sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Polícias divulgam balanço de 2014 em cidades do Sertão de PE

Número de homicídios teve redução de 15 casos.
"Crimes de proximidade" estão entre as principais motivações.

Balanço foi divulgados pelas polícias Militar, Civil e pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Amanda Franco/ G1)
Balanço foi divulgados pelas polícias Militar, Civil e pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Amanda Franco/ G1)
As polícias Militar, Civil e o grupamento do Corpo de Bombeiros situados em Petrolina, no Sertão pernambucano, divulgaram nesta sexta-feira (9) o balanço das operações realizadas em municípios da região em todo o ano de 2014. Entre os dados apresentados, foi explorado o índice de homicídios em que, nos municípios de Afrânio e Dormentes, além de Petrolina, o número de casos teve redução de 15 mortes violentas.
Em 2014 na Área Integrada de Segurança (AIS-26) que compreende os três municípios, foram registrados 88 homicídios. A redução, segundo o balanço, foi de 15 casos, em que durante todo o ano de 2013 as delegacias Militar e Civil responsáveis pela área tinham registrado 103 mortes violentas. Do número total de registros, 85 foram apenas em Petrolina e os demais em Dormentes e Afrânio.
“Petrolina ficou como a primeira colocada em todo o estado em redução de homicídios em Pernambuco. Este é um resultado muito positivo se levar em consideração a nossa população. Tiveram regiões que possuem uma população bem menor que a nossa e conseguiram resultados inferiores”, afirmou o delegado responsável pela 26ª Delegacia de Polícia Civil, Magno Neves. Salgueiro ficou na segunda colocação com a redução de 13%, seguido de Arcoverde, no Agreste do estado, com diminuição de 10%.
Além do delegado da Polícia Civil, também participaram do balanço o subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, major José Roberto, e o responsável pelo 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Oliveira.
Ainda de acordo com o levantamento divulgado, das motivações para os homicídios, o conflitos com a comunidade, que são os crimes de proximidade, apresentam alto registro, 40%. “Este é o tipo de homicídio que a gente não consegue combater tão fácil, pois não podemos estar nas casas de todas as pessoas”, afirmou Magno Neves. 17% das motivações estão relacionadas a atividades criminais e 43% não existem informação sobre o crime.
Outros índices
Dentre os outros números divulgados no balanço, Petrolina está em segundo lugar em apreensão de droga, 12ª colocação em apreensão de armas, oitavo lugar no ranking em pontos de drogas descobertos, sendo estes 433 locais. Durante todo o ano de 2014, mais de 77 mil pessoas foram abordadas, o que fez a AIS-26 ocupar a terceira colocação.
Operação Papai Noel
A Operação Papai Noel, realizada no centro comercial de Petrolina entre os dias 1º e 31 de dezembro apresentou também um balanço positivo. O número de roubos e furtos que neste período geralmente são intensificados, teve queda de 28,3%, com 34 registros contra 53 em 2013. Ao todo a Operação realizou 87 ocorrências envolvendo diversos tipos de crimes.
Corpo de Bombeiros
Os números de incêndios e de acidentes de moto registram números altos. A instituição atende, além de Petrolina, Afrânio e Dormentes, outros municípios como Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. No balanço foram registrados 356 incêndios durante o ano de 2014. “Não tem com prevermos os incêndios residenciais, mas temos uma noção de que em algumas épocas mais secas existe um aumento muito grande na caatinga”, afirmou o responsável pelo Corpo de Bombeiros, capitão Oliveira.
Entre colisão, queda e atropelamento, os Bombeiros atenderam 538 acidentes e não houve óbito declarado. Os afogamentos foram, ao todo, 23 casos. Os meses mais expressivos foram dezembro, com seis casos, e setembro, com cinco. O Corpo de Bombeiros realizou 2.278 atendimentos em 2014.
Por: G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário