
Mangas colhidas nesta safra

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier

9 alimentos e práticas que atuam na prevenção do câncer

© iStock
A moda do momento é a comida viva, orgânica e muitas pessoas têm feito pequenas hortas e jardins em casa, até em apartamentos, com o objetivo de ter um cardápio mais saudável possível, o que ajuda diretamente a promoção da saúde e prevenção de doenças.

“Todos os alimentos e práticas devem ser personalizadas para cada tipo de paciente. Caso ele já tenha o diagnóstico da doença, deve-se levar em consideração o tipo de tumor e tratamento realizado, para que o alimento seja realmente indicado e se encaixe adequadamente ao perfil dele”, observa a nutricionista oncológica e ortomolecular do Centro de Excelência Oncológica no Rio de Janeiro, Paula Pratti.

Abaixo, a especialista enumera alimentos que beneficiam essa prevenção e explica o porquê de cada um deles atuar no combate a essa doença, além de dar dicas sobre exercícios e alimentação low carb.

1. Açafrão – Possui uma substância chamada curcumina, utilizada na medicina Ayuverdica, medicina tradicional da Índia, por mais de 6000 anos para o tratamento de diversos tipos de doenças. Atualmente, é um dos princípios ativos mais pesquisados, devido ao seu potencial anti-inflamatório e anti-tumoral. A curcumina pode corrigir alterações no metabolismo celular que desencadeia o surgimento de diversos tipos de câncer, atuando tanto na prevenção quanto durante o tratamento oncológico.

2. Chá verde – Apresenta um dos antioxidantes mais potentes, o Epigalocatequina 3-galato de (EGCG), que neutraliza a formação dos radicais livres, auxiliando na detoxificação do organismo, reduzindo risco de câncer de próstata, mama e leucemia. Estudos sugerem a ingestão de 3-4 xícaras por dia.

Seu relógio adiantou no fim de semana? Entenda o que ocorreu

© Instagram / anicornwatches

Mais uma vez, milhares de brasileiros acordaram confusos neste domingo (21)por conta de uma falha das operadoras de telefonia, que fizeram os relógios de smartphones adiantarem em uma hora automaticamente.

O problema, relatado por clientes da Vivo e da Claro, aconteceu antes do início do horário de verão, programado para o dia 4 de novembro. A falha causou muitos transtornos aos brasileiros, que precisaram levantar da cama mais cedo.

Em pouco tempo, o erro virou o assunto mais comentado no Twitter, gerando meme nas redes sociais. Vale relembrar que, no último dia 15, usuários da TIM relataram uma falha semelhante nos relógios dos smartphones, que adiantaram automaticamente uma hora durante a madrugada, pegando milhares de pessoas de surpresa

Os tradicionais relógios de rua e algumas operadores de televisão a cabo também tiveram o mesmo problema. As duas falhas ocorreram por conta do horário de verão, que costuma acontecer no terceiro domingo de outubro. Porém, em decorrência das eleições e da prova do Enem, a alteração foi colocada para acontecer no primeiro domingo de novembro.

Bom dia Petrolândia, bom dia Brasil



Imagens do sertão petrolandense
Bom dia! O nascimento de um novo dia traz para cada um de nós a certeza de mais uma conquista e a esperança de um novo sonho a ser  realizado, que todos tenham um excelente dia. 

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier