sábado, 14 de março de 2020

Coronavírus: 2ª pessoa é retirada de cruzeiro no Recife

Uma segunda pessoa foi retirada do cruzeiro que está no porto de Recife após apresentar sintomas de coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), a notificação como caso suspeito de Covid-19 ocorreu após a irlandesa apresentar febre e dificuldade de respirar, além de outra condição de saúde, uma apendicite, não relacionada à infecção respiratória.
Após apresentar os sintomas, o passageiro foi socorrido pelo Samu para uma unidade de saúde privada, que fez a coleta de material para as análises laboratoriais.
Antes de chegar a Pernambuco, o cruzeiro passou por Salvador, Búzios (RJ), Paraty (RJ) e Itajaí (SC), e além do Brasil, a embarcação passou por Chile, Argentina e Uruguai, informou o Diário de Pernambuco. O barco deveria ter seguido para o Ceará nesta sexta-feira.
O navio Silver Shadow e está a serviço da Silversea Cruises, com 318 passageiros e 291 tripulantes a bordo, dentre eles 10 brasileiros, está isolado no Porto do Recife desde a quinta-feira, quando um passageiro canadense de 78 anos ser socorrido com sintomas de Covid-19. 
Em nota, a SES informou que a fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de total responsabilidade sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que tem prestado "todo o apoio técnico necessário e monitorado a situação".
Segundo informações do Diário de Pernambuco, o cais em que o navio atracou também foi isolado pelo Porto do Recife e como medida de prevenção e controle sanitário complementar, foi proibido que o lixo da embarcação fosse descarregado e que passageiros desembarcassem. No entanto, na quinta-feira, alguns deles passearam pelas ruas do centro do Recife.
Todos que estão no navio ficarão isolados até que seja divulgado o resultado dos exames do canadense, primeira pessoa a apresentar sintomas de Covid-19. O navio também só poderá seguir viagem após a confirmação da situação do paciente.