quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Levantamento aponta redução do índice de infestação predial do Aedes Aegypti em Salvador

Levantamento apontou redução do índice de infestação predial do Aedes Aegypti em Salvador — Foto: Pixabay/Divulgação

O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aponta que entre 30 de setembro e 4 de outubro, houve a redução do Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito na capital baiana. A informação é da Secretaria de Saúde de Salvador nesta quinta-feira (24).

O Aedes é capaz de transmitir dengue, zika vírus e chikungunya. Conforme aponta o estudo, a redução do índice passou de 2,7% para 2,2%. O último levantamento, antes dos dados divulgados nesta quinta-feira, foi realizado em julho deste ano.

A secretaria informou ainda que conforme o levantamento, a cada 100 imóveis visitados, aproximadamente dois apresentaram focos do mosquito. Se comparado ao último estudo, Salvador reduziu também o número de bairros com alto risco endêmico e passou de 14 para 9 localidades com indicador acima de 4%.

Petrolândia: Hospital Municipal faz ações em Campanha do Outubro Rosa; Programação segue até o dia 29 no Município


O Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima de Petrolândia, promoveu na tarde dessa terça-feira (22) ações em alusão ao Outubro Rosa foram realizadas as seguintes atividades:

USG mama e pélvica;
Exame Físico das mamas;
Consulta médica;
Consulta de nutrição;
Exame preventivo do câncer de colo de útero;
Testes rápidos; e palestra.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Nesta quarta-feira (23) teve a seguinte ação:

ENCONTRO DE PACIENTES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER 

Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais 
Roda de Conversa sobre: 
Direito do paciente com câncer 
Experiência exitosa na luta contra o câncer 
Autoestima em foco: orientações de auto-maquiagem.


Veja a sequencia da Programação da Campanha Outubro Rosa:

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Lava Jato pede anulação de condenação de Lula em ação de Atibaia

© Heinrich Aikawa / Instituto Lula

O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou nesta quarta-feira (23) pela anulação da sentença do processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) referente ao sítio em Atibaia (SP). 
O procurador regional Maurício Gerun alegou que os recentes julgamentos do STF (Supremo Tribunal Federal) anulando casos da Lava Jato são precedentes que devem ser aplicados ao processo do petista, fazendo com que o processo retorne à fase das alegações finais, ainda na primeira instância.

As alegações finais são a etapa final de um processo antes da sentença. É a última oportunidade para as partes apresentarem seus argumentos.

Os ministros do Supremo anularam duas ações no âmbito da Lava Jato com base em um novo entendimento sobre o rito processual. Para os ministros, em um processo com réus delatores e delatados, os colaboradores devem falar primeiro e, só depois, se pronunciam os delatados, de modo que possam se defender do todas as acusações. 


De acordo com Gerun, considerando as decisões, é preciso manter a coerência do sistema jurídico e evitar futuras alegações de nulidade que possam levar a prejuízos processuais.

A análise pelo tribunal para definir se o processo de Lula deve voltar para a primeira instância, visando eventual correção da ordem de apresentação das alegações finais, está marcada para a próxima quarta-feira (30).

A decisão para análise do caso foi tomada também nesta quarta pelo relator da Lava Jato no TRF-4, João Pedro Gebran Neto.Gebran ponderou que, antes do julgamento do mérito do processo do ex-presidente na segunda instância, que está previsto para os próximos meses, a corte deve avaliar se as recentes decisões do STF se aplicam ao caso do petista.

No parecer, o procurador do MPF narra pontos do julgamento do SFT e destaca que, na ação do sítio, há réus colaboradores que apresentaram defesas em prazo comum ao dos réus delatados e que a defesa de Lula se manifestou contra essa ordem ainda na primeira instância.

"Não há diferença substancial entre o rito observado neste processo [de Lula] quanto à ordem de apresentação das alegações finais e aquele considerado pelo STF como ofensivo à Constituição em dois recentes precedentes", cita Gerun.

A reportagem apurou que a defesa de Lula tentará, no entanto, a suspensão da análise do caso. A avaliação dos advogados é que caberia ao tribunal analisar todos os questionamentos feitos pelo ex-presidente, e não apenas a questão das alegações finais. O objetivo central da defesa do petista é a anulação do processo inteiro. 

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil



Bolão de Vaquejada - Agrovila 2 Bl 1

Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo que acontece e que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia!