quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

PETROLÂNDIA: Os poderes das chuvas e a força da natureza

Antes das chuvas

Depois das chuvas
Há pouco mais de um mês após ás primeiras chuvas que caíram na região petrolandense no final de dezembro para o início de janeiro, á diferença das cores das árvores em relação aquela data é bastante diferente. Veja fotos acima;


Fotos/Tony Xavier

Agora vejam á comparação em relação ao atual momento nestas fotos feitas na tarde desta terça-feira 29 de janeiro de 2019,  com ás mesmas árvores e após ás chuvas. Coisas da natureza!

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier

Encontrados corpos de dono de pousada e filho em Brumadinho

© Reprodução/Facebook

Os corpos dos proprietários da pousada Nova Estância foram identificados na manhã desta quarta-feira (30). Márcio Mascarenhas e o filho, Márcio Coelho Barbosa Mascarenhas, são vítimas da tragédia em Brumadinho (MG). Ontem, foi identificado o corpo de Cleosane Coelho Mascarenhas, a Cleo, que também era dona do estabelecimento. As informações são do G1.

A pousada, que ficava próxima ao Instituto Inhotim, e que foi soterrada pela lama da barragem Córrego do Feijão, da Vale, na última sexta-feira (25), era uma das mais conhecidas da região. Márcio Mascarenhas completaria 75 anos no dia 31 deste mês.

Via Notícias ao Minuto

Prefeitura de Petrolândia divulga resultado da prova escrita da Seleção Simplificada de Professores

A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou nessa terça (29) o resultado preliminar da Prova Escrita referente ao Edital Nº 002/2018, de 24/12/2018, para  Seleção Simplificada de 105 (cento e cinco) Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais, 1ª e 2ª Fases do Ensino de Jovens e Adultos, e Anos Finais) e Professores de Educação Especial Inclusiva, em contratação temporária para o Ano Letivo de 2019. As provas escritas foram aplicadas no último domingo (27).

O salário oferecido é de R$ 1.841,51 (Um mil, oitocentos e quarenta e um reais e cinquenta e um centavos), com carga horária de 150 horas-aula.

A Seleção Simplificada, com provas de títulos e escrita, é válida por 1 (um), prorrogável por igual período. O processo seletivo será conduzido pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco-Cesvasf, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Petrolândia.

As inscrições aconteceram no período de 27 de dezembro de 2018 a 04 de janeiro de 2019.

Acompanhe, abaixo, o andamento da Seleção Simplificada.

Parentes vivem angústia na busca por desaparecidos em tragédia em Minas

© Adriano Machado/Reuters
Dezenas de familiares se aglomeram todos os dias em busca de informações. A cena se repete desde a última sexta-feira (25), quando a Barragem 1 de rejeitos da mineradora Vale se rompeu e deixou um rastro de lama e mais de 270 desaparecidos em Brumadinho, no interior mineiro. O número de mortos chega a 84.    

Na porta de um dos centros de atendimento montados no município, encontramos dois irmãos que buscavam, com fotos nas mãos, qualquer notícia da irmã Gislene, de 53 anos. Edir Lazaro do Amaral é comerciante e conta que ela estava dentro do refeitório da empresa Vale na hora do rompimento da barragem. “Ela passou mensagens às 12h21 para algumas amigas. [Poucos minutos depois], uma vizinha viu a notícia e me avisou lá no restaurante. Até pediu pra não avisar a minha mãe. Aí eu entrei em desespero”, relembra.   Gislene é uma das 276 pessoas consideradas desaparecidas até o momento. Ela trabalhava há 17 anos na Vale e, segundo o irmão, comemorava a compra de um carro novo e ainda cuidava da mãe idosa. 

“A gente está muito chateado, chorando muito. Está uma tristeza danada. Eu nem estou abrindo o meu restaurante. Estamos neste sofrimento. Minha mãe é acamada, nós não tivemos condições de avisá-la de imediato, ela ficou sabendo pela televisão”, conta.   

Apesar da saudade e da tristeza, para Edir, o mais importante agora é conseguir enterrar a irmã. “A esperança nossa é encontrar pelo menos o corpo dela para a gente ter um enterro digno, porque ela não merecia essa morte”, acrescenta emocionado.

Do outro lado da cidade de Brumadinho, aos pés daquele que já foi um riacho, encontramos o mecânico Nelson José da Silva Junior. De olhar perdido, observando o mar de lama, ele relembra que nasceu e foi criado ali. São 36 anos aqui, ao lado da barragem. “Não imaginava [isso] né, porque é tudo fiscalizado. Não sabia que a situação era dessa forma não. Muita gente que trabalhava lá próximo dizia que tinha perigo [de rompimento], que estava vazando, mas eu mesmo não sabia disso”, diz.

Todos os moradores da região onde vivia Nelson precisaram sair do local assim que a barragem de rejeitos se rompeu. Ele estava trabalhando longe dali. A esposa e o filho, que estavam em casa, conseguiram fugir. Mas, a irmã que trabalhava na Vale continua desaparecida.

“Ela trabalhava na medicina do trabalho. E até hoje não temos notícia, nada, nada. Já fomos a hospital, IML, já andei essas matas todas e não encontrei nada.’’

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil



Imagens do lago de Itaparica

Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo  que acontece e  que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia