segunda-feira, 18 de maio de 2015

Petrolândia: Município convive com a dengue e surgem casos suspeitos de Vírus Zika

Além da dengue, a população de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, já convive com casos suspeitos de febre pelo Vírus Zika. Supostamente um dos legados da Copa 2014, o vírus Zika encontrou no Brasil o principal vetor da doença, o Aedes aegypti, mosquito que há décadas transmite a dengue e, em recente upgrade no país, passou a transmitir também o vírus da febre chikungunya. 

Procurada pelo Blog de Assis Ramalho, a Secretária de Saúde de Petrolândia, Dra. Andreza, informa que ainda não há casos confirmados da doença no município. Ela orienta a população a procurar o posto de saúde mais próximo no caso de aparecerem os sintomas dessas doenças. Não tome remédios sem orientação médica. Ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios não são indicados, devido ao risco elevado de complicações hemorrágicas.

Os sintomas do Zika Vírus normalmente se iniciam com febre acima de 38ºC e manchas vermelhas na pele do rosto, mas que, após algumas horas, podem ser acompanhados de dor de cabeça constante, manchas vermelhas em outros locais do corpo, como braços, abdômen e pernas, vermelhidão e hipersensibilidade nos olhos (conjuntivite), dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés, dor nos músculos, cansaço excessivo, dor na barriga e náuseas, diarreia ou prisão de ventre.

A febre Zika Vírus é a mais branda das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e tem tratamento sintomático. Mas isso não é motivo para relaxar diante dos sintomas. Pelo contrário, recomenda-se procurar atendimento médico, pois as doenças são clinicamente muito parecidas e a dengue, a mais perigosa delas, pode levar ao agravamento do quadro e até à morte, se não for tratada.

Não há vacina contra o Zika vírus, febre chikungunya ou dengue. A prevenção é feita pelo controle da população de mosquitos, com a eliminação de possíveis criadouros. Portanto, mantenha sua casa limpa e colabore com a limpeza da sua cidade. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fontes: Agência Saúde/Tua Saúde e BiblioFarma
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário