segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Morte, destruições e prejuízo nas chuvas do Rio de Janeiro

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro

Uma idosa morreu na noite de ontem (2) em Nova Iguaçu (RJ) em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado. Ela foi arrastada pela enxurrada, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura do município.

A chuva teria arrastado galhos e pedras para uma canaleta que acabou se rompendo e atingindo a casa de Sebastiana Pedreira da Silva, 81 anos, no bairro Mangueira. Ela chegou a ser levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Comendador Soares, mas não resistiu.

A filha de Sebastiana, Andréia Pereira da Silva, de 42 anos, e o neto, de 10 anos, tiveram que ser atendidos no Hospital-Geral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Eles tiveram escoriações.

A prefeitura informa que foram registradas, até o momento, 19 ocorrências. Elas dizem respeito a perdas materiais. Três equipes da prefeitura estão nas ruas para atender os chamados.

A prefeitura pede que a população faça o cadastro, por SMS, para receber avisos e orientações nos casos de temporais. Basta enviar uma mensagem para 40199.

Desabamentos no Rio 

A chuva atingiu também o município do Rio de Janeiro, onde um desabamento de uma casa na noite de ontem deixou dois feridos em Vila Kennedy, na zona oeste da cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas, ainda não identificadas, foram vítimas do desabamento de uma casa na Travessa Chico Buarque, que fica em uma parte da comunidade localizada na encosta de um morro.

As chuvas também provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade. O Centro de Operações da prefeitura registrou mais de 40 pontos de alagamento ou de bolsões de água.

Perdas no comércio

Polícia procura mais suspeitos de participar da morte de família no ABC

© Instagram

A Polícia Civil de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, procura ao menos duas pessoas suspeitas de envolvimento na morte de uma família, na madrugada da última terça-feira (28).

Na quarta (29), Ana Flávia Menezes Gonçalves, 24, filha e irmã de uma das vítimas, e sua namorada, Carina Ramos, 31, foram presas por suspeita de envolvimento no crime.

Na madrugada do dia 28, o comerciante Romuyuki Gonçalves, 43 anos, a mulher Flaviana, 40, e o filho Juan, 15, foram encontrados carbonizados no carro da família, um Jeep Compass, no limite entre São Bernardo e Santo André. 

Uma testemunha afirmou ter visto um homem de 1,90 metro na casa das vítimas, em um condomínio de Santo André, e disse que ele teria ajudado a colocar pacotes pesados no porta-malas do carro que seria incendiado horas depois.

Imagens de câmeras mostraram um outro homem do lado de fora do condomínio. Ele segurava dois capacetes.

No sábado, em nota a Secretaria de Segurança Pública disse que "diligências estão em andamento para identificar e prender outros envolvidos".

As duas suspeitas devem prestar novo depoimento nesta semana. Segundo apurou a reportagem, Carina caiu em contradição ao ser ouvida na última sexta-feira.

Homem morre afogado durante festa de Iemanjá e três pessoas são baleadas

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um homem morreu, neste domingo (2), durante os festejos de Iemanjá, após se afogar na praia do Rio Vermelho, e outras três pessoas foram baleadas ao deixar o cortejo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou reanimar o homem, mas ele não resistiu. Durante cerca de uma hora, os bombeiros se revezaram para a realização de Reanimação Cardiopulmonar. O nome da vítima não foi divulgado. 

Já as três pessoas foram baleadas na região do Largo da Mariquita. Segundo a Polícia Militar, por volta de 21h, dois homens e uma mulher foram atingidos por tiros nas pernas e socorridos por agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O estado de saúde não foi divulgado. 
Via Bahia Notícias

Aldeia Brejo dos Padres/Tacaratu: Pankararu filha de agricultor é aprovada em 1º lugar em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília


Jakeline Maria de Jesus Santos, 25 anos, 1° lugar na Universidades de Brasília (UNB). No curso de ciências sociais, bimestre 2020, índia do povo Indígena Pankararu, mora na Aldeia Brejo dos Padres, Tacarutu-PE. Filha de dona Maria Lúcia de Jesus e seu Arnaldo José dos Santos.

Jakeline é agente de saúde na sua aldeia, tem um serviço prestado a frente da comunidade, seja na vida profissional, oferendo seu belíssimo trabalho na área da sua saúde, seja como uma guerreira, nos movimentos do seu povo, uma india que nunca fujiu a gerra, sempre presente em todo causa indígena, na saúde, educação, na luta pela território.

Petrolândia-PE: Chuvas voltam á cair no sertão petrolandense nesta noite de domingo (03)

Foto: Poeta Tony Xavier

Chuvas voltam a cair no sertão nordestino na região petrolandense, ampliando ainda mais o molhado da terra neste período chuvoso.

A caatinga que já estava totalmente restabelecida com o verde total após ás primeiras chuvas em todas ás áreas da região petrolandense, com mais essa chuva que caiu na noite de ontem (domingo) o povo sertanejo volta novamente á sorrir e festejam com alegria o grande momento.

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Poeta Tony Xavier

Amanhecer com Poesia, - Poeta Tony Xavier

Imagens da Macambira


Abelha na Flor
Poeta Tony Xavier

Á abelha se aproxima
Girando igual carrocel
É o alvo preferido,
Pra ser página de cordel
Voando ao lado das flores,
Sai escolhendo ás cores,
Pra produzir o seu mel

Blog Petrolândia em Foco
Poeta Tony Xavier