sábado, 18 de abril de 2020

Pandemia: Recorde de pacientes curados pode ser sinal do fim da pior fase da epidemia da Covid-19 na Itália

Imagem de uma rua em Milão, em 18 de abril de 2020 – Foto: Daniele Mascolo/Reuters

Ao anunciar a cura de mais de 2.500 contaminados pelo coronavírus em apenas um dia, o chefe da Proteção Civil da Itália, Angelo Borrelli, não escondeu sua satisfação. O país mais castigado pela Covid-19 na Europa observa a quantidade de pacientes diminuir nas UTIs há um mês, o que pode ser um indício do fim da fase mais mortal da epidemia.
"Em 3 de abril tínhamos 4.068 pacientes nas UTIs, hoje temos um pouco mais de 2.800", um número inédito desde 20 de março, afirma Franco Locatelli, presidente do Conselho Superior da Saúde da Itália. Segundo ele, "a pressão nos hospitais foi claramente aliviada" nos últimos dias.
Na sexta-feira (17), as autoridades ainda anunciaram 575 mortos em 24 horas, aumentando o balanço para 23 mil óbitos desde o início da epidemia. Mas outros dados instigam otimismo no país, como a estabilização da quantidade de doentes. Em Nápoles, Bolonha, Veneza, Florença e Roma esse número vem baixando a cada dia.
Além disso, em mais de 65 mil testes realizados em um dia – outro recorde – apenas 5% acusaram positivo ao coronavírus. Para Locatelli, essa é uma prova a mais "da eficácia das medidas de confinamento tomadas para barrar o contágio". "Tudo isso nos ajuda a tomar consciência sobre o grande trabalho realizado nos hospitais e sobre a colaboração dos cidadãos", reitera o presidente do Conselho Superior da Saúde da Itália.
Preparação para o desconfinamento
Com a quantidade de doentes baixando, a Itália está ansiosa para a saída do confinamento. "Estamos nos preparando para reabrir em 4 de maio", afirma Atilio Fontana, governador da Lombardia, a região mais castigada da Itália pela Covid-19, com 12 mil mortos.
Em vigor desde 9 de março, as medidas estritas de confinamento estão em vigor até 3 de maio. Mas o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, sofre uma forte pressão do empresariado pela reabertura de lojas e comércios.
Itália registra 525 mortes nas últimas 24 horas por causa do novo coronavírus – Foto: Reprodução

A ideia é apoiada por alguns membros do governo, como a ministra da Família, Elena Bonetti. "Algo precisa mudar nas duas próximas semanas para as crianças. Nossas crianças têm o direito de brincar!", afirmou durante a semana.
Já as autoridades do sul do país - menos atingido pelo coronavírus – temem uma volta à normalidade prematura. Vicenzo De Luca, governador da região de Campânia, no sudoeste, afirma que se o "deconfinamento" for permitido à toda a população, ele pode decretar a proibição da entrada de italianos do norte.
Sinal de que a vitória contra o coronavírus ainda está longe, comboios militares transportaram na sexta-feira dezenas de corpos de Bergamo à Novara, no norte do país, onde as funerárias não conseguem mais atender à demanda devido à alta quantidade de óbitos.
Mais de 150 mil mortes no mundo

Cem mil pessoas rompem confinamento em funeral religioso no Bangladesh

© DR
Cerca de cem mil pessoas, segundo estimativas dos organizadores, participaram hoje nas exéquias fúnebres de um líder religioso muçulmano no Bangladesh, violando o confinamento em vigor desde março neste país de 168 milhões de habitantes.Os organizadores do funeral do imã Jubayer Ahmad Ansari estimaram em cem mil o número de pessoas que compareceram na cerimónia, avaliação confirmada mais tarde por Shah Ali Farhad, assessor do primeiro-ministro Sheikh Hasina.

Para limitar o risco de contágio por covid-19, a polícia tinha aprovado a presença de 50 pessoas na cerimônia, que teve lugar em Sarail, no leste do país, depois de negociações com a família do imã.

Porém, a polícia acabou por não conseguir conter a multidão de seguidores do imã, que acorreram à cerimônia em grupos de dezenas de milhares de pessoas.

"As pessoas surgiram em ondas", contou Shahadat Hossain, chefe da polícia local, à AFP.

O Bangladesh impôs em 26 de março o confinamento dos seus 168 milhões de habitantes, para travar a propagação do novo coronavírus.

Uma das medidas mais contestadas pela população fixou em cinco o número máximo de pessoas que podem estar ao mesmo tempo em cada uma das 300.000 mesquitas existentes no país.

As autoridades têm pedido aos fiéis que façam as respectivas orações em casa, mas todos os dias surgem apelos públicos para que as pessoas continuem a frequentar em massa as mesquitas, feitas por um grupo de membros influentes do clero muçulmano.

Segundo dados oficiais, o número de casos de covid-19 no Bangladesh aumentou mais de 300 neste sábado, atingindo a cifra de 2.200 casos positivos, dos quais resultaram 84 mortes.

Até agora foram realizados poucos testes e os especialistas de saúde pública locais e internacionais têm manifestado a convicção de que os números oficiais estão longe de refletir a realidade no país, que faz fronteira com a Índia.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 154 mil mortos e infectou mais de 2,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 497 mil doentes foram considerados curados.

Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria Municipal de Saúde de 20 a 24 de abril de 2020

Aviso: Para agendamento de consultas e exames é obrigatório: requisição médica, RG, cartão do SUS, e cartão de consultas do hospital atualizados
Redação do Blog Petrolândia em Foco
Informações: Leandro Gomes, Coordenador da Central de Marcação  e Regulação/Paulo Jr

Brasil pode ter o dobro de mortes por Covid-19


O Brasil pode ter hoje ao menos o dobro de mortes pelo novo coronavírus em comparação com o número oficial divulgado pelo governo federal, aponta estudo exclusivo feito a pedido do UOL pelo Observatório Covid-19 BR.

O grupo, que reúne pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, também chegou a calcular que, em um cenário mais pessimista, o número pode ser até nove vezes o dado oficial. O levantamento levou em conta a demora entre as ocorrências das mortes e a entrada delas nas estatísticas do governo.

O estudo foi feito com dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde até a última quarta-feira (15), quando o país registrava 1.736 mortes. Com base neste número, o país já poderia ter entre 3.800 e 15.600 mortes, de acordo com o cálculo feito pelo UOL usando a análise do observatório. 

Ontem, esse número oficial foi atualizado para 2.141, porém não é possível usar a projeção feita no observatório nele, pois ela levou em conta o cenário da última quarta-feira.

Lotomania e Quina acumulam. Lotofácil tem dois ganhadores

Concurso 5248 da Lotomania acumulou Foto: Divulgaçã

A Caixa sorteou na noite desta sexta-feira os novos concursos da Lotofácil, Lotomania e Quina. Destes, o único que não acumulou foi a Lotofácil, que teve dois ganhadores, cada um faturando R$ 835.538,37. Confira os resultados:

Lotofácil (concurso 1955)
01-02-04-05-09-12-14-15-16-19-20-22-23-24-25

Lotomania (concurso 5248)
01-39-54-55-67

Quina (concurso 2066)
00-03-05-15-30-31-41-55-56-57-58-64-67-71-73-75-81-83-84-99

Por: Folha de Pernambuco

Venda de gás de de cozinha sobe 30% em 11 Estados, informa ANP

© Pedro Ventura/Agência Brasília

Onze estados brasileiros tiveram alta 30% nas vendas de gás de cozinha (GLP 13 Kg) no ano até o dia 14 de abril, comparado com o mesmo período de 2019, enquanto a única queda nas vendas, da ordem de 15%, foi registrada no Maranhão, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que intensificou o monitoramento do setor após o produto registrar falta em algumas regiões.

O crescimento da demanda se deve ao aumento da procura devido ao isolamento social imposto pelo novo coronavírus (Covid-19), que fez com que as pessoas passassem a cozinhar mais em casa.

Para estabilizar o mercado, a Petrobras anunciou a importação do produto, depois de ter que reduzir a produção de gasolina em suas refinarias devido à queda do consumo. Os dois combustíveis - GLP e gasolina - são produzidos juntos na unidade de craqueamento catalítico das refinarias da estatal.

Os estados que mais registraram alta nas vendas foram Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Já Mato Grosso do Sul e Pernambuco tiveram alta de 20% nas vendas e no Rio de Janeiro, Sergipe, Paraná, Amazonas e Distrito Federal, a alta foi de 10%. Os demais estados permaneceram com as vendas estáveis.

A agência informou ainda, que o Paraná é o estado brasileiro mais atrasado na entrega de gás de cozinha (GLP 13 Kg) pela Petrobras. O volume entregue no ano até o dia 14 de abril ficou entre 30% e 40% menor do que em igual período de 2019, mostra agência em um mapa que passará a ser divulgado periodicamente para informar sobre o abastecimento do produto.

Amanhecendo o dia com o brilho da natureza. Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste!

DETALHES DO SERTÃO NORDESTINO
 Abelha na flor
 Montanhas do sertão nordestino
Flor da Macambira 

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Poeta Tony Xavier