sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Sábado (7) e dia 'D'para combater a Dengue e á febre chikungunia


Em dezembro de 2014, o Brasil foi mobilizado em um Dia D contra a dengue e a febre chikungunya. Neste mês de fevereiro, mais uma ação nacional busca conscientizar a população da necessidade de combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolvem, principalmente, em água limpa e parada. Pernambuco também participa das atividades, já que, só em 2015, 690 casos de dengue foram notificados, contra 462 notificações em 2014, um aumento de 49%. Durante todo o ano de 2014, foram confirmados 6,5 mil casos de dengue em Pernambuco. Neste ano, 69 diagnósticos positivos já foram registrados. 


Neste sábado (07/02), o Dia D+1, os gestores municipais foram incentivados a realizar intensa mobilização popular, além de mutirões de limpeza urbana e atividades para os profissionais da área realizarem o diagnóstico e tratamento correto de ambas as doenças.



“Estamos em um período propício, de sol intercalado com chuvas, para proliferação do mosquito da dengue e da febre chikungunya. Só vamos conseguir diminuir os índices das duas doenças se eliminarmos os criadores do Aedes Aegypti, que transmite ambas as enfermidades. A população precisa ficar vigilante para evitar água parada e limpa descoberta, além de garrafas e pneus nos entornos das residências. Essa é uma batalha que precisa da conscientização e da ação de todos os gestores municipais e de toda a sociedade, já que a maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das casas”, afirma a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e da Febre Chikungunya da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), Claudenice Pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário