segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Dilma tentará salvar vida de outro brasileiro condenado ao fuzilamento

 Cardoso Moreira neste domingo (18), a presidente Dilma Rousseff disse que manterá o diálogo com a Indonésia para tentar salvar a vida de outro brasileiro da execução. Rodrigo Gularte, de 43 anos, está no corredor da morte e prestes a ter a sua data de execução anunciada. Ele está preso desde 2004, quando tentou entrar na Indonésia com seis quilos de cocaína em pranchas de surfe.
De acordo com o Globo, a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, disse que o governo buscará convencer as autoridades a substituir a pena de morte por uma internação devido a problemas psiquiátricos.



No dia da morte de Marco Archer, Angelita Muxfeldt, prima de Gularte, desembarcou no país para tentar transferi-lo para uma clínica. No fim de 2014, laudo feito por um médico indonésio constatou, segundo amigos da família, que ele sofre de esquizofrenia. De acordo a embaixada brasileira em Jacarta, Gularte será examinado hoje por um psicólogo da prisão.
“Acredito muito, do fundo do coração, que ele não vai aguentar se ficar lá mais tempo. O objetivo é transferi-lo para um hospital psiquiátrico, para que ele receba o tratamento adequado, porque senão fica cada vez mais difícil. Eu reconheço que o Rodrigo errou, mas acho também que a pena de morte... não foi um crime tão grave assim”, disse, Clarisse Gularte, mãe de Rodrigo.
Ainda segundo o Globo, Clarisse visitou o filho oito vezes nos últimos dez anos. A última foi em agosto de 2014, com a filha, Adriana. Ela disse ter encontrado o filho 15 quilos mais magro e “completamente transformado”:
No Itamaraty, um rompimento total de relações com a Indonésia não está na pauta. Diplomatas não acreditam no rompimento das relações bilaterais. A presidente Dilma deverá esperar a chegada do embaixador brasileiro na Indonésia, Paulo Alberto Soares, para definir as ações que poderiam ser tomadas. 
O Itamaraty entregou uma nota de repúdio ao embaixador da Indonésia no Brasil na qual manifestou “inconformidade” com o fato de “gestões de mais alto nível e apelos presidenciais tenham sido ignorados pelas autoridades indonésias”.

Por: Redação Bocão News-Fotos: Divulgação
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário