quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Vigilância sanitária fiscaliza fábricas de gelo em ação pre-Carnaval

A Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) realiza, até o fim do Carnaval, ação especial de inspeção em fábricas de gelo e água mineral da cidade que vão atuar na festa. Na fiscalização realizada na manhã desta quarta-feira (28), a empresa Gelo Bahia foi notificada devido a problemas estruturais, ausência de embalagens com informações pertinentes e não-utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) por funcionários. A empresa receberá um prazo para regularização das inconformidades encontradas pelos técnicos da Visa.


Os profissionais da Vigilância Sanitária atuam na orientação, notificação, autuação e até interdição, se necessário, com verificação dos seguintes itens: aspectos de higiene, utilização de equipamento de proteção individual (EPI), presença de vetores e pragas, manutenção preventiva, acondicionamento inadequado e validade dos produtos, entre outros itens. Assim como os estabelecimentos, os caminhões que transportam gelo também são vistoriados e ambos devem manter em dias documentações e alvará, que tem validade de um ano.
 
A água utilizada deve passar por monitoramento, controle, análise microbiológica e temperatura adequada ao seu estado. Já os funcionários devem fazer exames que possam comprovar sua condição de saúde ocupacional.
Caso apresente problemas, os produtos são descartados no próprio local, a fim de reduzir os riscos de infecção tóxico-alimentar. As empresas quem descumprirem as normas vigentes poderão ser interditadas ou impedidas de comercializar seus produtos, até que atendam as exigências mínimas de funcionamento, garantindo a saúde do consumidor.


As inspeções também são estendidas para os produtores e vendedores de gelados comestíveis (sorvetes e picolés). O objetivo é exigir o cumprimento das regras de segurança alimentar, embalagem e rótulo dos produtos produzidos, bem como identificar possíveis irregularidades no acondicionamento e manuseio dos mesmos.

Por: Redação Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário