segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Internauta de SC registra formação de nuvem gigante durante tempestade


Formação foi registrada em Barra Velha (Foto: Marcelo Behnke/VC no G1)
Formação de nuvem foi registrada em Barra Velha (Foto: Marcelo Behnke/VC no G1)
O internauta Marcelo Behnke registrou a formação de uma nuvem gigante durante uma tempestade de verão em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, na tarde de domingo (11). Segundo ele, o fenômeno ocorreu às 18h45. "O tamanho da nuvem era assustador e chamou atenção", diz Marcelo. As fotos foram enviadas através do VC no G1.
Marcelo estava com a família na praia de Itajuba, em Barra Velha, quando fez o registro. Ele calcula que a nuvem tenha se formado em aproximadamente 10 minutos. Em seguida, ocorreram raios e chuva grossa. "Igual a essa eu não tinha visto. Ela veio da região do Morro do Baú em sentido à praia. Foi formando um cone, encobriu a praia a começou a ter raios e relâmpagos", detalha.Nuvem se formou na tarde de domingo (11) (Foto: Marcelo Behnke/VC no G1)
Nuvem se formou na tarde de domingo (11) (Foto: Marcelo Behnke/VC no G1)Nota da Redação: de acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, a nuvem é chamada de 'shelf cloud'. "É uma nuvem de tempestade que se forma pela alta temperatura e umidade elevada. Tem o aspecto de rolha devido a ventos dentro da nuvem, tanto de cima para baixo quanto de baixo para cima", explica. Segundo ele, é o mesmo tipo de formação que ocorreu em Barra Velha no fim de 2014.Por: Marcelo Behnke-Internauta/Barra VelhaBLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário