terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PF apreende  veleiro de 1.3 milhão envolvido em fraude


Policiais Federais efetuaram, na manhã de sábado (31/1), na baía de Maraú/BA, a apreensão do veleiro catamarã de origem francesa, denominado ASTRESAIL, marca Lagoon, modelo 44 pés, avaliado e exposto à venda por R$ 1.350.000,00 (um milhão e trezentos e cinquenta mil reais), o qual teria sido objeto de fraude em sua importação.

O veleiro estava atracado em Ilha Bela/SP quando, em outubro de 2014, foi objeto de fiscalização da Receita Federal daquela localidade, tendo sido procedida a sua retenção e lacração. Os proprietários do veleiro violaram a lacração da Receita Federal e, sem autorização, retiraram o veleiro daquela localidade, razão pela qual a Polícia Federal passou a investigar o seu paradeiro. Os Policiais Federais de Ilhéus obtiveram a informação de que o veleiro estaria na baía de Maraú/BA, e no último sábado, conseguiram localizá-lo na ilha de Sapinhos. 
 
A embarcação tinha sido descaracterizada com a mudança de seu nome para dificultar a ação policial. O nome ASTRESAIL foi apagado e substituído pelo nome LUPIE, sendo, inclusive, falsificada a documentação do veleiro com esta nova denominação.
 
O ASTRESAIL encontra-se agora no Yacht Club de Ilhéus e será entregue à Receita Federal do Brasil. A legislação federal proíbe a importação de veículos e embarcações usadas, razão pela qual os proprietários do veleiro responderão a inquérito policial pelos delitos dos arts. 334-A, § 1º (contrabando) e 336 (inutilização de edital ou de sinal) do Código Penal, crimes apenados com reclusão.

Por Bocão News-Divulgação Polícia Federal
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário