Segundo um dos desenvolvedores da bicicleta, o estudante de Ciência da Computação, Cléber Dourado, o projeto foi desenvolvido de setembro de 2013 a fevereiro de 2014. “Produzimos duas bikes e estamos aperfeiçoando. Elas são feitas de ferro, mas pretendemos usar alumínio no futuro para deixá-las mais leves”, declarou o aluno da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).
Cléber conta que está sendo estudada a possibilidade de produzir um equipamento que as pessoas possam usar em bicicletas comuns para gerar energia em suas casas. “Uma pessoa saudável, a partir do momento que começa a se mover, já gera energia”, disse. O estudante acredita queseria possível carregar um aparelho celular em 30 ou 40 minutos, a depender de alguns fatores, por exemplo.
Atualmente, a equipe utiliza a bike para produzir sucos de forma diferente. “A gente participa eventos beneficentes e culturais, oferecendo um 'serviço sustentável' que permite às pessoas baterem o suco enquanto pedalam”, disse Dourado. Outro projeto futuro do grupo é disponibilizar bicicletas em praças para que os moradores gerem a energia para a própria cidade.
Do: G1 Petrolina
Fotos: Cléber Dourado/Arquivo Pessoal
BLOG DE TONY XAVIER
gostei muito !...
ResponderExcluir