segunda-feira, 11 de março de 2019

Março é o mês dedicado exclusivamente ás mulheres


 Foto/Divolgação








Menina passa dias com cobra debaixo do colchão: 'Ela está em choque'

© Reprodução / Youtube

Uma cobra de 1,80 m foi descoberta sob o colchão de uma criança de 6 anos, em Chonburi, na Tailândia.

A mãe da menina, Wanida Buayuen, acredita que o réptil tenha ficado no local por cerca de três dias, segundo informações do portal britânico AOL. Ele só foi descoberto porque um brinquedo caiu debaixo da cama e, quando a garota foi pegá-lo, assustou-se com o que viu.

“Sinto muito que minha filha tenha dormido três noites com a cobra, ela continua em choque", disse Wanida. “A cobra deve ter entrado enquanto eu estava ocupada trabalhando no quintal”, acrescentou.

Os especialistas demoraram mais de 30 minutos para capturar o animal, que ficava atacando e tentando picar os profissionais. Depois, a cobra foi liberada na natureza.

Por Notícias ao Minuto

Mergulhador sul-africano sobrevive após ser engolido por baleia

Foto: Reprodução/ Youtube/ BarCroft Animals

Há vários dias, as imagens da desventura de um mergulhador sul-africano circulam na internet: ele escapou milagrosamente da morte na semana passada depois de ter sido brevemente engolido por uma baleia em Port Elizabeth (sul).

A Bíblia conta que o profeta Jonas passou três dias no ventre de uma baleia. Rainer Schimpf viveu a mesma experiência, mas apenas por alguns segundos. "Eu estava filmando golfinhos, tubarões, pinguins e aves que se alimentam de sardinhas, quando, das profundezas, uma baleia Bryde surgiu, engolindo tudo em seu caminho", relatou à AFP o defensor do meio ambiente.


"Senti pressão ao redor da minha cintura, e soube imediatamente o que estava acontecendo", acrescentou. "Foi apenas uma questão de segundos antes que a baleia percebesse seu erro e abrisse a boca para me cuspir".

A esposa do mergulhador, Silke, e um fotógrafo observaram com horror e documentaram devidamente a cena.Em algumas imagens, apenas as pernas de Rainer schimpf aparecem para fora da boca do predador, um raro espécime de baleia Bryde, cetáceo que pode chegar a 15 m e que se alimenta de pequenos peixes e crustáceos.

Mal recuperado do susto, o mergulhador não hesitou antes de voltar ao mar. "Verificamos que o equipamento estava ok, que eu não tinha ossos quebrados, que tudo estava no lugar", disse ele, antes de adicionar com um grande sorriso: "adrenalina ao máximo, eu não queria perder essa sessão de mergulho, voltei para a água, dessa vez em busca de tubarões".

Sanharó começa a receber água do rio São Francisco em fase de testes

O primeiro ciclo de abastecimento, atendendo todos os bairros da cidade, será concluído em dez dias. Foto: Divulgação/Compesa

A cidade de Sanharó, distante 140 quilômetros do Recife, passou a receber, em fase de testes, água da Transposição do Rio São Francisco, desde sábado (9). Agora, já são quatro municípios atendidos por esse sistema que consiste na integração das Adutoras do Agreste/Moxotó: Arcoverde, Pesqueira, Belo Jardim e Sanharó. O município estava enfrentando um rodízio severo, com água apenas uma vez por mês. O local dependia do Sistema Bitury, cuja barragem entrou em colapso há quatro meses.

Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a água do São Francisco está chegando em Sanharó de forma gradativa e a expectativa é que o primeiro ciclo de abastecimento, atendendo todos os bairros da cidade, seja concluído em dez dias.Os primeiros bairros beneficiados são Centro, Salgado, parte do Zacarias Ramalho, parte do Dr. Tonico e Santa Clara. Está sendo aproveitada a  parte já implantada da tubulação da Adutora do Agreste, mesmo sem a construção do Ramal do Agreste, obra do governo federal ainda não finalizada.

Para viabilizar o atendimento desses municípios, a Compesa projetou a Adutora do Moxotó, obra que teve investimento de R$ 85 milhões. Ela capta água do Rio São Francisco na Barragem do Moxotó, no Eixo Leste da Transposição, e se interliga na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Arcoverde à Adutora do Agreste. Deste ponto, a água do Rio São Francisco percorre 80 quilômetros pela Adutora do Agreste até chegar à Estação de Tratamento de Água do Bitury, em Belo Jardim, onde é tratada e segue até às torneiras dos moradores de Sanharó. De acordo com a Compesa, a fase de testes deve durar 30 dias. "Nesta etapa, fazemos as correções necessárias, a exemplo de vazamentos. 

Vale sabia do risco de rompimento da barragem, aponta investigação

© Reuters / Washington Alves

Os depoimentos colhidos pela força-tarefa que investiga o rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG), que deixou um rastro de destruição e morte, apontam que a tragédia não foi um acidente.

Conforme matéria do Fantástico, neste domingo (10), a partir do que disseram as 59 pessoas ouvidas até agora, entre testemunhas e investigados, é possível afirmar que a mineradora sabia sobre os indícios de ruptura da estrutura.

“As investigações, até o momento, demonstram que não foi um acidente”, disse o promotor de Justiça William Coelho.

Não é o que diz a empresa. “A Vale é uma empresa extraordinária, e é uma joia brasileira que não pode ser condenada por um acidente que aconteceu em uma de suas barragens”, disse o presidente afastado da Vale, Fábio Schvartsman, no dia 14 de fevereiro.

A Polícia Civil e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contestam. “A força-tarefa trabalha com o ano de 2017 em que já há demonstração que a empresa já tinha ciência de indício de ruptura da barragem”, afirmou o delegado Bruno Cabral.

A responsável técnica pela barragem, Cristina Malheiros, contou, em depoimento, que em 2017 participou de evento organizado pela Vale em que uma consultora mostrou que a barragem tinha uma margem de segurança muito baixa.

“Ela me reportou que preocupava que um sismo pudesse ser alguma coisa que gerasse liquefação, qualquer coisa que lá na estrutura gerasse, a gente poderia ter algum problema”, disse Cristina.

Segundo a investigação, ao saber do risco, em vez de tomar medidas concretas, a Vale apostou em outros métodos para calcular a estabilidade da barragem.

Governadores do NE criam consórcio para defender região

Governadores do Nordeste anunciam nesta quarta (13), em São Luiz (MA), a formação de um consórcio formal, uma figura jurídica que vai representar os interesses da região.
Já o corregedor Nacional de Justiça, Humberto Martins, determinou a abertura de apuração sobre a conduta da juíza Simone de Faria Ferraz, que ordenou a citação de Ciro Gomes (PDT-CE) durante o debate de candidatos à Presidência da TV Globo.
Na ocasião, o pedetista avisou que daria queixa por abuso de autoridade. (FSP)
Por Blog do Magno Martins

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!

 Siriguela
 Goiaba
Oiti
Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo  que acontece e  que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia!