quarta-feira, 31 de julho de 2019

Beber vinho pode matar células de câncer, revela um novo estudo

© DR

Uma pesquisa sobre câncer apontou que o resveratrol, presente nas uvas, reduziu o número de células cancerígenas pela metade em testes científicos realizados em ratos. As cobaias haviam sido expostas a um químico, existente no cigarro.

Alguns dos roedores desenvolveram câncer de pulmão e receberam o resveratrol por 26 semanas. No segundo grupo havia ratos que não tinham desenvolvido a doença, mas que também receberam o composto. No terceiro grupo estavam outros animais doentes, que não receberam tratamento.

Câncer de pulmão e resveratrol

O composto apenas alcança o pulmão quando inalado – e como tal os ratos os receberam via nasal. Os resultados da pesquisa, publicada no periódico Scientific Reports, mostraram que o resveratrol reduziu o número de células com o tumor em 45% nos ratos doentes. Esses animais também tinham alguns tumores que diminuíram em tamanho após a terapia.

Nos ratos que estavam sem a doença no início do estudo, 37% desenvolveram o câncer durante a experiência.“O resveratrol pode, sim, ter um papel de prevenção contra o câncer de pulmão”, disse o autor da pesquisa, o professor Muriel Cuendet ao jornal britânico The Daily Mail.

Quando tomado como um comprimido, o resveratrol desfaz-se em poucos minutos, muito antes de alcançar o pulmão. “O nosso desafio consistiu em encontrar uma fórmula em que a substância poderia ser solúvel em grandes quantidades”, revelou o outro autor da pesquisa, Aymeric Monteillier. Quando inalada, a concentração de resveratrol foi 22 vezes maior do que quando tomada via oral.

Ariana Grande pede desculpas após debochar de morte de criança

© Reprodução / YouTube

A cantora Ariana Grande, 26, pediu desculpas nas redes sociais após fazer uma brincadeira em cima do caso de JonBenét Ramsey, uma criança que foi assassinada aos 6 anos de idade nos Estados Unidos nos anos 1990.

Doug Middlebrook, amigo da cantora, havia compartilhado no Instagram a foto de uma capa de revista de fofocas com uma foto de Ramsey. Grande então comentou: "Eu mal posso esperar para esse ser o seu look de Halloween". O amigo respondeu: "Trabalhando nisso".

O comentário da cantora viralizou e ela optou por apagá-lo da rede em poucos minutos. Middlebrook também apagou a publicação.

Acusada de ser insensível, a artista se pronunciou na madrugada desta segunda-feira (29). "Eu deletei bem rápido e entendo que isso não é engraçado. Foi muito inadequado e eu sinceramente peço desculpas".

Se por um lado a cantora está sendo alvo desta polêmica nas redes sociais, por outro, ela cresce ainda mais em sua carreira profissional. Recentemente, Grande recebeu dez indicações ao MTV VMA (Video Music Awards), liderando o páreo na premiação voltada ao público jovem.

Agrovila 01: haverá atendimento médico na comunidade nesta quinta-feira (01) de agosto de 2019


Nesta quinta-feira (01/08) haverá atendimento médico e dentista na comunidade do povoado da Agrovila 1 do bloco 1 á partir das 7:00h. da manhã.

Ás fichas serão entregues aos pacientes á partir das 7:00h com atendimento logo em seguida.

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Informações de Adriano Tito, agente de Saúde

Após elogio de Trump, Bolsonaro diz que deve formalizar indicação de Eduardo na próxima semana

Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta quarta-feira (31) que formalizará a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), seu filho, como embaixador em Washington assim que o Senado retomar seus trabalhos, o que acontece na semana que vem."Tão logo recomecem as atividades, a gente formaliza [a indicação do nome ao Senado]", disse Bolsonaro, afirmando que "talvez" isso se dê na semana que vem.

"Conversei com [o presidente do Senado] Davi Alcolumbre [DEM-AP], conversei com os senadores. Está tudo acertado. Não posso colocar um filho meu numa vitrine dessas se não tivesse competência", afirmou o presidente. Ao responder a um jornalista, Bolsonaro relativizou a necessidade de se aguardar uma resposta do governo dos Estados Unidos ao "agrément", consulta formal para os americanos sobre a nomeação, depois dos elogios feitos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Eduardo.

Na terça-feira (30), Trump disse estar "muito feliz" com a indicação e disse não considerar haver nepotismo. "Eu acho o filho dele excelente. Ele é um jovem brilhante, maravilhoso. Estou muito feliz com a indicação, acho que é uma ótima indicação", disse o chefe do governo norte-americano.
Indagado sobre esperar uma resposta formal dos EUA para fazer a indicação, Bolsonaro respondeu em tom de piada. "Precisa [da resposta do pedido de agrément]? Se eu falo 'eu te amo' aqui, agora, tu responde 'quero casar agora contigo', precisa de papel? Vamos para a lua de mel, pô. Você é preconceituoso?", indagou o presidente brasileiro. 

'A maconha não será remédio de acesso livre', diz chefe da Anvisa

© Pixabay
Discutidos há cinco anos dentro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o plantio e a importação da maconha para uso medicinal e científico deve ser aprovado no fim de outubro, segundo o presidente do órgão, o médico William Dib. Ele estima que até 13 milhões de brasileiros, com diferentes doenças, podem se beneficiar da maconha medicinal e prevê ainda ganhos econômicos. Mas, em conversa com o Estado, evitou rebater críticas, como a do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que sugeriu que a Anvisa deveria "fechar", caso a proposta de regulamentação fosse aprovada. Dib afirma ter recebido apoio do próprio governo, que na avaliação dele tem buscado se informar sobre os benefícios da regulamentação

A consulta pública (sobre a maconha medicinal) foi aberta há 45 dias, com voto favorável do senhor. O que já deu para extrair das participações até agora?

A esmagadora maioria das contribuições é a favor. Até porque a sociedade, como um todo, estava exigindo essa posição da agência, não só as famílias das pessoas que têm esperança que esse seja um tratamento possível para as patologias. O número de patologias para as quais a cannabis está sendo indicada vem aumentando aceleradamente na academia, na discussão intelectual, e os países estão se moldando a isso. Não seria justo a Anvisa não se abrir a essa decisão

Quem ganha com a regulamentação do cultivo e da importação, além dos pacientes?

O serviço do SUS (Sistema Único de Saúde) não é pago por alguém, é pago pela sociedade como um todo. Isso beneficia a todos, e não só o usuário do medicamento, porque vai sobrar dinheiro, se conseguir reduzir esse preço. Tendo o produto, a oferta aqui, vai fazer com que não só o Judiciário economize em ações. O Ministério da Saúde vai comprar a preço competitivo. Todos poderão se beneficiar disso.

Vai ter propaganda? O remédio poderá ficar exposto nas farmácias?

Não. Porque vai seguir a portaria 344 (da própria Anvisa), que regulamenta produtos controlados. Não haverá propaganda de cannabis. Não será um remédio de acesso livre. Só poderá ser comprado com receita. Não há possibilidade de automedicação.

Além de alguns ministros do governo, como o Osmar Terra, não tem havido críticas diretas do presidente (da República, Jair Bolsonaro) à proposta...

A maioria está a favor, porque está lendo. Quando a classe médica diz que prescreve produto porque não tem alternativa, e mãe, pai, irmão vêm aqui "judicializar", o eu que tenho para responder a eles? A grande maioria está a favor porque é bom para a sociedade.

E quando o plantio e a importação estarão liberados?

A vontade da diretoria colegiada é que terminando a consulta pública, em 30 dias, a gente consegue absorver as recomendações boas, corrigir o que estiver errado e o que estiver possível. No primeiro dia após a publicação, as empresas já podem se habilitar (nesta terça-feira, 30, o Estado mostrou que 20 empresas estão interessadas no mercado de plantio de maconha para fins medicinais no País). Importar o produto pronto ou fazer o plantio. O mercado é quem vai dizer o tempo que vai levar para o plantio.

E a questão econômica…

Tempo: Apac prevê temperatura de 19°C na RMR nesta terça

A previsão do tempo divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) para esta terça-feira (30) é de chuva em todas as regiões do Estado. O Grande Recife pode receber chuva com intensidade fraca a moderada. A temperatura máxima na região prevista é de 28° C e a temperatura mínima pode chegar aos 19° C. No Agreste, é previsto dia nublado com chuva fraca, mas também faz frio, com temperatura mínima prevista para 17° C. 

Confira a previsão completa:


Região Metropolitana
Parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.
Temperatura(ºC): Estável 

Máxima: 28º Mínima: 19º

Mata Norte


Parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca.
Temperatura(ºC): Estável 
Máxima: 28º Mínima: 19º

Mata Sul
Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.
Temperatura(ºC): Estável 
Máxima: 27º Mínima: 18º

Agreste
Nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca.
Temperatura(ºC): Estável 
Máxima: 26º Mínima: 17º

Sertão de Pernambuco
Nublado a parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca.
Temperatura(ºC): Estável 
Máxima: 30º Mínima: 16º

Sertão de São Francisco
Parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca.
Temperatura(ºC): Estável 
Máxima: 30º Mínima: 19º


Por: Portal FolhaPE

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!



Imagens de Petrolândia

Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo  que acontece e  que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia