quarta-feira, 11 de março de 2015

Samu Agreste registra primeiro parto em ambulância da base de Agrestina




Enfermeiro e condutor do Samu que participaram do parto do bebê que nasceu na viatura do Samu, em Agrestina, Agreste de PE (Foto: Anderson Fellype/ Arquivo Pessoal)
Serviço funciona desde 2006 em Agrestina (Foto)
Anderson Felype/Arquivo Pessoal)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Agreste registrou o primeiro parto em ambulância da base de Agrestina, região Agreste de Pernambuco. Segundo a diretora de Atenção Especializada, Ana Elizabete França, este tipo de procedimento já ocorreu em outros dos 53 municípios de cobertura, mas neste - onde o serviço é prestado desde 2006 - o caso é inédito.
O procedimento ocorreu na terça-feira (10) quando uma mulher de 28 anos deu à luz assim que foi colocada na maca pela equipe de socorristas, formada pelo enfermeiro Anderson Fellype Santos Léo, de 25 anos, e pelo condutor da viatura, Valdemir Medeiros, de 27.
"Recebemos o chamado e nos deslocamos da base, localizada no Centro da cidade, para o Loteamento Ipiranga: uma média de cinco minutos. Na hora que a gente chegou, ela já estava em trabalho de parto. A gente tentou agilizar, para que o parto ocorresse em melhores condições, mas não deu tempo. Na hora que a gente colocou ela na maca [dentro da viatura], a criança nasceu", explicou o enfermeiro.
"Foi uma sensação inexplicável. Uma mistura de tudo: adrenalina, tensão, mas na hora que terminou, foi a sensação de que vale a pena trabalhar nesse serviço", relatou o enfermeiro que completava quase 24 horas de plantão. E, sobre a ideia de poder passar por situação semelhante, ele responde: "Se for a vontade de Deus, o Samu está aí para isso".
Mãe e filha foram encaminhadas ao Hospital Geral Amélia Gueiros Leite, no município. A menina, que nasceu com 3,330 kg e 50 cm, recebeu como nome Ádila, segundo a parteira da unidade, Iracema Roseno. De acordo com a direção da unidade, as duas estão bem e receberam alta nesta quarta-feira (11).

Por: G1 Caruaru
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário