terça-feira, 3 de março de 2015

Previsão é de chuvas mais intensas até o mês de maio em São Luís

Informação é do Núcleo Geoambiental (NuGeo) da Uema.
Apesar do prognóstico, chuvas ainda estão abaixo da média.



Chuvas dos últimos dias causaram alguns transtornos na capital (Foto: Flora Dolores / O Estado)
Chuvas dos últimos dias, causaram alguns transtornos na capital (Foto: Flora Dolores/O Estado)

Segundo prognóstico do Núcleo Geoambiental (NuGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), chuvas mais intensas devem atingir São Luís até o mês de maio. Apesar da previsão,a capital maranhense continua com chuvas abaixo da média para o período. Em janeiro e fevereiro, só foram registrados 7% e 23% dos índices normais.
A média histórica do período chuvoso entre os meses de fevereiro e maio é de 1593,5 milímetros, porém, em 2014 choveu 1071,6 milímetros entre esses meses; em 2013, 1009,8 milímetros; e em 2012, 850,2 milímetros. Um dos principais responsáveis pela baixa ocorrência de chuvas é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um fenômeno meteorológico que contribui para a ocorrência de chuvas no Maranhão, principalmente no centro-norte.
Transtornos
Em São Luís, já choveu durante a madrugada desta terça-feira (3). Na manhã dessa segunda-feira (2), a população enfrentou vários transtornos causados pelas chuvas. Na recém-inaugurada Via Expressa, que liga os bairros do Jaracati e Maranhão Novo, o asfalto cedeu em vários pontos, obrigando os motoristas a desviar.

Vários semáforos entraram em pane e pararam de funcionar na região do Renascença, próximo ao Marcus Center. Já na Curva do 90, um galho de árvore despencou em cima de uma motociclista. Apesar do susto, a jovem teve apenas escoriações.
Do G1 MA
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário