terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Tempo de Eleições: os novos candidatos irão aparecer

Foto Divulgação

Quando é ano de eleições
Poeta Tony Xavier

Chegou o ano político
Já começa a correria
Candidatos vão surgindo
Nos finais de cada dia
Um pouco desajeitados,
E também desconfiados
Prometendo melhorias

Chegam na hora do almoço
Batem palmas no portão 
A dona da casa sai
Trazendo um prato na mão
Ele então fica em pé, 
Diz que aceita um café,
Humilde, senta no chão.

Já pergunta se ela tem
Candidatos pra votar
Já oferece um santinho
Pede para ela olhar
Diz que tem a solução,
Seu voto é a salvação,
Para poder melhorar

Trata todos com carinho
Que por ali vão chegando
Dá um beijo nas crianças
Que por ali vão passando.
Na verdade aquele amor,
É pra ser vereador,
Que ele vai se aproximando

Entre ele há tantos outros 
Neste período do ano
Tanto na área rural
Ou no perímetro urbano
Muitos deles incompletos
Pois são semi-analfabetos
E se metem a fazer Planos!

Até mesmo o próprio nome 
Muitos não sabem escrever
Como é que tal político
Pretende se eleger;
Se na hora de votar,
Tem que alguém ensinar,
Pra seu título não perder!

Mas é assim desse jeito
No período eleitoral
Cada ano há surpresas
No cenário nacional
Nas campanhas é muito bom,
Mas no final perde o tom,
Quem não ganha passa mal

Blog Petrolândia em Foco
Poeta Tony Xavier

Com mais 23 assassinatos, mortes no Ceará chegam a 170

© Divulgação

Ao menos 170 pessoas foram assassinadas em apenas uma semana, no Ceará. Dados divulgados hoje (25), pela secretaria estadual da Segurança Pública e Defesa Social, revelam que o número de homicídios dolosos (quando o assassino age com a intenção de matar), feminicídios e latrocínios (furto seguido de morte) deu um salto depois que parte dos policiais militares cearenses deflagaram um motim que entra hoje em seu oitavo dia. A categoria, incluindo policiais que continuam trabalhando normalmente, rejeita a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo estadual e cobra melhores condições de trabalho.Só ontem (24), foram registrados 23 Crimes Violentos Letais Intencionais no estado. 

Número quase sete vezes maior que os três assassinatos registrados na segunda-feira (17) anterior, véspera do início do motim que já produziu cenas de PMs ocupando unidades militares, homens mascarados esvaziando pneus de viaturas e determinando que comerciantes fechassem estabelecimentos comerciais. Em Sobral, o senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado na última quarta-feira (19), ao usar uma retroescavadeira para tentar desocupar um batalhão da PM tomado por policiais.

A secretaria vem divulgando o número de crimes registrados dia após dia, ao longo da última semana, para demonstrar o impacto do motim policial. Na terça-feira (18), dia em que teve início os protestos militares, foram registrados cinco assassinatos – dois a mais que na véspera. Já na quarta-feira (19), o número de ocorrências saltou para 29. Na quinta-feira (20) foram 22 registros. Na sexta-feira (21), houve o maior número de vítimas até o momento: 37. A partir daí, os ocorrências diárias passaram a cair: no sábado (22) foram 34; no domingo (23), 25, e, ontem, 23 casos.

Legalmente, policiais militares são proibidos de fazer greve, motivo pelo qual os protestos da categoria são classificados como motim. Na sexta-feira (21), o governo cearense afastou por 120 dias 167 policiais militares que participam da paralisação. Os agentes deverão entregar identificações funcionais, distintivos, armas, algemas, além de quaisquer outros itens que os caracterizem nas suas unidades e ficarão fora da folha de pagamento a partir deste mês de fevereiro.

Os inquéritos militares instaurados contra os agentes afastados serão julgados pela Justiça Militar. Já os procedimentos administrativos disciplinares serão realizados pela Controladoria-Geral de Disciplina (CGD) da própria Polícia Militar.

Bom dia natureza, bom dia nordeste, bom dia Brasil!

 Esconderijo do pássaro
 Árvore sem vida
Umbuzeiro com frutos

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Poeta Tony Xavier