quarta-feira, 6 de maio de 2015

Menino aguarda há quase cinco anos por cirurgia de correção em Petrolina


Criança espera cirurgia em Petrolina (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, um menino de sete anos nasceu com um deslocamento no testículo esquerdo e agora tem uma hérnia no mesmo local. Desde os dois anos da criança, a mãe busca resolver o problema, mas até agora a cirurgia não foi realizada e o Hospital Dom Malan que é referência em pediatria alega não ter como fazer o procedimento de urgência.

De acordo com a mãe Rivania da Silva,  Vinicius nasceu com o testículo esquerdo fora do lugar. Ela disse que percebeu o problema quando o menino tinha dois anos de idade e procurou atendimento no posto médico do bairro Cosme e Damião, mas o médico que atendeu a criança disse que a situação era normal. “O médico disse que quando ele crescesse, voltava para o lugar correto. Foi quando eu vi que deu quatro anos de idade e não voltou”, conta a mãe.

Com o crescimento de Vinícius, o problema se agravou. Além do testículo deslocado, o menino desenvolveu também uma hérnia. Ele não pode brincar e até mesmo ir à escola, já que toda vez que faz o mínimo de esforço costuma sentir muitas dores.

Por isso, Rivania procurou o hospital Dom Malan que é referência em pediatria na cidade, e foi informada que a unidade não pode solucionar o caso que é de urgência. Depois foi encaminhada pela Secretaria de Saúde para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que informaram que não há vaga para a cirurgias no Recife.

Ela até procurou atendimento particular, mas o orçamento da cirurgia é de R$ 6.840 mil e a família não tem condições de pagar.

Revoltada com a situação, a mãe acionou a justiça. "Fui na defensoria da união e coloquei na justiça para ver se resolve a situação dele, porque eu tô muito preocupada. Ele já está com sete anos e o médico disse que pode trazer sequelas futuras, que é desenvolver outros nódulos ou um câncer. Tem que resolver a situação e a final é a vida de uma criança que está em risco”, explica.

O Hospital Dom Malan informou ao G1 que as cirurgias eletivas estão suspensas por falta de profissional e apenas as de emergência são realizadas. Já a Secretaria de Saúde disse que a mãe de Vinícius recebeu o encaminhamento. Contudo, é necessário complementar o cadastro, pra que a prefeitura possa articular uma vaga em outra unidade de saúde do Estado de Pernambuco.

A Secretaria  de Saúde orientou ainda que a mãe marque uma nova consulta com o urologista do TFD, a partir do dia 20 desse mês, data que começam as novas marcações de consultas. O menino deve passar por mais uma avaliação médica pra dar continuidade ao processo.


Por: G1 Petrolina
Foto/Reprodução/TV Grande Rio
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário