quinta-feira, 5 de março de 2015

Abastecimento de água do Ceape é suspenso em Petrolina, PE


Permissionários cobram religação da água e ativação de hidrômetros.
Município proíbe instalação de hidrômetros, porque obras serão iniciadas.


O Ceape funciona há 30 anos em frente à Avenida Sete de Setembro. (Foto: Amanda Franco/ G1)
O Ceape funciona há 30 anos e frente a avenida
sete de setembro (Foto: Amada Franco/G1)
Os permissionários do Centro de Abastecimento de Petrolina (Ceape) em Petrolina, no Sertão pernambucano, nesta quarta-feira (4) fazem a cobrança da religação do abastecimento de água do local. Na terça-feira (3),  a Procuradoria Geral do Município acionou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que fez a suspensão definitiva da água. A Prefeitura Municipal de Petrolina, alegou que os valores pagos nas contas são excessivos e serão investidos em ações na cidade.
Joseilton Ferreira Moraes que possui um boxe desde 1994 no centro disse que não aconteceu uma notificação em relação ao desligamento da água. “Com uma retroescavadeira arrancaram os canos de fornecimento. Era para eles terem nos comunicado. Fizeram tudo na calada”, relata o permissionário. Segundo Joseilton, os boxes já possuem hidrômetros individuais, mas que nunca foram ativados.
Em dezembro de 2014, houve a primeira suspensão de água no Centro de Abastecimento. Uma solicitação do município que foi executada pela Compesa. Contudo, uma religação clandestina foi feita no local. 
A Prefeitura de Petrolina informou ao G1através de nota que a suspensão foi adotada como forma de dirimir gastos na gestão púbica, pois os valores pagos nas contas são excessivos.  A Prefeitura esclarece ainda que a proibição de instalar novos hidrômetros é decorrente das obras que serão iniciadas no local e que, os valores destinados ao pagamento das contas de água, serão investidos em ações desenvolvidas pelo governo municipal.
Em nota, a Compesa comunicou que a única ligação de água existente no Ceape pertence à prefeitura, que continua cortada, segundo solicitação feita pelo município. Com relação aos hidrômetros, individuais, a Compesa esclarece que não recebeu nenhuma solicitação para a demanda.
O espaço do Ceape será utilizado para abrigar um Centro Administrativo Cidadão que deverá reunir todas as secretarias municipais de Petrolina. Contudo, há mais de dois anos há um impasse entre permissionários e o governo municipal.
Juliane Peixinho/G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário