terça-feira, 3 de abril de 2018

24ª Ciência Jovem:: começam as pré-inscrições

Versão do ano passado reuniu centenas de estudantes. Foto: Divulgação

Começaram na última segunda, as pré-inscrições para a 24ª Ciência Jovem – Feira de Ciências de Pernambuco. Embora não signifique a inscrição definitiva dos projetos, o registro antecipado garante um ponto a mais no resultado final. A pré-inscrição deve ser feita até o dia 30 pelo site: www.espacociencia.pe.gov.br.

A Ciência Jovem é uma Feira de Ciências realizada anualmente em Pernambuco, geralmente no mês de novembro, por meio do Espaço Ciência – Museu Interativo vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Uma das mais representativas do país, tem expressiva participação de escolas públicas e reúne centenas de projetos de todos os estados brasileiros, além de alguns países como Chile, México e Paraguai.

Este ano, ela chega à 24ª edição, uma das mais tradicionais feiras de ciências do país. No ano passado foram selecionados 300 projetos e recebeu mais de 10 mil visitantes. Projetos premiados na Ciência Jovem têm obtido prêmios em outras feiras nacionais e internacionais, demonstrando a qualidade dos trabalhos.

Podem participar da feira escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio nas modalidades regular, educação especial e EJA, das redes pública e privada. Cada escola participante pode concorrer com até dois projetos de alunos, em categorias diferentes. Apenas escolas que trabalham com educação especial podem apresentar dois trabalhos na mesma categoria, desde que na modalidade Educação Especial.

Para os projetos de alunos, são cinco categorias diferentes:  Iniciação à Pesquisa, voltada para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Divulgação Científica, dirigida ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, para alunos do Ensino Médio; e Francis Dupuis, destinada aos projetos de outros países.

Já os projetos de professores, categoria Educação Científica, tem como objetivos incentivar a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e socializar experiências bem sucedidas. São aceitas inscrições com apenas  um professor por projeto, em formato de relato reflexivo de experiência pedagógica, exposto por meio de pôsteres.

Segundo o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, a pré-inscrição é uma maneira de estimular a realização dos projetos durante todo o ano letivo. “Queremos que o trabalho para a Ciência Jovem seja integrado ao currículo da escola, de forma a incentivar o ensino experimental e investigativo de ciências”, diz

Via Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário