quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Italiano procurado pela Interpol é preso pela Polícia Federal de PE

Ele entrou legalmente no Brasil, onde morava há dez anos e é empresário. 
Em 2014, passou a ser procurado por imigração clandestina e prostituição.



.Um italiano procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) foi preso pela Polícia Federal em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.  O estrangeiro morava na capital pernambucana há dez anos e é acusado pela justiça da Itália de favorecer a imigração clandestina e exploração da prostituição naquele país. Ele ainda é suspeito de crime financeiro e porte ilegal de arma de fogo. A prisão foi divulgada nesta quarta-feira (14), mas ocorreu na nesta terça-feira (13).
De acordo com a superintendência da Polícia Federal em Pernambuco, os crimes foram cometidos antes de o italiano se mudar para o Recife, em março de 2004. Mesmo assim, ele entrou legalmente no Brasil, onde conseguiu visto de trabalho permanente e teve até o direito de tirar a carteira de motorista. Em Pernambuco, estabeleceu-se em Jaboatão dos Guararapes e abriu uma pizzaria no bairro de Candeias. Nesses dez anos, nunca deixou de comparecer à PF para atualizar os dados cadastrais e garantir a regularidade dos documentos.
A assessoria de comunicação da corporação explicou que o italiano teve o acesso permitido porque, na época em que chegou aqui, a Itália ainda não havia feito um pedido de extradição formal. De acordo com a PF, ele só começou a ser procurado pela justiça italiana em 2013 e só em setembro do ano passado teve o nome adicionado à lista de procurados da Interpol, a chamada Difusão Vermelha. Três meses depois do alerta, começou a ser investigado pela polícia pernambucana. Naquele mesmo mês, o Supremo Tribunal Federal determinou sua prisão para fins de extradição.
O italiano foi preso na tarde de terça na casa em que morava no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Ele não ofereceu qualquer tipo de resistência e mostrou surpresa com a prisão, já que há três anos viajou para a Itália e não teve nenhuma dificuldade em entrar em seu país de origem. Depois do exame de corpo e delito, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel) para aguardar o julgamento do pedido de extradição. Assim que a ordem for dada pelo Supremo Tribunal Federal, os policiais federais pernambucanos vão entregá-lo a oficiais italianos que devem vir a Pernambuco para levá-lo ao país de origem.
Na Itália, o homem cumprirá uma pena de dez anos e 7 meses de reclusão. No Brasil, por sua vez, não há registros de seu envolvimento em nenhum crime. Ele também nunca casou ou teve filhos nos dez anos em que mora no Brasil. Mas, além de empresário, era tesoureiro da Federação Pernambucana de Rugby.
Por: G1 PE
BLOG DE TONY XAVIER




Nenhum comentário:

Postar um comentário