domingo, 24 de maio de 2015

Seca e novos costumes mudaram os cenários da 'Capital do Forró' em PE

Rua enfeitada no São João de Caruaru, Pernambuco (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)A festa de São João é daqui a um mês. Os festejos dedicados ao santo são tão fortes que em Caruaru, no Agreste pernambucano, começam já no próximo sábado (30). O evento é tradicional como em qualquer outro lugar do Nordeste do país, mas esta cidade é a conhecida como "Capital do Forró". O "título" rendeu música pelas mãos do forrozeiro Jorge de Altinho em 1979 e a letra, no entanto, mostra que os eventos do passado eram bem diferentes.

A afirmação "trinta dias antes do São João, as ruas já estão enfeitadas", por exemplo, lembra a magia não muito praticada na atualidade pelas famílias. Ruas como a Três de Maio, no Centro da cidade, não fazem mais parte de programações. Nesta via, de 1972 a 1993, seis irmãs da família Lira se dedicaram para que não faltasse o que a música registrou. "Era uma verdadeiro sucesso, animação, muita gente, muito público", conta Marinete Lira, a única delas que ainda é viva. "Principalmente quando é época de São João, tenho muita saudade", lamenta.

Registro do São João de Caruaru, Pernambuco (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Outro trecho que não combina é "já tem milho verde na feira", cenário diferente por causa da estiagem. "Milho que depende de chuva, esse ano é insignificante. O pouco milho que tem vai ser o que depende da irrigação. Porém, como as chuvas são poucas, os mananciais dos agricultores estão num volume bastante baixo. Consequentemente, a área plantada - mesmo irrigada - vai ser menor do que nos anos anteriores", explica o agrônomo Fábio César, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Balão da Capital do Forró, Caruaru, Pernambuco (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Continuará 'referência'
"Tem pra mais de 15 palhoções" é outro trecho que faz parte do passado. "A dança termina de manhã", diz a letra; não é assim atualmente. Para Walmiré Dimeron, apesar das mudanças, o São João não enfraqueceu. "Nós temos assistido, por exemplo, à renovação de ritmos com jovens integrando bandas de pífanos; trios de forró com uma linguagem moderna, mas com características - até na vestimenta e no repertório - bebendo no original de Gonzagão, de Onildo [Almeida]. (...) Creio que o São João de Caruaru vai continuar sendo a principal referência no quesito festa junina no calendário de eventos do Brasil", afirma.


Do G1 Caruaru
Fotos: Reprodução/TV Asa Branca
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário