sábado, 31 de janeiro de 2015

Enfermeiros de Petrolina vão solicitar exames e prescrever medicamentos.


Na segunda-feira (2), terá apresentação dos protocolos para enfermeiros.
O reforço dos enfermeiros vai agir no combate das doenças na cidade.


Enfermeiros de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vão prescrever medicamentos e solicitar exames nas unidades de saúde do município. Esses serviços já são permitidos através da Lei Federal 7.498 de 25 de junho de 1986 do exercicio profissional da enfermagem. Na segunda-feira (2), às 8h, no Sest/Senat, haverá a apresentação dos 'Protocolos para os Enfermeiros da Atenção Básica'. Este documento dará maior autonomia aos profissionais na cidade.
De acordo com a Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Luciana Mendes, o Ministério da Saúde lançou suas normas e rotinas, mas cabe aos municípios fazer as adequações as normas nacionais. “Uma comissão de dez enfermeiros fez a revisão e elaborou os 'Protocolos para os Enfermeiros da Atenção Básica.' A partir de agora as pessoas vão perceber os enfermeiros solicitando exames e realizando a solicitação de medicamentos”, explica.
O reforço dos enfermeiros vai agir no combate das doenças como diabetes, doenças sexualmente transmissiveis, prevenção de colo do útero, tuberculose, hanseniáse e cancer de mama. Na realização do Pré-natal. E poderão ser feitas solicitações de medicamentos para infecção urinária, febre, diarréia.
Contudo, a secretária Luciana Mendes ressalta que a atuação dos enfermeiros não isenta o trabalho do médico. “Com essa ação vamos combater mais a mortalidade materna e infantil e doenças de tratamentos muitos simples que são a tuberculose e infantil, o controle maior da diabetes. Seremos  um reforço no combate das doenças”.
As estratégias presentes nos protocolos foram validadas pelo Ministerio da Saúde ou pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Do G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário