sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Permissionários cobram revitalização do Bodódromo em Petrolina


Entrada do Bodódromo em Petrolina (Foto: Taisa Alencar/G1)
Entrada do Bodódromo em Petrolina, sem a estátua do bode (Foto: Taisa Alencar/G1)
Com o desaparecimento da estátua do bode, símbolo do complexo gastronômico do Bodódromo, um dos principais pontos turísticos de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o assunto da revitalização do espaço voltou a ser discutido pelos donos de restaurantes do local, como também pela própria população. Há um ano, o prefeito chegou a assinar um termo de referência para revitalização do maior centro gastronômico a céu aberto de Pernambuco, mas nada foi feito.
O acordo era contratar uma empresa de arquitetura especializada para elaborar um projeto de reestruturação do local, que seria apresentado à comunidade no prazo de quatro meses. “Uma promessa foi feita, mas nós donos de restaurantes nunca tivemos resposta alguma e o Bodódromo está em situação de abandono. O turista reclama da falta de viabilidade na entrada do complexo, da iluminação, da falta de estacionamento para ônibus de turismo”, explica o dono de restaurante José Soares Félix Júnior.
Restaurantes fechados servem como pontos de consumo de drogas (Foto: Taisa Alencar/G1)
Restaurantes fechados servem como pontos de
consumo de drogas (Foto: Taisa Alencar/G1)

O permissionário lembra também dos problemas ocasionados nos períodos de chuva. “A drenagem da água da chuva não existe. Quando chove fica tudo alagado. O Bodódromo está realmente num estado devassado também nas áreas de estacionamento para clientes e infraestrutura. Até a placa da entrada do complexo, não tem iluminação. Alguns clientes querem trazer visitantes aqui, mas não tem nenhum atrativo. A entrada precisa de reforma, porque não está a altura do que é oferecido nos restaurantes. Sem contar os estabelecimentos que estão fechados, que não foram isolados de forma correta e hoje estão sendo alvo de vândalos, que usam o local para dormir, usar drogas e até mesmo para praticar sexo”.

A agricultora Lúcia Alves, frequenta o local desde a inauguração e ressalta a importância de melhorar o ambiente. “A iluminação e a segurança são pontos que precisam de mais atenção. Tem esgotos estourados também e quando chove fica tudo alagado, parece um rio porque a água não tem para onde escorrer. Precisam olhar mais para esse lugar porque é ponto turístico”.

Restaurante fechado acumula lixo no Bodódromo (Foto: Taisa Alencar/G1)
Restaurante fechado acumula lixo no Bodódromo e árvores estão sem poda (Foto: Taisa Alencar/G1)

Raphael Coelho, dono de um dos estabelecimentos, lembra que quando o local foi inaugurado era bastante inovador, mas com o passar do tempo foi esquecido pelo poder público. “A estética precisa melhorar muito. O estacionamento é hoje um dos principais problemas, porque a capacidade é baixa em relação a demanda. Temos problemas também com a segurança, porque tem um certo consumo de drogas que atrapalha o movimento no complexo que devia receber mais atenção por ser uma referência na culinária regional”.
José Soares Félix Júnior já contabiliza os prejuízos. “Claro que o movimento diminuiu com o passar dos anos. As pessoas querem levar um turista em um local organizado, onipotente tanto no ambiente externo, assim como dentro dos restaurantes. Nossa parte estamos fazendo que é melhorar o atendimento, o cardápio, mas a estrutura deixa a desejar, porque o público é exigente”.

G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Petrolina, mas até o momento não obteve retorno.

Do G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário