terça-feira, 5 de maio de 2015

ProRural realiza visita técnica em Noronha


Uma equipe técnica do ProRural, programa de apoio ao desenvolvimento rural sustentável de Pernambuco, esteve em Fernando de Noronha com o objetivo de implantar ações do programa Pernambuco Rural Sustentável (PRS) na Ilha.

Foram feitas reuniões com produtores rurais do arquipélago e entidades locais para apresentação das ações do projeto e visitas técnicas de campo para avaliar os potenciais produtivos de Noronha. O trabalho é uma parceria do setor de Meio Ambiente da Administração do arquipélago com a secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural.

Os encontros foram feitos em três dias. O momento foi de troca de ideias para um melhor aproveitamento das atividades na ilha. Os técnicos se reuniram com representantes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - órgão responsável pelo Parque Nacional Marinho – das ONGs Tamar e Golfinho Rotador, CPRH, Compesa, Semas, Marinha do Brasil, Associação Noronha Terra, além de conselheiros distritais, empreendedores locais, agricultores, pescadores, professores e moradores locais.

Para o diretor geral do ProRural, Aldo Santos, a inclusão do arquipélago no PRS vem atender as necessidades de incentivos aos produtores locais, possibilitando um aumento na oferta de alimentos produzidos na ilha e melhorias na renda dos agricultores familiares. "Segundo a avaliação dos técnicos do ProRural, todos os participantes destacaram a importância da implantação de atividades rurais produtivas e ficaram felizes e esperançosos com a chegada das ações do ProRural”, frisou.

De acordo com o Administrador da ilha Reginaldo Valença Jr., o objetivo é resgatar a capacidade produtiva que existe em Fernando de Noronha, gerando qualidade de vida para os produtores da região e moradores locais. “Desde dezembro do ano passado estamos em contato com os responsáveis pelo projeto demonstrando nosso interesse em implantá-lo na ilha. Com certeza trará um grande benefício à população em relação ao alcance dos produtos e aos preços, já que a produção será local. Atualmente a maioria das frutas, verduras e outros alimentos vem do continente”, disse.

A equipe técnica conheceu e realizou vistorias nas áreas destinadas à agricultura, com produções coletivas e individuais nas atividades de apicultura, fruticultura, horticultura agroecológica e pesca artesanal. As principais áreas de abastecimento hídrico também foram identificadas.


Por: Blog de Mágno Martins
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário