terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Falta d'agua afeta 116 municípios pernambucanos

agua

Pernambuco 247 – A perspectiva de mais um ano de seca – o quarto consecutivo – tem deixado as autoridades e a população pernambucana em estado de tensão. Com as chuvas 70% abaixo da média esperada para o período. O nível dos principais reservatórios tem caído constante e 116, dos 184 municípios, sendo que 173 deles são atendidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), enfrentam dificuldades ou já estão em racionamento quanto ao abastecimento de água.
Somente na Região Agreste do Estado, 60% dos 2 milhões de habitantes enfrentam dificuldades no abastecimento, de acordo matéria publicada pelo jornal Folha de Pernambuco. O maior reservatório da região, o de Jucazinho, responsável pelo abastecimento de 15 municípios, encontra-se com apenas 11,4% da sua capacidade. Outros nove reservatórios do Agreste já entraram em colapso.
No Sertão pernambucano, o racionamento atinge cerca de 1,5 milhão de habitantes (44% da população da região). Como o período chuvoso está chegando ao final e as chuvas não estão correspondendo ao esperado, a Agência Pernambucana de Águas e clima (Apac) teme o agravamento do quadro.
Na Região Metropolitana do Recife a situação também tem preocupado as autoridades. O Sistema Botafogo, que atende a Região Norte do Grande Recife, está operando com pouco mais de 15% da sua capacidade. No mês passado, a barragem estava com 19,36% da sua capacidade. Caso não chova nos próximos 30 dias, a Compesa já anunciou que deverá fazer uso do volume morto para assegurar o abastecimento.
Lagoa Grande Notícia
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário