sábado, 3 de janeiro de 2015

Chuva em Fortaleza supera média histórica e atinge 148 milímetros


Morro Santa Terezinha sofre deslizamento na Avenida Abolição, em Fortaleza. Não houve feridos e casas não forama tingidas. (Foto: Yamna Rafaela Jeronimo Silva/Arquivo Pessoal)
Morro Santa Terezinha sofre deslizamento na Avenida Abolição, em Fortaleza. Não houve feridos e casas não forama tingidas. (Foto: Yamna Rafaela Jeronimo Silva/Arquivo Pessoal)A chuva em Fortaleza já superou a média história para o mês de janeiro e atingiu 148 milímetros até as 10h30 deste sábado (3). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), eram esperados 122 mm até o fim do mês. O bairro mais atingido foi o Edson Queiroz, com 82 mm entre as 5h e 9h. Outras 29 cidades cearenses de regiões com o Cariri, Inhamuns e Ibiapaba, também tiveram precipitação acima da média. Crateús teve o maior registro, com 47mm até às 7h.Na capital, a chuva alagou casas e ruas, entre elas as avenidas Heráclito Graça e Abolição, que dão acesso a área hoteleira da capital cearense. O Morro Santa Terezinha sofreu um deslizamento de terra que acabou invadindo parte da via. Tratores estão no local para remover a terra desde as 9h. Ninguém ficou ferido e nenhuma casa foi atingida.A água invadiu ainda casas e apartamentos em vias de Fortaleza e Região Metropolitana, como as rua Botelho Ramos (Papicu) e José Frota (Cidade dos Funcionários). Parte da estrutura do Shopping RioMar, inaugurado em outubro de 2014, também foi danificada pelas chuvas da manhã de sábado. Imagens mostram vazamento de água a partir do teto, causando alagamento. Segundo clientes que estiveram no shopping, alguns corredores foram interditadosPrevisão

Segundo a Funceme, as chuvas deste sábado constavam na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores e foi provocada pela combinação de dois sistemas atmosféricos: o primeiro, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste brasileiro já dura duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao CearáO segundo sistema são as chamadas Ondas de Leste, que atuam mais comumente nos meses de junho e julho, mas foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na Região Metropo
nublado e pancadas de chuva em todas as regiões cearenses.
litana de Fortaleza.A previsão do tempo para o restante do dia é de céu 

 A Funceme esclarece ainda que, apesar de previstos, os dois sistemas que provocaram as chuvas de nesta manhã não têm relação com a quadra chuvosa no Ceará e informa que o prognóstico climático para a estação de chuvas em 2015 será elaborado e divulgado somente na segunda quinzena de janeiro.

Rua Doutor José Frota, no Bairro Varjota, em Fortaleza. (Foto: Hudson da Silva Martins)
Rua Doutor José Frota, no Bairro Varjota, em Fortaleza. (Foto: Hudson da Silva Martins)Lama tomo conta de cruzamento na Avenida Abolição, em Fortaleza. (Foto: Yamna Rafaela Jeronimo Silva/Arquivo Pessoal)
Cruzamento na Avenida Abolição fica alagado
(Foto: Yamna Rafaela Jeronimo Silva/Arquivo Pessoal)

Do G1 CE
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário