terça-feira, 14 de maio de 2019

Frente leva discussão sobre o São Francisco para o Sertão

Berços da transposição, pontos de partida do projeto de integração de bacias, Cabrobó e Floresta recebem, na próxima sexta-feira, a Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco para discutir em audiência pública as consequências do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) para o rio, com foco nos riscos aos usos múltiplos das suas águas. Os deputados estaduais Lucas Ramos (PSB) e Fabrizio Ferraz (PHS), respectivamente coordenador e vice do colegiado, comandam a realização dos debates.
A primeira audiência será em Cabrobó, às 9h, na Câmara de Vereadores. À tarde, Floresta receberá o debate a partir das 14h também na sede do Poder Legislativo municipal. “Vamos apresentar o cenário de destruição que o rompimento da barragem provocou em Brumadinho, levando a óbito 240 pessoas além de outras 32 desaparecidas, matando também o Rio Paraopeba e que agora ameaça a qualidade da água do São Francisco. A audiência pública é o momento de mobilizar a sociedade, que precisa estar atenta ao assunto para construir soluções e conter as ações que minimizem o impacto ambiental, além de evitar que novos desastres aconteçam”, explicou Lucas Ramos.
O deputado ressaltou que o desastre em Minas Gerais pode afetar a vida de milhões de brasileiros. “São 13,5 milhões de pessoas atendidas pela transposição do Velho Chico e a chegada dos rejeitos minerais no seu leito pode comprometer a agricultura, a pesca artesanal, o abastecimento, o turismo e a geração de energia”, afirmou. Segundo análises de pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco, o Rio São Francisco vem se contaminando desde o dia 12 de março, data em que a lama de rejeitos alcançou a represa de Três Marias – distante 330 Km da barragem destruída.

Agrovila 1: Cassaco invade território da cadela 'Marrom" e simplesmente é atacado e morto pela cachorra!

Foto: Tony Xavier

Sem informações do perigo que estava por acontecer dentro das imediações do cercado  da cadela 'Marrom', na noite desta segunda-feira (13) um inocente Cassaco ou Timbu, foi mais uma vítima  atacada e morta  por á cadela.

"Passavam das 19:00 horas quando do nada, o bicho invadiu o cercado da cachorra e foi logo atacado sem dó nem piedade, e nada mais podemos fazer" relatou o vizinho que ouviu o barulho da cadela atacando o bicho, que é o 4º  devorado dentro da propriedade da cadela!

Redação do Petrolândia em Foco
Foto: Tony Xavier

Famílias buscam notícias de pescadores desaparecidos há mais de 20 dias em Camocim

Familiares estão desesperados sem saber de notícias dos pescadores.Foto: Mateus Ferreira

Familiares de sete pescadores desaparecidos há cerca de 20 dias, na praia de Camocim, buscam informações sobre os trabalhadores, que sumiram após embarcarem em uma lancha no litoral. O último contato com o grupo feito aconteceu no dia 20 de abril, quando a esposa de um dos tripulantes conseguiu falar com o marido por meio de rádio.
"Fiz a última comunicação no dia 20 com meu esposo. Aí fomos para outro canal e não tinha mais comunicação. Eu disse que no outro dia falaria com ele, mas já no outro dia não tinha mais nada. E todo dia tinha essa comunicação", disse Bruna Vasconcelos, esposa do pescador Alexandro Ribeiro.
Mesmo com as buscas realizadas pela Marinha, os parentes pedem mais empenho. Ainda de acordo com os familiares, o grupo de amigos costuma pescar e passar muitos dias em alto mar.      
Ernanda Rocha, esposa do pescador Duval da Silva, pede por mais empenho durante as buscas da Marinha.Foto: Mateus Ferreira


"Sei que a Marinha está trabalhando, mas tem que empenhar muito mais. São sete vidas, sete pais de famílias dentro da embarcação. A gente não dorme, as famílias estão todas abaladas", disse, emocionada, Ernanda Rocha, esposa do pescador Duval da Silva, que está entre os desaparecidos.

Sistema Verdes Mares procurou a Marinha para obter mais detalhes sobre as buscas e a corporação informou que as respostas serão apresentadas "com a brevidade possível". 

Famosos:Otaviano Costa começa a gravar seu último trabalho na Globo

© Divulgação / TV Globo

Após a enorme repercussão do anúncio de sua saída da Globo, o ator e apresentador Otaviano Costa decidiu continuar na emissora carioca para realizar um último trabalho, uma participação na nova temporada da 'Escolinha do Professor Raimundo'

Segundo informações da colunista Fábia Oliveira, do jornal 'O Dia', Otaviano começará a gravar seu último trabalho na Globo nesta terça-feira (14). O ator, que interpreta o personagem Seu Ptolomeu, estará presenta nesta leva de episódios do humorístico que vai estrear no segundo semestre deste ano.

Homem mais velho do mundo morre aos 123 anos

© DR
Nesta segunda-feira (13), morreu o homem mais velho do mundo, aos 123 anos. Segundo informações do 'The New York Times Post', Appaz Iliev faleceu em Inguchétia, República Russa e deixou oito filhos, e tinha 35 netos e 34 bisnetos.

O homem era considerado uma inspiração apara todos em sua cidade e afirmava que o seu segredo para uma vida longa era se deitar às 19h e dormir 11 horas todos os dias. além disso, evitava beber álcool, fumar e qualquer tipo de medicamentos.

O russo começou a trabalhar com sete anos como pastor, tendo depois ingressado no Exército Vermelho e combatido durante a Guerra Civil russa entre 1917 e 1922. Aos 45 anos, foi considerado muito velho para combater na Segunda Guerra Mundial e tornou-se, então, motorista. Chegou a ser deportado, por ordem de Estaline, para o Cazaquistão, onde esteve exilado.

Uma bomba contas de Eduardo, opinam políticos e magistrados

A abrangência da quebra dos sigilos fiscal e bancário do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) chamou a atenção de políticos e magistrados que observam, de longe, o desenrolar das investigações no Rio. Integrantes de órgãos de controle chamaram de “avassaladora” a devassa de mais de dez anos nas contas do filho do presidente, de sua mulher e de mais de 80 ex-funcionários, entre eles Fabrício Queiroz. A amplitude do material indica apuração de vida muito longa —e várias ramificações.
Cartomante - A quebra dos sigilos de Flávio, revelada pelo jornal O Globo, foi rapidamente associada por políticos ao “tsunami” anunciado por Jair Bolsonaro na semana passada. Integrantes de partidos de centro e centro-direita disseram que pai e filho, se antecipando à ofensiva, deram indícios de que houve vazamento.

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!



Imagens da região petrolandense
Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo  que acontece e  que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia!