quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Estabelecimentos desconhecem lei antifumo em Petrolina, PE

Lei entrou em vigor a partir da quarta (3) em todo Brasil.
Comércios podem receber advertências, multas ou ser interditados.

Com lei antifumo, fumódromo não será mais permitido (Foto: Taisa Alencar / G1)
Com lei antifumo, fumódromo não será mais
permitido (Foto: Taisa Alencar / G1)
Entrou em vigor a partir da última quarta-feira (3) a nova lei antifumo, que proíbe fumar em locais fechados, como restaurantes, boates, bares e ambientes de trabalho. Em Petrolina, no Sertão pernambucano, alguns estabelecimentos comerciais não estão informados sobre a lei. Com a nova norma não poderão mais existir os fumódromos e as propagandas de cigarro deverão ser extintas.

Em estabelecimentos comerciais da Orla de Petrolina, apesar de já existirem placas informando que é proibido fumar no local, os responsáveis não estão cientes sobre as regras. O gerente administrativo, Thiago Amaury, foi pego de surpresa e disse temer a reação dos clientes. “Tínhamos um local específico, que era o fumódromo, mas a partir de hoje iremos desfazer deste espaço para fazer valer a lei, apesar de não saber como nossos clientes irão reagir a essa determinação”, enfatiza.

Já em um dos principais pontos turísticos da cidade, o Bodódromo, a coordenadora operacional, Shirley Andrade, relata que no ambiente ainda não tem nenhuma placa comunicando sobre a proibição. “Vamos nos informar e deixar em um local visível ao cliente, para que no momento que algum deles seja abordado, tudo seja esclarecido. Vamos fazer um trabalho da melhor forma possível. Apesar de ter um ambiente grande e fechado, temos clientes que costumam fumar no local”.
A Lei antifumo foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2011, após aprovação do Congresso Nacional, mas só foi regulamenta em maio de 2014. Agora, as regras determinam que as pessoas não poderão mais fumar em lugares públicos ou privados que tenham cobertura, teto, divisórias, paredes e toldos. A única exceção são as tabacarias e os cultos religiosos, onde a prática é permitida.
Punição
A fiscalização será de responsabilidade das Vigilâncias Sanitárias. O estabelecimento que não cumprir a determinação poderá receber advertência, ser interditado e  ter o alvará de funcionamento cancelado e até pagar multa que varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, a depender da infração.
Por G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário