sábado, 24 de janeiro de 2015

Demora por cirurgia em paciente gera angústia de familiares em Petrolina


Demora para realizar cirurgia causa angústia de familiares em Petrolina (Foto: Nilson Maciel / TV Grande Rio)

Demora para realizar cirurgia causa angústia de
familiares em Petrolina (Foto: Nilson Maciel
/ TV Grande Rio)
A demora para realizar uma cirurgia em um jovem de 22 anos, que está internado em estado grave no Hospital de Ensino Doutor Washington Antônio de Barros da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HEDWAB-Univasf), emPetrolina, no Sertão de Pernambuco, causou a revolta dos familiares. Depois de mais de uma semana internado na unidade e com a informação de que não há material para realizar a cirurgia, a família conseguiu uma liminar da Justiça que determina a transferência imediata do rapaz para um hospital particular da região.
O jovem deu entrada no hospital no dia 15 de janeiro, com diagnóstico de aneurisma cerebral. “Ele chegou aqui já com indicação cirúrgica. Outros exames foram feitos e os médicos confirmaram a necessidade do procedimento, mas alegaram que não tinha material para realizar a cirurgia. Depois de uma semana sem retorno, decidimos entrar na justiça para garantir os direitos do paciente que está em estado grave e corre riscos”, explica a advogada Ivonete Almeida.
Segundo a decisão do juiz substituto da 17ª Vara Federal de Petrolina, Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, o jovem deve ser transferido de imediato para um hospital privado de Petrolina para a devida realização dos procedimentos cirúrgicos necessários à preservação da vida do paciente. Ainda foi fixada uma multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.
“Estamos vendo que a justiça está se empenhando. Demos entrada ontem na ação e ontem mesmo saiu a liminar. Os dois hospitais foram intimados de imediato. A unidade particular para o qual deveria ser transferido informou que não dispunha de leitos de UTI livre para receber o paciente. Já aqui, quem recebeu a decisão foi uma médica da UTI porque nenhum responsável pela administração do hospital foi localizado. Até o momento nada foi feito, mas vamos aguardar para que a determinação da justiça seja cumprida”, comentou a advogada.
A família do jovem ressaltou o descaso do hospital que não passa informações suficientes. “Existe muita má vontade.  Até ontem o caso dele era cirúrgico e disseram que estavam aguardando apenas o material que estava em falta, mas hoje a tarde fomos informados de que não era mais necessário. Só que não nos deram mais detalhes. Ficamos muito tristes. Vinhemos de tão longe para não ter nenhum retorno”, esclareceu Nívea Maria.
O G1 procurou a assessoria de imprensa do hospital, mas até o momento não obteve retorno.
Por: G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário