terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Pedido de benefício do INSS terá novas mudanças em 2020

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A forma como os brasileiros pedem benefícios da Previdência passou por mudanças em 2019. A mais importante delas é que solicitações feitas diretamente nas agências de atendimento deram lugar a requerimentos eletrônicos pela internet ou por telefone, sem a necessidade de agendar uma ida ao local.

Dos 96 serviços oferecidos pelo órgão, 90 passaram a ser solicitados diretamente pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou por telefone, na Central 135. Em 2020, o ainda recente sistema de atendimento a distância passará por novas mudanças.

A reforma da Previdência exigirá adaptações para amparar trabalhadores que utilizarão os canais de acesso ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para planejar suas aposentadorias em meio ao emaranhado de regras de transição que foram acrescentadas à já complicada legislação previdenciária do país.

Até o momento, devido à complexidade da reforma, o sistema está impossibilitado de oferecer para parte dos segurados uma das principais vantagens prometidas pela automação: a concessão imediata da aposentadoria pela internet ou por telefone.

Além das alterações provocadas pela reforma, outras mudanças virão com o avanço tecnológico. O INSS pretende que os atendimentos remotos alcancem os poucos serviços ainda realizados de forma presencial, como é o caso da prova de vida anual para a manutenção da aposentadoria e das pensões por morte.

Prova de vida
Com projeto-piloto iniciado em 2019, o instituto prevê que a comprovação realizada por meio de aplicativo para celular estará disponível a todos os beneficiários em 2020. 

A comodidade de requerer direitos sem sair de casa, porém, pode dificultar a concessão de benefícios para segurados pouco familiarizados com a tecnologia ou que não buscarem informações prévias sobre as regras previdenciárias vigentes.

Hoje, a prova de vida é realizada na rede bancária, no mês em que o benefício do segurado faz "aniversário". Quem não prova que está vivo pode ter a renda cortada.

Sem o amparo de um funcionário treinado, parte da população nem sequer conseguirá formalizar o desejo de receber um benefício, alerta o advogado especialista em direito previdenciário Rômulo Saraiva. "A maior parte do público da seguridade tem baixa escolaridade e depende de orientação", diz.

IPVA 2020: Confira o calendário de pegamento em Pernambuco


A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) anunciou nesta terça-feira (24) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Quem pagar em cota única, em fevereiro, terá desconto de 7%. A primeira parcela para quem optar por dividir também será em fevereiro, mas as datas variam de acordo com o número final da placa do veículo.

Os carnês de pagamento começarão a ser enviados em janeiro, mas também poderão ser consultados no site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).

Vinte cavalos são mortos a tiros no Kentucky, nos EUA

© PixaBay

Mais seis cavalos foram encontrados mortos a tiros no condado de Floyd, Kentucky (EUA), informou nesta segunda-feira (23) a CNN. Com isso, já são 20 cavalos que foram mortos na região desde o último dia 16 de dezembro. 

Segundo o sargento Kevin Shepherd, os animais variam de potros a cavalos adultos - algumas éguas estavam grávidas - e todos parecem ter morrido de ferimento provocado por bala. 

Os vinte cavalos foram encontrados em uma antiga área de mineração. Um grupo de resgate de animais chamado Dumas Rescue está ajudando nas buscas e no resgate.

Segundo Tonya Conn, presidente do grupo, a região é remota, o que está dificultando os trabalhos, que devem ser finalizados neste sábado (28). Os corpos dos animais foram encontrados espalhados. Ela disse à CNN acreditar que, quando o tiroteio começou, os cavalos se dispersaram, e o atirador os localizou e matou. 

Feriado de Natal deve ter chuvas em boa parte do país

© Rovena Rosa/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas nas capitais brasileiras neste feriado de Natal (25).
Há previsão de chuva para grande parte da Região Norte, norte de Mato Grosso, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Também deve chover no leste de São Paulo, na parte central de Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

Segundo o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, são esperadas pancadas de chuvas mais intensas em Brasília e no Rio de Janeiro, hoje e amanhã.

De acordo com o Inmet, o tempo deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas em toda a região, exceto em Roraima onde o tempo fica nublado a parcialmente nublado.

Recife: Deslizamento de barreira deixa cinco mortos, três feridos e dois desaparecidos



Foto: 


Foto: Reprodução TV Globo

Um deslizamento de barreira em Recife deixou cinco mortos, três feridos e duas mulheres desaparecidas, na madrugada desta terça-feira (24).

De acordo com o G1, entre as vítimas, todas da mesma família, estão três adultos, uma criança e um bebê.
Moradores da região afirmaram que dois canos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) existentes no local estouraram e o vazamento teria causado o deslizamento da barreira.

Em nota, o Corpo de Bombeiros disse que “não pode determinar as causas do acidente”.
Via Bahia Notícias

Bolsonaro deixa hospital após acidente doméstico

© Reuters

O presidente da República, Jair Bolsonaro, deixou na manhã desta terça-feira, 24, o Hospital das Forças Armadas (HFA) após receber alta. Segundo nota divulgada na manhã desta terça-feira pelo Palácio do Planalto, ele passou uma noite "tranquila" e, ao acordar, fez novos exames.

"O presidente Jair Bolsonaro foi submetido, nesta manhã, a exames bioquímicos e a uma tomografia. Os exames foram considerados normais. O presidente deixou o HFA às 7h30 e segue para o Palácio Alvorada, onde mantém agenda com o Ministro Jorge Oliveira, da Secretaria Geral", diz nova nota.

Bolsonaro bateu a cabeça na noite de segunda-feira, 23, ao escorregar no banheiro, no Palácio da Alvorada, e passou as últimas horas em observação.

Na segunda-feira, a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República (Secom) informou que Bolsonaro "foi submetido ao exame de tomografia computadorizada do crânio, que não detectou alterações".

Petrolândia: Com imagens da natureza estamos desejando á todos vocês um excelente dia e que Deus abençoe á cada um de nós. Bom dia!





Imagens da natureza/Fotos: Tony Xavier
Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!

Eunice Xavier, aniversariante do dia, recebe ás felicitações em sua residência no Recife. Parabéns!

Família comemorando aniversário de Eunice Xavier

Os nossos parabéns hoje vai para esta pessoa maravilhosa que nesta data comemora mais uma primavera, e ao lado das filhas, Ziane, Ziene e Zanice esta super mulher que por acaso é irmã deste humilde blogueiro, faz mais um ano de vida. Parabéns mana,  que Deus abençoe á você e a todos. 

Parabéns, felicidades e muitos anos de vida e saúde. Feliz aniversário!

Blog Petrolândia em Foco