sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Feira de produtos orgânicos é lançada em Petrolina, PE


Venda de produtos orgânicos em Campinas (Foto: Mayara Yamaguti/ G1)
Venda de produtos orgânicos
(Foto: Mayara Yamaguti/ G1)

A partir da sexta-feira (19) começa a funcionar uma feira de alimentos orgânicos em Petrolina, no Sertão pernambucano. Os produtos, que eram comercializados em outros pontos da cidade, agora ficam centralizados no Parque Municipal Josepha Coelho, sempre às sextas-feiras, das 14h às 22h. Estarão disponíveis diversas opções de vegetais como banana, goiaba, macujá, macaxeira e hortaliças variadas.
No dia de abertura 17 agricultores certificados da região venderão seus produtos . Na oportunidade, outros 53 receberão a certificação de produção orgânica e posteriormente passarão a comercializar no local. Os agricultores ficarão no Parque até a inauguração de um mercado voltado para essas mercadorias.
As obras do Mercado dos Produtores Orgânicos do Vale devem iniciar no segundo semestre de 2015 e são uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a prefeitura do município, que deverá ceder o espaço. “Esse será o segundo mercado voltado para esse tipo de produto no Brasil, o primeiro do Norte-Nordeste”, afirma o chefe da Unidade Regional de Gestão de Empreendimentos da Codevasf, Osnan Ferreira.
Segundo Osnan, os produtos orgânicos têm uma demanda muito grande, tanto em Petrolina, como no país de uma forma geral. “Os agricultores vendem tudo em poucas horas. Além de que os preços são equivalentes aos dos produtos convencionais”, contou.
Ainda serão lançadas 13 cartilhas sobre divididas em duas séries, 'Agroecologia' e 'Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável'. O material vai esclarecer sobre a produção orgânica da região, além de dar dicas aos produtores de como substituir os defensivos agrícolas convencionais por materiais alternativos.
Por G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário