terça-feira, 13 de janeiro de 2015

70% das matrículas não foram renovadas nas escolas de Petrolina


Cerca de 70% dos pais ainda não renovaram a matrícula dos filhos na rede municipal de ensino de Petrolina, no Sertão pernambucano, para o calendário escolar 2015. O prazo para renovação encerrou no dia 12 de dezembro. As aulas estão previstas para começar no dia 4 de fevereiro com apresentação de alunos e professores. Ao todo, foram matriculados 39.665 alunos em 2014 no município.
Petrolina tem atualmente 97 unidades escolares que disponibilizam cerca de 40 mil vagas na rede municipal. No ano passado foram matriculados 23.079 alunos na Zona Urbana e 16.586 na Zona Rural. O problema neste atraso é a confirmação da matrícula para novos estudantes, pois segundo a coordenadora do setor de normatização, Silvana Nunes, as novas vagas só podem ser distribuídas após a renovação dos estudantes já cadastrados, pois a preferência é destinada para esses alunos.
"A prioridade é sempre para os estudantes 'da casa'. Somente depois de atender todos os estudantes que já frequentavam determinada unidade de ensino, é ofertada a vaga para quem vem de outra unidade", conta.
As matrículas para novos estudantes iniciaram no dia 5 de janeiro. A coordenadora também revela que muitos pais deixam para matricular os filhos nos últimos dias do prazo.  "Muitas famílias acreditam que o fato de ter assinado a matrícula do filho quando este ingressou na escola já garante sua permanência nela até que conclua o Ensino Fundamental. Por isso, as escolas todos os anos, encaminham bilhetes às famílias solicitando a presença do responsável para renovação com data estipulada para início e final, mas infelizmente, muitos não cumprem. As escolas aguardam até a primeira semana de aulas e, somente a partir daí, poderão disponibilizar as vagas para estudantes novatos que, porventura, possam surgir", afirma.
Apesar do prazo para renovação ter expirado, os pais que têm interesse em garantir a vaga podem ir na unidade escolar onde o filho já estuda. Para a renovação, os pais ou responsáveis precisam confirmar os dados do estudante e assinar a matrícula.
Já os novos alunos necessitam apresentar cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento dos pais, comprovante de residência, RG e CPF. Também será necessário o número do NIS e do Bolsa Família do estudante e do responsável, assim como duas fotos 3X4 atualizadas. As crianças da Educação Infantil precisam da Carteira de Vacinação para efetivar a matrícula. Os pais que mudarem os filhos de escola devem comparecer com documento de transferência original.
Do G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário